Trabalho home office: como não cair nas tentações da procrastinação que nossa casa oferece

Home Office

O trabalho home office permite que você faça seu próprio horário, adaptando sua jornada de trabalho

Se você pudesse escolher entre trabalhar em casa ou a rotina organizacional tradicional dentro da empresa, qual seria sua escolha? Diante das facilidades proporcionadas pela internet, muita gente está disposta a trocar as horas no trânsito e o caos do deslocamento pelo conforto de uma rotina mais calma e cheia de qualidade de vida. Esse estilo de vida tem um nome: home office, ou o famoso “trabalho de casa”.

No entanto, como fazer do home office um trabalho produtivo? Como adaptar à nova rotina sem cair nas armadilhas da procrastinação? O segredo está na organização e no estabelecimento de uma rotina com horários e metas bem definidas. Continue lendo para aprender mais sobre o assunto!

Benefícios de se trabalhar de casa

Além da possibilidade de aproveitar o conforto do lar ao longo de todo o dia de trabalho, o home office permite que você faça seu próprio horário, adaptando sua jornada de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais.

No entanto, esta modalidade de trabalho exige foco, planejamento, comprometimento e, acima de tudo, muita disciplina. Se executado da maneira correta, o retorno pode ser bastante positivo. Confira os benefícios que este tipo de trabalho oferece:

  • Flexibilidade: sem dúvida, um dos maiores benefícios do trabalho home office é a flexibilidade de trabalho, de tempo, de jornada e de atividades.
  • Controle seu tempo: enquanto no ambiente organizacional é necessário seguir horários estipulados pela empresa contratante, no home office você monta seu próprio horário, podendo controlar sua própria jornada de trabalho como achar melhor.
  • Seja seu próprio chefe: o trabalho home office também oferece a oportunidade de você se tornar o seu próprio chefe, definindo os melhores processos de trabalho e suas próprias regras de acordo com sua área de atuação.
  • Redução de estresse: um dos grandes benefícios do trabalho em casa é a redução da carga de estresse, então aproveite esse privilégio.
  • Mais qualidade de vida: o home office permite que você escolha um estilo mais tranquilo de trabalho. Assim, você define seus próprios horários e tem mais tempo de fazer outras atividades.

Dicas para evitar a procrastinação durante o trabalho home office

Lembre-se de que a procrastinação quando adotada como um hábito é prejudicial para a sua produtividade, mas, casualmente, ela não faz mal e pode estimular a criatividade. Dito isso, selecionei algumas dicas de como adotar uma rotina produtiva para o seu trabalho home office. Veja:

  • Separe o trabalho do lazer: para trabalhar em casa é preciso estabelecer uma rotina séria e separar as atividades pessoais das profissionais. Uma dica para quem vai começar a trabalhar em home office é destinar um ambiente da casa para transformar em um verdadeiro escritório. Dessa forma, enquanto você estiver lá, sua família sabe que é hora de evitar interrupções. Você também deve fazer sua parte, mantendo o foco nas atividades profissionais, sem dispersões.

Outro ponto importante é respeitar o tempo estipulado para o trabalho. Interromper o trabalho com frequência para realizar tarefas domésticas pode ser um caminho sem volta para a falta de concentração e para a procrastinação.

  • Vista-se para trabalhar: pode não parecer, mas as roupas que vestimos têm um efeito interessante sobre nosso estado de espírito e nossa disposição. Por isso, esqueça os pijama e pantufas. Vista-se como se você fosse trabalhar, isso fará com que seu cérebro ative um gatilho profissional e lhe ajudará evitar as tentações da procrastinação.
  • Defina uma rotina de trabalho: ao contrário do que muitos pensam, a rotina em um trabalho home office é extremamente benéfica, produtiva e evita a procrastinação. Por isso, se você quer manter uma rotina de trabalho home office terá de definir metas, estabelecer um horário para começar as atividades e para pará-las.
  • Defina suas metas: ser organizado ou ao menos manter-se organizado é um bom começo para que esse item de definição de metas funcione bem. Onde você quer chegar? O que você precisa fazer para chegar lá? Crie uma lista com as suas principais metas a longo prazo e outra com as metas diárias. Quando temos dúvidas sobre o que realmente queremos (e precisamos fazer), não temos como colocar em prática as ações que vão nos levar até lá. Ferramentas online como o Trello e o Google Keep podem ajudar você a manter uma rotina organizada.
  • Procure sair de casa: muitas vezes, trabalhar em home office significa que você vai passar todo o seu dia dentro de casa. Para algumas pessoas pode ser relaxante, para outros, no entanto, pode significar uma rotina tediosa. Pensando nisso, uma boa dica é sair de casa sempre que der.

Que tal fazer seu trabalho em um ambiente alternativo? Explore as possibilidades do home office, busque bibliotecas, cafés e parques que disponibilizam uma boa rede de wi-fi e programe um dia de trabalho diferente. Nesse caso, os únicos cuidados que você deve ter é manter seu antivírus atualizado para proteger os dados da empresa e escolher um ambiente que estimule sua criatividade sem prejudicar a concentração.

  • Aprenda a identificar a hora certa de parar: muitos profissionais se esquecem que o trabalho home office pode acabar sendo confundido com falta de limites. Há quem pense que, já que você está trabalhando de casa mesmo, qualquer hora é hora.

Mas não é bem assim que acontece. Assim como qualquer tipo de trabalho, o home office não pode invadir seus momentos de descanso e diversão da sua vida pessoal. Portanto, saiba a hora de parar! A melhor maneira de fazer isso é mantendo horários fixos, exatamente como você teria em um escritório. Aquilo que não puder ser resolvido nesse período fica para o dia seguinte.

  • Entenda-se: tem dias que precisamos de descanso e nesses momentos devemos respeitar o nosso corpo e descansar. Afinal, a maior parte das pessoas que buscam o home office buscam também a qualidade de vida.

Além disso, você pode recorrer a técnicas da mais moderna vertente de desenvolvimento humano, como o coaching, para entender como adaptar a rotina do trabalho home office à sua vida.

Para isso, conheça a formação Professional & Self Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e promova uma verdadeira transformação pessoal e profissional na sua vida. Ao realizar essa formação, você terá acesso a um conhecimento profundo de técnicas e ferramentas para se tornar um profissional diferente no mercado. Além disso, também irá desenvolver o autoconhecimento. Também estará apto a aplicar seus conhecimentos em Coaching em pessoas, equipes e organizações, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Ficou curioso? Confira mais informações aqui.

Você faz trabalho home office? Como você faz para evitar a procrastinação no dia a dia? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento de mais pessoas!

[php_everywhere]

Copyright: 386845444 – https://www.shutterstock.com/pt/g/uberimages

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010