Palestra motivacional e o impacto em seus funcionários

palestras motivacionais

Palestras motivacionais podem ajudar no desempenho de seus funcionários


 
As palestras motivacionais estão cada vez mais compondo a grade de eventos corporativos. Como quebram o clima, que em alguns momentos pode ficar pesado do expediente, são ótimas estratégias para apresentar planos, metas e objetivos da empresa e motivar os colaboradores. O resultado é uma equipe mais engajada, comprometida e animada, que busca realizar as suas atividades de forma eficaz e contribui para alcançar resultados extraordinários.

Por isso, é essencial que empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, invistam nesta, que é uma maneira altamente eficaz de motivar e engajar os colaboradores, para que se sintam parte dos processos organizacionais e contribuam para o crescimento dos negócios e, com isso, cresçam e se desenvolvam na mesma medida.

Por isso, convido você a entender melhor como as palestras motivacionais causam um impacto positivo nos funcionários e melhoram consideravelmente a sua performance.

Impactos da palestra motivacional

A palestra motivacional também é conhecida como “energizadora” e como tal, objetiva mexer com as emoções dos colaboradores e tirá-los de sua zona de conforto. Eles saem do evento com uma visão sobre a empresa completamente transformada, o que viabiliza as melhorias necessárias.

É sobre estes benefícios que vamos falar a seguir, confira:

Maior engajamento das equipes

Ao passarem pela experiência de uma palestra motivacional, principalmente se esta for bem realizada, o colaborador sente que faz parte de algo maior e passa a se comprometer com os resultados organizacionais. Este engajamento, é tudo o que as empresas precisam, pois é por meio do capital humano que é possível alcançar os objetivos e o sucesso no mercado.

Melhora o clima organizacional

Para que um bom trabalho seja realizado é necessário que haja um ambiente harmônico dentro da empresa, um clima colaborativo, em que todos procurem se ajudar e se respeitem também mutuamente. Com palestras motivacionais, este objetivo é alcançado de maneira assertiva, visto que as pessoas passam a entender que não é possível desenvolver a empresa e a se desenvolver individualmente, ou seja, sem contar com a contribuição das pessoas ao redor.

Mais clareza sobre metas e objetivos organizacionais

É importante sabermos o que a empresa para a qual prestamos serviços espera de nós e também o que ela tem a nos oferecer para que possamos crescer e nos desenvolver profissionalmente. Por meio deste tipo de palestra, a empresa consegue deixar claro a seus colaboradores quais são as metas e objetivos que ela deseja alcançar em curto, médio e longo prazos. Assim, é possível extrair o melhor dos funcionários, pois eles saberão qual caminho precisam percorrer para ajudar os negócios a crescerem.

Desperta o potencial infinito do colaborador

Realizar palestras motivacionais com frequência também é importante para também despertar nos colaboradores o seu potencial infinito. Quero dizer com isso que este tipo de evento, faz com que a pessoa saia transformada e entenda que, para alcançar os resultados que almeja para a sua própria carreira e também para a sua vida pessoal, depende mais dela mesma do que de situações externas.

Assim, a partir do momento que há este entendimento por parte do funcionário, as chances de que ele passe a trabalhar com afinco, não só para contribuir com o crescimento da empresa, mas para ajudar a si próprio a crescer, aumentam significativamente.

Como promover uma palestra motivacional?

A palestra motivacional é um instrumento de capacitação. Considerá-la dessa forma fará grande diferença ao aplicá-la em sua empresa. Todos os detalhes da apresentação devem ser orientados aos objetivos da organização. O conteúdo deve ser capaz de incentivar a audiência a mudar, realizar, cumprir e agir. Já o palestrante precisa ser alegre, bem-humorado, descontraído para promover uma boa interação com os colaboradores. Esses artifícios o ajudarão a tocar as pessoas para que elas mesmas se deem conta daquilo que muitas vezes estava adormecido. Quando os profissionais finalizam a apresentação, deixam um legado de conhecimento.

A empresa deve identificar o problema interno, como desmotivação, falhas na comunicação, desorganização e etc., para que a apresentação seja voltada à melhoria dessa situação. Com o objetivo bem definido, o palestrante saberá exatamente como trabalhar. Você pode promover uma palestra com todos os seus colaboradores ou somente com o pessoal do RH que, em seguida, serão os responsáveis por repassar o que aprenderam dentro da empresa.

Coaching na palestra motivacional

A palestra motivacional com base na filosofia do coaching tem como objetivo levantar os problemas e conflitos existentes na empresa e encontrar soluções para que eles possam ser resolvidos de maneira eficaz e com a colaboração de todos os funcionários. Um palestrante enérgico e dinâmico interage com toda a equipe e usa abordagens e técnicas que irão os inspirar a se tornarem líderes, a trabalharem em conjunto e a pensarem coletivamente, trazendo assim mais interatividade entre os colaboradores e facilitando a resolução de problemas, tanto internos quanto externos. Saiba mais sobre o método no portal do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

É importante deixar claro

O evento deve ser realizado em momentos específicos da jornada da empresa e ministrada por um palestrante comprometido com os resultados da organização. No entanto, as empresas não devem esperar que somente a palestra motivacional promova as mudanças comportamentais e estruturais desejadas. Motivar os funcionários não é um processo que se resume apenas à palavras.

Melhorias na estrutura da empresa também devem fazer parte desse resultado. Mesmo que o expediente seja marcado por cobranças, os colaboradores precisam identificar sentido entre o conteúdo e aquilo que é praticado em seu dia a dia de trabalho. Nas empresas que têm uma política de desenvolvimento humano, remuneração compatível e respeito, por exemplo, a palestra motivacional tende a agregar e oferecer resultados duradouros a todos os envolvidos. Do contrário, mesmo que o palestrante saiba cativar a sua plateia, os efeitos serão paliativos.

Procure montar um cronograma de palestras mensais em sua organização, para que assim você comece, de imediato a sentir os efeitos e as mudanças positivas vindas deste tipo de evento empresarial.

E se você gostou e se identificou com este conteúdo, deixe um comentário com o seu feedback e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 600066308 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kasto80

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010