Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Ter uma liderança carismática pode ser um diferencial?

09/03/16
líder carismático à frente de sua equipe
© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O carisma da liderança gera respostas positivas de seus colaboradores e, consequentemente, maior dedicação.

Definitivamente a resposta é sim! Embora muito se discuta sobre os diferentes tipos de liderança e qual a melhor entre elas, um aspecto que auxilia qualquer tipo de liderança a alcançar êxito ao lidar com seus liderados é o carisma. Esse é um atributo que permite que os gestores consigam resultados extraordinários por meio do relacionamento interpessoal no cotidiano de trabalho.

Ser carismático é, sem dúvidas, um diferencial. Essa característica permite que o trabalho seja realizado de forma mais natural e que os colaboradores trabalhem em consonância com o resto da equipe, engajados e empenhados em alcançar um objetivo comum.

O que é carisma?

O vocábulo se originou da palavra em latim charísma, que significa graça divina ou dom da natureza. O dicionário Houaiss define o termo como a capacidade ou habilidade de uma pessoa despertar admiração e fascinar todos que estão ao seu redor. Normalmente, as pessoas carismáticas o são de forma natural, sem precisar forçar ou criar qualquer estratégia, reforçando a ideia de que essa habilidade realmente se trata de uma dom especial concedido a apenas algumas pessoas. Porém, como qualquer competência, essa característica pode e deve ser desenvolvida em todos que desejam se destacar como grandes líderes.

Liderança carismática

O carisma da liderança gera respostas positivas de seus colaboradores e, consequentemente, maior dedicação. Antes de tudo, um líder carismático é aquele capaz de inspirar, fascinar e fazer com que todos ao seu redor estejam dispostos a segui-lo. Com poucas palavras, algumas personalidades como Martin Luther King e Nelson Mandela conseguiam causar esse efeito em qualquer pessoa. Porém, não é necessário ter esse nível de carisma para se beneficiar dessa habilidade.

Se fizermos uma minuciosa análise das principais características dos líderes carismáticos, procurando identificar quais são as habilidades mais primordiais para esse efeito, nós conseguimos chegar em quatro. Ao trabalhá-las, qualquer pessoa, com bastante empenho, consegue desenvolvê-las.

Possui elevado grau de empatia

A capacidade de saber se colocar no lugar do outro é um enorme diferencial para uma liderança carismática. Pensar nas outras pessoas antes de agir e, principalmente, estar disposto a ouvi-las demonstra o quanto você considera os seus colaboradores importantes e faz com que eles se sintam especiais. Agir dessa forma cria uma forte ligação, que fará com que todos sintam-se compelidos a segui-lo fielmente.

Comunicação interpessoal

Líderes carismáticos possuem capacidade de se comunicar de forma clara, gerando a empatia de seus interlocutores. Assim, a comunicação fica mais sincera e objetiva, tornando os fluxos de trabalho mais céleres e a produtividade maior. O líder motiva as pessoas a seu redor por meio de sua fala e, devido à empatia construída, suas palavras são mais valorizadas.

Desperta admiração

Quando é bem quisto por sua equipe, o líder é visto como um referencial, sendo admirado por quem deseja alcançar o mesmo prestígio profissional e pessoal que ele possui. Ao despertar admiração, o líder tem maior poder de influência sobre seus colaboradores, e consegue motivá-los a evoluir sempre.

Suscita confiança

Ao conquistar a confiança de seus colaboradores, o líder carismático mostra a eles que, sob sua direção, podem alcançar os objetivos estabelecidos.

Desenvolvendo a liderança carismática com o Coaching

Todos esse pontos, além de outros que são igualmente essenciais para transformá-lo em um líder carismático são trabalhados no Leader Coach Training. Essa capacitação é ideal para quem deseja aprimorar suas habilidades de liderança. Ao concluir esse Treinamento em Coaching, o aluno estará preparado para conduzir pessoas e equipes rumo ao sucesso.

E você, conhece líderes carismáticos que alcançaram o sucesso? Comente sua experiência e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Conquiste mais! Seja Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC