4 Dicas para otimizar o sistema organizacional de uma empresa

sistema_organizacional
A importância do sistema organizacional para as empresas

 

As empresas também são chamadas de organizações e há uma razão para isso; elas precisam de um sistema que as mantenham organizadas e com todas as suas tarefas sendo executadas com sucesso. O sistema organizacional é fundamental para garantir o funcionamento das empresas, para que elas alcancem os resultados esperados e se mantenham em seus respectivos mercados. Mas, o que é sistema organizacional?

Quando falamos de sistema organizacional, falamos de um conjunto de normas, regras e ações que garantem o bom andamento dos trabalhos dentro da empresa. Muito se engana quem acredita que sistema organizacional é um mero software de gestão; vai muito além disso. Engloba definição e divisão de cargos, questões hierárquicas, dentre outras questões. E por ser algo tão complexo e completo, o sistema organizacional tem uma influência direta na construção da cultura organizacional da empresa.

Se você deseja otimizar o sistema organizacional da sua empresa, separei 4 dicas poderosas que podem contribuir positivamente neste processo. Vamos a elas, querida pessoa?

1- Respeite as características do seu negócio

Você acredita que seja possível estruturar uma hierarquia vertical em um negócio ligado a criatividade? Certamente não, pois este tipo de negócio atua no mercado de maneira flexível e os colaboradores criativos necessitam de um ambiente mais descontraído para serem mais produtivos. Portanto, na hora de estruturar a organização da sua empresa, leve em consideração o tipo de negócio. Isso é importante para garantir a fluidez dos processos que serão definidos posteriormente.

2- Estruture a comunicação interna da sua empresa

Ter canais de comunicação eficiente é de extrema importância. Isso garante que as decisões tomadas cheguem a todos de maneira clara e sem ruídos. Quando a comunicação interna está bem estruturada o envolvimento dos colaboradores com as demandas da empresa é maior, pois todos estão cientes da importância que suas atividades têm para o alcance de resultados.

3- Planejar para não procrastinar

Em outros artigos, destaquei a importância do planejamento, sobretudo o planejamento estratégico. Não há como criar um sistema organizacional sem ter algo para apontar o que precisa ser organizado. O planejamento é importante para auxiliar os gestores e líderes na tomada de decisões pontuais e seguras, evitando assim a procrastinação e atrasos em ações importantes para a empresa.

4 – Faça avaliações constantes

É de extrema importância fazer avaliações para identificar com eficiência possíveis gaps existentes no sistema organizacional. Procure métodos avaliativos que contemplem o seu negócio e que tragam informações importantes referente ao desempenho de todos que fazem parte da organização.

Espero que estas dicas contribuam positivamente com o sistema organizacional da sua empresa. Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010