Métodos e objetivos da coleta de dados em empresas – Por que e como são feitas?

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Tudo o que você precisa entender sobre coleta de dados nas empresas

Os dados são muito importantes para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e segmento de mercado, visto que eles são informações que permitem que gestores tomem nota sobre algum fator, bem como seus resultados (positivos ou negativos). Quando a organização tem conhecimento sobre determinado dado, que pode ser sobre o mercado de atuação, concorrentes, fornecedores, público-alvo, entre outros, ela é capaz de obter informações confiáveis e com embasamento para desenvolver estratégias e tomar decisões assertivas. Obter essas informações nada mais é do que realizar uma coleta de dados.

A coleta de dados é o processo de obter, por meio de determinadas técnicas, dados, pesquisas e documentos capazes de auxiliar a empresa a realizar planejamentos, análises, experimentações, direcionamentos e estudos de melhor qualidade, que influenciem positivamente seus resultados.

O primeiro passo para realizar uma coleta de dados de excelência, é desenvolver um planejamento, pois somente através dele, será possível estruturar as etapas de todo o processo, além de facilitar a compreensão das informações coletadas.

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O próximo passo é definir qual é o objetivo do projeto, isso é fator determinante para o fundamento dos conhecimentos coletados e para o foco da organização. Depois, é preciso escolher o público-alvo analisado, que deve ser representado por uma amostra de um pequeno grupo. Assim, a empresa terá uma margem daquilo que deseja analisar.

A próxima etapa é definir a revisão bibliográfica utilizada, como por exemplo: revistas, histórico de arquivos, dados estatísticos, livros, etc. O importante é que a fonte seja legitima e assim, não faça a empresa perder tempo na coleta ou prejudique o resultado da pesquisa.

É preciso também escolher o método utilizado. É importante lembrar que ele deve estar intimamente ligado ao objetivo estipulado, pois eles são o norte para a obtenção de dados significativos. Depois, se define a técnica mais adequada para a coleta, ela será capaz de interpretar o objetivo da organização e assim, utilizar da melhor forma possível as informações.

Após a realização da coleta de dados, é feita a análise e interpretação dos conhecimentos obtidos. Nessa etapa, os pontos principais da coleta são organizados em uma linha de raciocínio lógico e sistêmica, capaz de gerar conclusões assertivas à empresa, tanto em âmbito operacional quanto em âmbito estratégico.

Métodos utilizados em uma coleta de dados

Conheça métodos que podem ser utilizados em uma coleta de dados:

  • Método científico: aqui, as informações são reunidas no intuito de provar algum conteúdo ou suposição;
  • Método qualitativo: tem como foco, identificar incongruências, problemas, resoluções, hipóteses etc. Nesse método, a amostra analisada fornece informações de acordo com o objetivo do estudo e assim, a empresa obtêm dados de acordo com a descrição do fenômeno observado;
  • Método quantitativo: através de análises estatísticas, é realizada a quantificação na coleta das informações. A ideia aqui, é a de saber opiniões, tendências, costumes e características da amostra;

Técnicas utilizadas em uma coleta de dados

Existem diversas técnicas aplicáveis em uma coleta de dados, conheça algumas delas:

Questionário

Ao aplicar um questionário, a organização deve focar na simplicidade do mesmo, para que assim, a amostra o entenda de forma clara. Isso quer dizer que ele precisa ter linguagem acessível, explicações básicas, campos de preenchimento etc. Para sua melhor assimilação, é pertinente aplica-lo em grupos menores, dessa forma, a empresa é capaz de identificar possíveis erros.

Essa técnica é muito utilizada no método qualitativo, para pesquisas de grande proporção, como por exemplo, sobre questões políticas, pois o questionário atinge um número extenso de pessoas, em diferentes regiões, é de baixo custo, não precisa de entrevistador, mantêm as respostas anônimas, etc.

Mas é preciso levar alguns fatores em consideração ao escolher essa técnica, pois o questionário impossibilita que os participantes tirem dúvidas, não é adequado para quem não é alfabetizado e não pode ter muitas perguntas, para não cansar quem o responde.

Entrevista

Ela tem como foco, averiguar fatos e compreender opiniões, sentimentos, ações e condutas da amostra entrevistada. Para isso, é preciso que a técnica siga um planejamento de perguntas capaz de gerar relatórios.

As entrevistas devem seguir um planejamento para que as informações não se percam pelo caminho ou deixem de ser colhidas, nesse sentido, antes de serem aplicadas, é viável testá-las.

Por serem compostas apenas de perguntas abertas, é necessário um entrevistador, além disso, a técnica é ideal para classificar e quantificar dados. Em contrapartida, pode haver má compreensão e respostas falsas por parte de quem a responde, além da possibilidade da influência da presença do entrevistador.

Observação

Essa técnica consiste em observar determinado ambiente ou processo e é mais utilizada em métodos científicos. Para que ela seja eficaz, é necessário realiza-la sem interferência, a função do observador é única e exclusivamente, ver atitudes e reações, ouvir comentários e analisar os fatos e fenômenos como eles ocorrem, por isso, é preciso ter muito cuidado para não fazer interpretações equivocadas.

Análise de conteúdo

Como o nome já diz, essa técnica diz respeito a análise de documentos como, fotos, cartas, livros, artigos e revistas que contenham informações pertinentes para a elaboração de relatórios. Nesse caso, a pessoa que coleta tais dados precisa tomar cuidado para não distorcer as informações analisadas.

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Importância da coleta de dados

Veja o impacto positivo proporcionado pela coleta de dados:

  • Gera dados a respeito do mercado de atuação, suas tendências, novas demandas, possíveis crises etc;
  • Fornece informações sobre potenciais clientes, jornada de compra, o que eles desejam consumir, como se comportam, as mudanças de consumo, quais são suas necessidades, entre outros fatores;
  • Permite que a empresa desenvolva ações e estratégias para melhorar seus processos e reter talentos, pois fornece dados sobre desempenho, serviço de entrega, satisfação dos colaboradores, recrutamento, eficiência dos departamentos, clima organizacional, atendimento ao cliente, nível de produtividade etc;
  • Disponibiliza informações para que a empresa utilize da melhor forma seus recursos financeiros e assim, evite gastos desnecessários e negociações ineficazes, além de minimizar os riscos de falência;
  • Permite o desenvolvimento de novos produtos/serviços capazes de satisfazer as necessidades e expectativas do público-alvo;
  • Concede informações a respeito da concorrência para o aperfeiçoamento de estratégias, ações e soluções que garantam um melhor posicionamento à organização perante empresas do mesmo segmento;
  • Direciona o marketing da organização pois, através dos dados fornecidos, a mesma distingue em quais canais de comunicação deve estar presente, desenvolve estratégias de comunicação personalizadas, fortalece sua imagem e se torna mais visível.

Com o avanço da internet, atualmente existem ferramentas capazes de além de coletar dados, estruturá-los, analisá-los e fornecer resultados pertinentes à empresa. Mas vale lembrar: é muito importante escolher a metodologia e a técnica adequada para que informações corretas e assertivas sejam reunidas, visto que o objetivo da coleta de dados não é o de fazer com que a organização realize ações sem fundamento e consequentemente, se prejudique, mas sim, fornecer oportunidades, resoluções e melhor tomada de decisão.

Você já realizou coleta de dados na sua empresa? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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