O que é ser um líder?

Um líder e seus colaboradoresUm líder de sucesso é aquele que conhece seus colaboradores, confia em suas capacidades, sabe delegar e dar os feedbacks necessários à evolução, aperfeiçoamento e crescimento da equipe.

 

Liderar pessoas é a nobre missão de conduzi-las e orientá-las para que o grupo possa alcançar seus objetivos. Em geral, esse aspecto é muito facilmente identificado no ambiente corporativo, em que as hierarquias são estabelecidas com pessoas em posição de liderança e outras que seguem as ordens desse indivíduo.

No entanto, famílias, projetos sociais, associações informais e até mesmo grupos de amigos podem ter líderes. A liderança é uma característica que floresce de modo natural em algumas pessoas, mas que também pode ser aprendida ao longo da vida.

 

10 principais caractéristicas dos Líderes

Para entender melhor o que é ser um líder, confira neste artigo a lista com as 10 principais características das pessoas com esse perfil:

1. Estudo

Um bom líder nunca para de estudar. Em primeiro lugar, para assumir uma posição de liderança, é natural que o líder tenha mais conhecimentos e experiência no assunto em questão do que as demais pessoas da equipe. Por isso, esse indivíduo precisa sempre adquirir conhecimentos específicos e atualizar seus saberes sobre sua área de atuação.

Além disso, grandes líderes estão sempre estudando sobre a liderança em si. Aprendem sobre administração, gestão de pessoas, psicologia, desenvolvimento pessoal, gestão de projetos, enfim, sobre todas as ferramentas e áreas do conhecimento que os tornam líderes melhores a cada dia.

2. Disciplina

Líderes precisam ser disciplinados. As pessoas nessa posição têm uma série de obrigações diárias a serem cumpridas e ainda precisam fiscalizar as obrigações de seus liderados. Dessa forma, é inconcebível que um líder seja indisciplinado.

A responsabilidade para gerir suas próprias atividades é o primeiroasso para que uma pessoa seja capaz de gerir as atividades de um grupo, projeto ou departamento. Isso exige rigor nos padrões de qualidade e no cumprimento de cada tarefa, o que só se obtém com muita disciplina. Liderar é não apenas adquirir conhecimentos, mas, acima de tudo, colocar esses conhecimentos em prática diariamente.

3. Poder do exemplo

É dito popularmente que uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo? Por conta disso, a melhor maneira de um líder despertar em sua equipe um comportamento desejado é agindo exatamente da maneira que ele espera que seus liderados ajam. Se houver distância entre discurso e atitude, configura-se a hipocrisia.

Por isso, o líder deve agir com ética, honestidade, dedicação ao trabalho, alto padrão de qualidade, bom relacionamento interpessoal, pontualidade, criatividade, enfim, tudo aquilo que se espera de um profissional competente. Um bom líder não deseja apenas que os outros cumpram suas ordens, mas que evoluam, aprendam, adquiram conhecimentos e tornem-se pessoas e profissionais melhores a cada dia, seguindo seu exemplo.

4. Clareza de comunicação

Todo líder precisa comunicar-se com frequência com sua equipe. Isso ocorre em vários momentos, como ao delegar tarefas, ao conduzir reuniões, ao solicitar sugestões, ao explicar um novo projeto, ao tirar dúvidas, ao corrigir erros, ao dar feedbacks, enfim, comunicar-se é rotina para quem lidera.

Para que cada pessoa entenda o seu papel na equipe e o que se espera dela, o líder precisa ser extremamente claro e objetivo, tanto na comunicação oral quanto na comunicação escrita. Ninguém pode ficar com dúvidas ao sair de uma reunião, por exemplo, de modo que não haja erros ou desentendimentos.

5. Compreensão das pessoas

Como citamos no início do texto, o líder competente não é aquele que apenas possui grandes conhecimentos em sua área de atuação, mas também que sabe lidar com pessoas. Numa equipe, cada indivíduo possui sua experiência, sua personalidade, seu estilo de trabalho, suas vivências pessoais etc.

O bom líder entende que essa diversidade entre indivíduos é o que enriquece o grupo, mas é preciso saber lidar com cada pessoa, respeitando a sua individualidade. Além disso, é conhecendo bem cada membro da equipe que o líder será capaz de atribuir-lhes tarefas compatíveis com seu perfil. Isso exige um grande poder de observação, sensibilidade e empatia.

6. Acessibilidade e visão sistêmica

O líder deve ter visão sistêmica sobre sua equipe e sobre o projeto que estiver sob sua responsabilidade. Isso significa que ele deve estar a par de tudo o que acontece. Não cabe a ele lidar com detalhes de cada tarefa — para isso ele delega poderes —, mas deve ter uma noção geral de tudo o que estiver acontecendo.

Além disso, todo líder deve ser acessível, ou seja, deve estar disponível para ajudar e tirar dúvidas de seus liderados no andamento de suas atividades. Ele não deve estar sempre ao lado das pessoas, pois isso pode tirar-lhes a autonomia, mas precisa mostrar-lhes que ele está por perto quando necessitarem de algo.

7. Feedback, transparência e tolerância

Para que o líder possa de fato ajudar as pessoas a melhorarem continuamente, ele deve oferecer-lhes o feedback, ou seja, uma avaliação sobre seu desempenho. De tempos em tempos, ele deve dar essa resposta aos membros de sua equipe, sempre de forma detalhada e mostrando seus critérios, deixando bem claros os aspectos que já estão bons e também aqueles que ainda devem melhorar.

Isso deve ser feito com total respeito, transparência e ética. As correções devem ser feitas em particular, sem alterações nas emoções ou no tom de voz. É preciso ser tolerante (até certo ponto!), reconhecendo que erros acontecem. Elogios, porém, podem ser feitos em público, se os envolvidos assim estiverem de acordo.

8. Coragem de tomar decisões

Esta talvez seja a principal função de um líder: a tomada de decisões. Quem está em posição de liderança deve decidir o que deverá ser feito, o que naturalmente envolve correr riscos, especialmente em se tratando de empreendedores. O líder eficaz consegue minimizar os riscos quando estuda, analisa o cenário, elabora estratégias (muitas vezes com plano A, B, C…), delega funções aos membros da equipe e monitora resultados.

Quando uma estratégia dá certo, o líder dá o aval para que as atividades continuem como estão. Em contrapartida, quando a estratégia adotada não surte o efeito esperado, ele corrige a rota, sem medo de alterar os planos.

9. Inteligência emocional

Para tomar decisões importantes, lidar com as crises e comunicar-se com calma e transparência com todos os membros da equipe, um líder precisa de inteligência emocional. Líderes emocionalmente desequilibrados, que gritam e perdem o controle, ou que estão sempre em passividade, sem conseguirem impor sua autoridade, perdem o respeito de seus funcionários e, consequentemente, não conseguem progredir.

Líderes precisam ser enérgicos para dar ordens, cobrar resultados e motivar seus liderados, mas não podem deixar que essa energia se transforme em estresse e ansiedade. Se isso acontece, tanto o líder quanto as outras pessoas podem até mesmo adoecer.

10. Humildade

Por fim, por mais que o líder esteja em posição de destaque e autoridade, ele jamais deve perder a consciência de que não faz nada sozinho. Por isso, ele também precisa de humildade para reconhecer a importância de todos aqueles que trabalham consigo, sem que se torne arrogante ou que se sinta superior aos demais.

Um líder humilde confia em seus colegas, não tenta fazer tudo sozinho e sabe admitir quando erra, sem terceirizar a culpa. Isso dá um bom exemplo a todos aqueles que também fazem parte do grupo.

Agora que você já sabe o que é ser um líder, responda: quais das características acima você já possui e quais ainda precisa desenvolver? Deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça também de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar das reflexões acima.

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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