Relação de confiança entre o empregado e o empregador

Confiança entre empregador e empregado

Saiba a importância de ter um bom relacionamento entre o empregador e o empregado.

Já foi o tempo em que o relacionamento entre empregador e empregado era visto como uma guerra de forças. Depois de muito tempo esse estigma perdeu espaço dentro da lógica corporativa e cedeu espaço para a obtenção de resultados por meio da gestão de pessoas e de uma união entre as forças de trabalho de quem contrata e aquele que é contratado.

 

Ficou clara a importância de promover um bom clima organizacional para que a relação entre empregador e empregado seja um processo dinâmico e bom. Nesse sentido, a Consolidação das Leis do Trabalho, a famosa CLT, ajudou os empregados a garantirem os seus direitos por lei e fizeram com que as pessoas trabalhassem de forma mais segura e produtiva.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? É só continuar lendo o texto!

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Relação de acordo com os princípios da lei

 

É inviável falar sobre o vínculo entre empregador e empregado sem falar dos trâmites legais. São eles que asseguram os princípios básicos de uma relação trabalhista: respeito, definição de deveres e obrigações e a garantia de direitos fundamentais.

 

A CLT (decreto – lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943) traz artigos que nos são relevantes para essa compreensão. É ela que garante que as relações entre empregador e empregado aconteçam dentro dos trâmites legais dentro da lei aplicada no país. Dessa forma, o conceito de empregador e se equipara ao empregador segundo a CLT em seu Art. 2º, § 1º a seguinte citação:

 

Art. 2º – Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

 

1º – Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

 

O conceito de empregado, por sua vez, é descrito segundo a legislação trabalhista no seu artigo 3º da CLT da seguinte maneira:

 

Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

 

Como estabelecer um bom relacionamento entre empregadores e empregados

 

Com as leis garantidas e estabelecidas entre as partes, a relação entre empregado e empregador tem que usar de respeito mútuo, o zelo e o cuidado especial em tudo que envolve a dignidade do contratado, do colaborador. Da mesma forma, o empregador deve apresentar a postura de um verdadeiro líder, de autoridade e não de autoritarismo, carrasco e inflexível. Dentro desta relação é preciso saber se impor, dialogar, ser diplomata para que a sua autoridade seja respeitada, acolhida por todos em função do respeito. É preciso, também, investir no diálogo para que as relações empregador e empregado seja, antes de tudo, harmônica.

 

O empregador precisa entender os limites de seus subordinados, observar as suas habilidades e competência, entender onde os potenciais serão melhor encaixados dentro na empresa. Pensando nisso, fiz uma lista com algumas dicas para você estabelecer uma boa relação entre empregadores e empregados dentro da sua empresa. Confira:

 

 

  • Some as forças de trabalho: para que esta relação dê certo, a responsabilidade é 50% do empregador e 50% do empregado. É necessário estabelecer um vínculo de parceria, transparência e cumplicidade, em que cada um saiba o que tem que fazer para juntos chegaram a um objetivo comum. Cada um faz a sua parte para a empresa prosperar.
  • Líderes devem assumir postura de líder: é a partir do comportamento do empregador que as relações se iniciam. Ele é o maior influenciador de comportamento. Lembre-se de sempre que os líderes são extremamente influentes e possuem verdadeiros exércitos de seguidores sob o seu comando. É importante que os seus funcionários se sintam honrados e felizes ao desempenharem as suas funções, que eles se identifiquem com a cultura e identidade da empresa e que estejam sempre motivados.
  • Deixe claro quais são os valores da sua empresa: é fundamental que o empregador deixe claro, desde o processo de recrutamento e contratação, quais são os seus valores e qual é a cultura da sua empresa. Assim, evita-se conflitos e fica mais fácil garantir que o empregado está desempenhando as suas funções porque também acredita na missão que move a empresa.
  • A cultura da empresa: da mesma forma, é essencial deixar clara a importância de cada funcionário e valorizar cada função para evitar insatisfações. Manter uma boa cultura de trabalho é muito importante para que o trabalhador leve consigo o sentimento de pertencimento, de ser parte integrante da empresa que ele representa. Isso é essencial para empoderar e o faz querer vestir a camisa da empresa, porque ele vai se sentir responsável pelo sucesso do negócio.

 

 

Como garantir a harmonia dentro da empresa

 

Para manter o equilíbrio de forças entre empregador e empregados e construir um ambiente produtivo, é importante reter os melhores talentos na sua empresa. Para isso, é fundamental prestar atenção aos detalhes para manter uma harmonia nessa relação da seguinte forma:

 

  • Cuidado com a forma com que cobra os resultados! Às vezes, a maneira com que o outro recebe pode não ser positiva. Entenda a importância dos feedbacks para promover o desenvolvimento de cada colaborador. Busque sempre por desenvolver críticas construtivas.
  • Lembre-se de que remuneração nem sempre está relacionada à motivação.
  • Evite a postura de superioridade diante dos seus empregados e cuidado com o tom de voz.
  • Reconheça e valorize os bons gestos de seus funcionários.
  • Comemore as conquistas e valorize o empenho da sua equipe.
  • Garanta que as relações interpessoais entre seus colaboradores sejam harmoniosas e que os conflitos sejam resolvidos de forma positiva e respeitosa. Ajude se preciso.
  • Seja flexível em suas ações e decisões.

 

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Como o coaching pode ajudar

 

Neste contexto, o coaching chega como um auxiliar, um processo que pode ser um excelente aliado nas mudanças dos paradigmas existentes dentro da relação empregado e empregador. Por meio do Coaching Corporativo, é possível potencializar seus resultados por meio do seu capital humano.

 

Com o intuito de despertar e desenvolver nos seres humanos seu potencial infinito, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou o MBA em Gestão de Pessoas & Coaching para contribuir na formação daqueles que buscam investir no desenvolvimento e gestão de pessoas. São realizados treinamentos, palestras e workshops, personalizados e de acordo com a realidade de cada ambiente empresarial.

 

Durante o curso, você receberá informações precisas de como uma pessoa se comporta em determinadas situações e que permite entender seu perfil comportamental, seus pontos fortes, de melhoria, nível de satisfação, autoestima e atacar os gaps de desenvolvimento e potencializar competências.

 

De que maneira você enxerga as relações empregado x empregadores na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo. Lembre-se também de que o conhecimento e o aprendizado só são válidos se forem compartilhados. Então, curta e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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