Liderança estratégica e criação de valores

© Depositphotos.com / alphaspirit Os líderes carregam uma grande responsabilidade, já que são eles que criam e aplicam planos de ação para tranformar e manter uma organização competitiva em suas equipes.

Pessoas normais produzem resultados normais. Pessoas diferentes produzem Resultados Extraordinários.” José Roberto Marques.

A frase acima resume a importância de conquistar um quadro composto por colaboradores que são excelentes no ofício que exercem. Nessa missão, os líderes possuem uma grande responsabilidade, visto que são eles que desenvolvem e implantam planos de ação para tornar e manter uma organização competitiva em suas equipes.

Por conta desta constante busca por melhoria contínua e maximização da performance, os diferentes estilos de liderança evoluíram bastante com o passar do tempo. Atualmente, a Liderança Estratégica tem ganhado bastante destaque, uma vez que este é um perfil de líder que atinge resultados de forma duradoura e sustentável, contribuindo fortemente para o crescimento da organização.

Este estilo de liderança possui uma visão sistêmica, que preocupa-se em engajar seu stakeholder e enfatiza a importância que cada público possui para a empresa, assegurando que suas expectativas e necessidades sejam supridas.

O termo stakeholder diz respeito a um grupo de pessoas estratégicas que impactam diretamente ou indiretamente no crescimento da empresa, entre eles: colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, acionistas, associações, imprensa, governo e sociedade.

A liderança estratégica é efetiva porque atende simultaneamente a todas as partes interessadas da organização, estabelecendo caminhos otimizados, tomadas de decisão que maximizam o retorno sobre o investimento e aumentam a produtividade.

Características de um Líder Estratégico

  • Visão sistêmica;
  • Otimização, produtividade e sinergia;
  • Soluções situacionais;
  • Realiza mais tarefas em um tempo menor;
  • Capacidade de prever, imaginar e manter a flexibilidade;
  • Desempenho superior a média;
  • Estabelece uma relação estreita com todos os públicos da organização;
  • Capacita suas equipes a propiciar uma experiência de encantamento aos seus clientes entregando soluções;
  • Estimula decisões e atitudes de seus liderados a fim de criar um ambiente colaborativo;
  • Preocupa-se também em manter a estabilidade financeira em curto prazo;
  • Está sempre em busca de mudanças assertivas em seu ambiente de trabalho, por meio de decisões estratégicas que englobam postura visionária e gerencial.

Criação de valores

São os valores que determinam a forma como um indivíduo se comporta e interage com as pessoas e com o meio em que está inserido.

Neste sentido, o líder estratégico preocupa-se em sustentar seu trabalho criando uma equipe pautada em valores como responsabilidade, ética, transparência, flexibilidade, inteligência, cooperação, dentre outros. Assim, o líder estimula um ambiente favorável à construção de resultados extraordinários em curto, médio e longo espaço de tempo!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Esse artigo contribuiu com você? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010