Marketing Oculto: o que é e o quão importante pode ser essa estratégia “invisível”

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O marketing oculto refere-se a uma estratégia para driblar a forma tradicional de se anunciar. Saiba mais!

Todos os dias somos bombardeados com milhares de propagandas durante a nossa rotina: elas estão presentes no jornal que lemos no café da manhã, no outdoor no caminho do trabalho, no panfleto que pegamos no trânsito, no celular, no intervalo da novela etc. Por conta disso, o ser humano criou um mecanismo de nem sempre prestar atenção a tantas propagandas. Com a ascensão da internet então, o consumidor agora tem fácil acesso às informações, o que resultou em uma tomada de decisão embasada em pesquisas e opiniões de outras pessoas e não apenas nas propagandas tradicionais.

Ou seja, anunciar de forma tradicional já não é tão eficaz. Por essa razão, as empresas começaram a colocar em prática, novas formas de chamar a atenção dos consumidores e uma estratégia que vem sendo muito usada nesse intuito é o marketing oculto.

O marketing oculto (ou marketing invisível), tem como objetivo, repassar uma mensagem ou conceito sobre determinado produto/serviço, sem que para isso, fique evidente que trata-se de uma campanha publicitária tradicional, resultando assim, no interesse por parte do consumidor sem barreiras.

Nesse sentido, a prática visa chamar a atenção das pessoas e observar a reação das mesmas a respeito do produto/serviço e assim, torna-lo conhecido e fazer com que elas repassem a mensagem mercadológica do produto/serviço para outros potenciais clientes, se assemelhando a um conselho.

O marketing oculto vem sendo muito eficaz, visto que os clientes preferem receber uma indicação de produto/serviço de um amigo, familiar ou colega de trabalho, do que de uma propaganda. Portanto, a estratégia tem um forte apelo humano, pois ela não evidencia o produto/serviço ao consumidor. Alguns exemplos de ações de marketing oculto, são: personagens consumindo determinada marca na novela, um celebridade fotografada usando um produto na rua, blogueiras recomendando algo nas redes sociais, entre outras situações.

Como fazer marketing oculto

Conheça a seguir, algumas maneiras de se fazer marketing oculto:

Conteúdo

Os exemplos de marketing oculto na internet são inúmeros. Muitas empresas produzem conteúdos e materiais úteis e interessantes sem nem ao menos citar seu produto/serviço: uma informação relevante, como realizar determinada ação, um dado significativo, tudo isso no intuito de repassar conhecimentos, prender a atenção do consumidor e fazer com que ele tome a decisão de comprar o produto/serviço da empresa. Portanto, disponibilize ao seu público-alvo, materiais que o tornem referência no seu mercado de atuação e atraiam vendas. Isso pode ser feito por meio de vídeos, artigos, e-books etc.

Grupos

As redes sociais e aplicativos estão repletos de grupos onde as pessoas conversam, pedem dicas, indicações sobre uma marca, tiram dúvidas, dão recomendações a respeito de um produto etc. Uma boa saída para colocar o marketing oculto em prática, é interagindo e trocando informações com seus potenciais clientes, encaminhando-os para o site da sua empresa a partir de um diálogo embasado em conhecimentos e confiança.

Postagens

As redes sociais, além de proporcionarem a execução das duas primeiras dicas, também permitem que você forneça ao seu público-alvo, conteúdos, fotos e vídeos com seus produtos/serviços, ações divertidas, informações pertinentes, etc. Ou seja, promova engajamento com a persona da sua marca, faça com que ela chegue a comprar seus produtos/serviços e os indique às pessoas a sua volta.

Parceiros

Outra forma de colocar o marketing oculto em ação, é através de parcerias com celebridades, influenciadores digitais etc. Essa ação pode ser feita através de citações em textos, vídeos demostrando os produtos, fotos usando a marca no dia-a-dia, legendas criativas, entre outras. A ideia é que esses parceiros evidenciem a seus seguidores, as experiências positivas que os produtos proporcionaram.

Benefícios proporcionados pelo marketing oculto  

Ao implementar o marketing oculto no seu negócio, alguns benefícios são alcançados. Saiba mais:

  • Maior facilidade para executar ideias e inovações em determinado produto/serviço;
  • Apresentar a marca ao consumidor de forma amigável;
  • Minimizar as barreiras do cliente quanto ao produto/serviço;
  • Vantagem competitiva no seu mercado de atuação;
  • Verificar a reação do público com novos produtos/serviços;
  • Chamar a atenção da persona;
  • Maximizar a visibilidade da marca;
  • Disseminar informações entre os indivíduos.

Mesmo com tantos benefícios, é preciso atenção a uma questão: é fundamental que o marketing oculto seja aplicado com estratégias bem formuladas e condizentes, pois caso o consumidor perceba que determinada situação refere-se a uma campanha publicitária e está sendo manipulado, ele pode se sentir enganado e isso pode ferir a credibilidade da sua empresa.

O marketing oculto, quando bem implantado, pode ser visto como uma maneira de proporcionar uma experiência positiva ao consumidor, pois ele permite que a pessoa adquira informações sobre um produto/serviço de forma sutil e só depois decida se deseja adquiri-lo, portanto, atente-se em aplicar o marketing oculto de maneira correta e eficiente para garantir o sucesso em suas vendas.

E você, se lembrou de ter visto alguma empresa fazendo ações de marketing oculto? Qual é a sua opinião a respeito dessa maneira de se anunciar? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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