Confira 4 dicas de como manter uma equipe unida pelo mesmo objetivo

equipe unida

Uma equipe unida é capaz de conquistar inúmeros resultados. Experimente unir a sua!


 
Uma das coisas que precisa estar clara para empreendedores, gestores e líderes é que para uma empresa obter resultados extraordinários é preciso existir equilíbrio e harmonia dentro da organização. Isso se torna ainda mais importante quando nos referimos aos colaboradores e as equipes. Implementar e estabelecer formas de manter os colaboradores focados nos objetivos da organização empresarial. Mas, como fazer isso? Como gestores e líderes podem manter a equipe unida? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura!

Porque é importante manter a equipe unida?

Nada mais benéfico para uma organização empresarial do que ter equipes formadas por colaboradores que se empenham para atingir os objetivos. Tal atitude repercute nas relações no ambiente de trabalho e, principalmente, na lucratividade.

Manter a equipe unida requer visão sistêmica por parte dos líderes e gestores. Afinal, a união de uma equipe é fruto de um trabalho em diversas frentes. Cabe aos gestores ter a consciência dos desafios que surgirão a partir disso.

Um dos grandes desafios das empresas atuais é gerenciar seus colaboradores de forma sucinta e eficaz para que pequenos problemas e transtornos sejam evitados.Portanto, uma das primeiras iniciativas para manter uma equipe unida é estabelecer formas e metodologias que ajudem a evitar ou solucionar conflitos e pequenos impasses que venham a surgir. Implementar a prática do feedback pode ser uma boa prática. O feedback é uma forma eficaz de ouvir e ser ouvido em uma organização. Aqui também entra o ouvir na essência. Isso mostra ao colaborador que o trabalho que ele desempenha é importante para a organização empresarial.

O outro desafio também está na qualidade do trabalho entregue pelas equipes. Tão importante quanto investir em técnicas para aprimorar a comunicação entre os colaboradores é investir em técnicas para gerenciamento de atividades que garantam a qualidade dos trabalhos entregues e atestem a produtividade destes colaboradores. Existem aplicativos, técnicas e plataformas online que auxiliam de maneira efetiva os gestores neste processo. Este investimento é importante para que fique claro o quão frutífero foi o envolvimento dos colaboradores nas atividades desempenhadas.

Mas, existem outros desafios e outras questões que são fundamentais neste processo. Manter a equipe unida requer iniciativas em outros pontos que impactam de maneira decisiva neste objetivo. Quer saber quais são estes outros pontos e como é possível lidar com eles? Confira nos tópicos a seguir quatro dicas importantes que vão fazer a diferença no seu trabalho e no trabalho de sua equipe!

1 – Alinhe os objetivos

Como manter os colaboradores unidos em prol dos objetivos quando eles não estão cientes de que objetivos são estes?  Muitas vezes, os colaboradores não sabem quais são os objetivos da empresa frente ao mercado ou os objetivos não estão claros. Existe também os objetivos dos colaboradores dentro da empresa. Enquanto gestor, você sabe quais são os objetivos de seus colaboradores? Portanto, o primeiro ponto para que a equipe seja unida é alinhar os objetivos da empresa aos objetivos dos funcionários. Isso mesmo! Os objetivos devem estar muito bem alinhados.Afinal, a empresa busca lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos e serviços, além disso, busca reconhecimento no mercado. Quando falamos dos objetivos dos colaboradores, falamos de qualidade de vida no trabalho, consideração, respeito e oportunidade de crescimento, por exemplo.

Quando estes objetivos estão alinhados, fica muito mais fácil para a empresa trabalhar com estes colaboradores para atingir seus objetivos. É daí que vem o comprometimento dos colaboradores e o resultado disso é uma grande soma de forças em prol da mesma causa.

2 – Reuniões são importantes

Ter reuniões regularmente é uma excelente forma de motivar sua equipe, além de ser uma forma de relembrá-la das suas atividades, propósitos e objetivos.. Mas, marcar reuniões de qualquer maneira não é producente. Elas precisam ter uma razão para acontecer. Marque as reuniões para que seus colaboradores tenham oportunidade para compartilhar ideias e também para garantir que a sua gestão seja transparente. Isso influenciará o trabalho em equipe de maneira positiva. Para garantir que as reuniões não sejam improdutivas ou que ultrapassem o tempo necessário, estabeleça um tempo para que ela aconteça e comunique os envolvidos. Deixar todos cientes do tempo da reunião contribui para que o foco da reuniã não se perca.

3 – Colaboradores e gestores: parceria de sucesso

Sabemos a importância em motivar e levar a equipe para frente, isso é animador e auxilia bastante quando o assunto é manter o foco e criar relacionamento. Contudo, é fundamental que gestores e líderes participem das atividades junto aos seus colaboradores como parceiros. Mostre aos seus colaboradores que estão juntos na mesma empreitada e que essa também é uma causa sua. Mostre também que assim como ele, você também faz parte da equipe e quer ajudar no que for preciso para que todos cheguem juntos ao objetivo já estabelecido e conhecido por todos.

4 – A descontração também é importante

Ter momentos para se reunir e jogar conversa fora, ou fazer um lanche e um almoço em grupo são atitudes que mostram que a empresa, os gestores e líderes estão ligados e atentos no que cada colaborador (enquanto pessoa) precisa. Esses momentos são fundamentais para causar uma descontração saudável e dar mais empolgação aos colaboradores empenhados no objetivo. Sempre que puder, faça atividades descontraídas com sua equipe. Pode ser um almoço em um lugar diferente ou um dia fora do expediente para jogar algum jogo de tabuleiro, por exemplo. Escolha a atividade que melhor combina com a sua equipe e divirtam-se!

Ter uma equipe unida é importante e faz muita diferença tanto no cotidiano da empresa quanto nos resultados alcançados. Por mais desafiador que seja, este é um objetivo que vale a pena o esforço, querida pessoa. Portanto, arregace as mangas e mãos à obra! Com as dicas compartilhadas aqui, tenho certeza que você alcançará este objetivo e terá excelentes rendimentos com a sua equipe. Você e sua empresa só tem a ganhar com estas dicas!

Comece hoje mesmo a colocá-las em prática! Aproveite para comentar no espaço abaixo a sua opinião sobre este assunto. Compartilhe a sua experiência também. Se você acredita que este conteúdo fará a diferença na vida de outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: tonkid

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010