Palestra motivacional e o impacto em seus funcionários

Palestra motivacional para funcionários
Palestras motivacionais podem ajudar no desempenho de seus funcionários | Crédito: Pixabay geralt

As palestras motivacionais estão cada vez mais compondo a grade de eventos corporativos. Como quebram o clima pesado do expediente, são ótimas estratégias para apresentar planos, metas e objetivos da empresa e motivar os colaboradores. O resultado é uma equipe mais engajada, comprometida e animada que busca realizar as suas atividades de forma eficaz e contribui para alcançar resultados extraordinários.

Objetivos da palestra motivacional

A palestra motivacional também é conhecida como “energizadora” e como tal, objetiva mexer com as emoções dos colaboradores e tirá-los de sua zona de conforto. Eles saem do evento com uma visão sobre a empresa completamente transformada, o que viabiliza as melhorias necessárias. Esse resultado nem sempre pode ser feito pelos líderes devido à sua proximidade com o problema.

 

O evento deve ser realizado em momentos específicos da jornada da empresa e ministrada por um palestrante comprometido com os resultados da organização. No entanto, as empresas não devem esperar que somente a palestra motivacional promova as mudanças comportamentais e estruturais desejadas. Motivar os funcionários não é um processo que se resume apenas a palavras.

 

Melhorias na estrutura da empresa também devem fazer parte desse resultado. Mesmo que o expediente seja marcado de cobranças, os colaboradores precisam identificar sentido entre o conteúdo e aquilo que é praticado em seu dia a dia de trabalho. Nas empresas que têm uma política de desenvolvimento humano, remuneração compatível e respeito, por exemplo, a palestra motivacional tende a oferecer resultados duradouros. Do contrário, mesmo que o palestrante saiba cativar a sua plateia, os efeitos serão paliativos.

Como promover uma palestra motivacional?

A palestra motivacional é um instrumento de capacitação. Considerá-la dessa forma fará grande diferença ao aplicá-la em sua empresa. Todos os detalhes da apresentação devem ser orientados aos objetivos da organização. O conteúdo deve ser capaz de incentivar a audiência a mudar, realizar, cumprir e agir. Já o palestrante precisa ser alegre, bem-humorado, descontraído para promover uma boa interação com os colaboradores. Esses artifícios o ajudarão a tocar as pessoas para que elas mesmas se deem conta daquilo que muitas vezes estava adormecido. Quando os profissionais finalizam a apresentação, deixam um legado de conhecimento.

 

A empresa deve identificar o problema interno, como desmotivação, falhas na comunicação, desorganização e etc., para que a apresentação seja voltada à melhoria dessa situação. Com o objetivo bem definido, o palestrante saberá exatamente como trabalhar. Você pode promover uma palestra com todos os seus colaboradores ou somente com o pessoal do RH que, em seguida, serão os responsáveis por repassar o que aprenderam dentro da empresa.

Coaching na palestra motivacional

A palestra motivacional com base na filosofia do coaching tem como objetivo levantar os problemas e conflitos existentes na empresa e encontrar soluções para que eles possam ser resolvidos de maneira eficaz e com a colaboração de todos os funcionários. Um palestrante enérgico e dinâmico interage com toda a equipe e usa abordagens e técnicas que irão os inspirar a se tornarem líderes, a trabalharem em conjunto e a pensarem coletivamente, trazendo assim mais interatividade entre os colaboradores e facilitando a resolução de problemas, tanto internos quanto externos. Saiba mais sobre o método no portal do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Este artigo foi interessante para você? Compartilhe seus conhecimentos conosco!

 

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais