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A Liderança e a Gestão de Pessoas

14/07/17
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Os líderes são fundamentais na manutenção do ambiente de trabalho e satisfação dos colaboradores. / Copyright: Shutterstock.

Apesar do ser humano viver em sociedade, lidar com pessoas ainda é um desafio. Não à toa, as relações sociais foram e ainda são, temas de diversos debates e estudos datados de diferentes períodos. Toda essa complexidade pode ser visualizada no ambiente corporativo, formado por profissionais de diferentes personalidades, cujo o confronto de valores e opiniões comumente resulta em conflitos e outros problemas que prejudicam o trabalho em equipe.

Os líderes exercem papel fundamental na manutenção de um ótimo ambiente de trabalho, em que o convívio satisfaça todos os colaboradores. Muito mais além que somente gerir uma equipe, é seu dever compreender os desdobramentos que envolvem o relacionamento interpessoal. Para isso, esses cargos devem ser ocupados por profissionais devidamente treinados e capazes de valorizar e compreender o ser humano.

Comportamentos recomendados para o gestor/líder dentro da organização

Algumas características e comportamentos são imprescindíveis para que o profissional seja um gestor/líder de excelência. Conheça alguns deles:

  • O profissional deve liderar pelo exemplo e possuir um comportamento e conduta de acordo com os valores da empresa;
  • Ser capaz de gerenciar eventuais conflitos que podem ocorrer entre os liderados, ouvindo cada ponto de vista e tomando as melhores decisões para sanar os problemas identificados;
  • O líder deve se autoconhecer, identificar suas qualidades, pontos de melhoria, gerenciar suas emoções, ansiedade e desenvolver inteligência emocional;
  • Precisa ser proativo e estar sempre em busca de conhecimento, além de motivar seus colaboradores com desafios inéditos;
  • Deve ter habilidade de comunicação, buscar por soluções congruentes e em equipe, o que permite que todos os colaboradores participem das tomadas de decisões e sintam-se parte dos processos da organização;
  • Incentivar o desenvolvimento dos profissionais.

Ao contrário do que muitos pensam, a gestão de pessoas é uma das funções da área de liderança nas organizações, não do RH. Essa ideia é pautada na teoria de que o líder conhece bem cada membro de sua equipe, o que o torna mais capacitado para administrar e integrar seus valores, desejos, opiniões, etc.

O exercício da liderança nas organizações deve zelar por cada um dos colaboradores, de forma que eles fiquem satisfeitos e motivados constantemente, para que isso seja possível, a liderança na gestão de pessoas visa compreender e atender as necessidades dos mesmos.

Gerir pessoas constitui, sobretudo, em saber identificar corretamente como cada um reage nas diferentes situações e mudanças impostas por fatores internos e externos que fazem parte do expediente de qualquer corporação. As lideranças precisam entender bem as capacidades e exigências de seus liderados para relacioná-las ao contexto atual e desenvolver tarefas, delegar responsabilidades e tomar decisões mais assertivas, de forma que todos saiam beneficiados. Somente dessa forma, serão capazes de direcionar um bom trabalho em equipe, viabilizando o sucesso da organização de forma sustentável.

Uma gestão de pessoas eficaz requer acompanhamento constante do trabalho desempenhado pela equipe, bem como a realização de feedbacks que permitam visualizar possíveis problemas e frustrações que envolvam outros colegas de equipe. Delegar tarefas com sabedoria e equilíbrio, valorizando o talento e ajudando cada um dos colaboradores a aprimorar suas habilidades, também é uma estratégia muito eficiente para construir um ambiente de trabalho em que todos visualizem com clareza a importância de sua função. Ninguém melhor para elaborar essas e outras ações do tipo que não o próprio líder.

Diferença entre gestão e liderança

Para melhor entendimento, saiba a diferença de gestão e liderança:

Gestão

A gestão tem como foco, garantir que os colaboradores trabalhem de forma eficaz, fazendo com que os mesmos cumpram suas funções de acordo com o planejamento desenvolvido e assim, alcancem resultados satisfatórios à empresa. Nesse sentido, a gestão diz respeito aos processos práticos da rotina da organização.

Liderança

Já a liderança tem como base as pessoas. Portanto, seu objetivo é o de garantir o bem-estar dos profissionais, um bom clima organizacional e fomentar a motivação e a confiança entre todos, fazendo com que os colaboradores deem o máximo de si e trabalhem em prol do crescimento da empresa. Todo esse ciclo é embasado na habilidade do liderado em influenciar positivamente os profissionais através da empatia, comprometimento e admiração.

Existem peculiaridades nos conceitos de gestão e liderança, sendo assim, nem sempre um gestor é um líder e vice-versa. O papel das empresas é justamente encontrar o equilíbrio entre ambos, ou seja, o foco em resultados da gestão, com a habilidade em lidar com o bem-estar dos profissionais da liderança.

Como garantir a gestão de pessoas no ambiente de trabalho

A liderança nas organizações tem papel muito mais além do que as obrigações hierárquicas tradicionais. Saber gerir pessoas é uma tarefa muito complexa, que exige muita paciência, discernimento e compreensão. Por isso, precisam fazer parte das habilidades de um bom líder.

O Coaching é uma metodologia que, através de técnicas e ferramentas comprovadas, auxilia a empresa na implementação de uma gestão eficaz. Através do processo a organização consegue:

  • Potencializar as habilidades de liderança;
  • Desenvolver o autoconhecimento dos colaboradores;
  • Alinhar a cultura organizacional;
  • Gerir de forma correta as diferentes equipes;
  • Criar um ambiente de trabalho harmonioso;
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores;
  • Traçar metas e ações condizentes;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal dos profissionais;
  • Entender as necessidades dos colaboradores;
  • Resolver conflitos internos;
  • Realizar feedbacks construtivos.

Outras ações pertinentes são; campanhas de Marketing interno, palestras, envolvimento, cursos, manuais e bastante dinheiro investido. Se quiser manter um alto nível de identificação entre os valores da empresa e o dos seus colaboradores, jogue limpo e mostre desde o início o que a empresa deseja de seus profissionais. Mudar as regras do jogo no meio da partida pode parecer algo desagradável.

Quer desenvolver as suas habilidades como líder? O Instituto Brasileiro de Coaching possui uma formação completa que foca na liderança e gestão de pessoas: o Professional & Self Coaching – PSC. Essa ferramenta é considerada altamente eficaz para oxigenar as estruturas organizacionais e despertar o líder que há dentro de você. Não hesite, faça Coaching com o IBC!

 

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