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Aprenda como fazer um diagnóstico organizacional

13/11/17
diagnostico organizacional
Fazendo diagnóstico organizacional em sua empresa

Existem diversas formas de uma empresa se manter firme no propósito de alcançar o sucesso desejado, ser reconhecida no mercado e conquistar uma excelente carteira de clientes. A criação e a execução de um bom planejamento estratégico, se torna uma das diferentes formas que uma organização possui para obter todos esses sonhos. Nesse sentido, falando em estratégias que uma empresa pode adotar para ir além, quero falar um pouco do quanto o diagnóstico organizacional pode contribuir para esse processo.  

Querida pessoa, você conhece essa ferramenta chamada diagnóstico organizacional? Quando essa ferramenta é usada por uma empresa, com certeza ela estará à frente dos seus concorrentes, e isso acontece por conta de vários fatores. É interessante entender que o diagnóstico organizacional trabalha em busca de objetivos específicos, ou seja, dados concretos e corretos devem ser coletados, para que seja feita uma análise sucinta da situação atual da empresa.

Quando bem feito, o trabalho realizado através do diagnóstico organizacional consegue melhorar o desempenho e as habilidades da empresa, além de aumentar a produtividade das equipes e também é uma excelente forma do empresário encontrar embasamento para estimar ainda mais a sua própria marca.

Elaborando um diagnóstico organizacional

Que uma empresa pode conseguir grandes resultados ao aplicar a ferramenta de diagnóstico organizacional, isso você já sabe, não é mesmo? Mas, como essa ferramenta pode ser aplicada? Primeiramente, é importantíssimo saber que essa ferramenta deve ser aplicada por um profissional qualificado para essa atividade.

Encontrando esse profissional, ele fará uma breve análise da situação atual da empresa, mas também fará um mapeamento de todas as percepções levantadas pelos colaboradores, com base nessas informações, um plano de ação será criado.

Vale lembrar que o empreendedor ou o diretor da empresa deve acompanhar e direcionar todas as ações que serão aplicadas na empresa, até porque não é viável e nem saudável para a empresa, que todo esse movimento seja feito para que no final de tudo, o diagnóstico fique “guardado em uma gaveta”, sem ser aplicado, sem gerar resultados e sem que os problemas sejam solucionados, por isso, é verdadeiramente importante colocar em prática tudo que foi definido no plano de ação.

Veja algumas dicas de como elaborar um diagnóstico organizacional para sua empresa, aproveite para ter ideias para um possível plano de ação.

Colha informações

Procure buscar o máximo de informações que conseguir. Lembre-se, essas informações devem ser retiradas dos colaboradores da empresa em questão. Essa etapa do diagnóstico organizacional é essencial para criar uma base para que seja feita o próximo passo que dará início a busca de soluções.

Analise as informações

Agrupe todas as informações que foram coletadas no primeiro passo, crie um relatório, analise a fundo cada uma das informações, faça planilhas, crie gráficos e mostre todos os pontos positivos e negativos que foram citados. Os pontos positivos podem reforçar o caminho certo que a empresa já vem traçando.

Identifique as necessidades de melhoria

Nessa etapa, é necessário levantar e reunir os fatores que estão causando problemas, além de identificar em cada problema, as principais causas que geram todas as necessidades de melhoria que a empresa precisa se atentar.

Querida pessoa, lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer que para cada uma dessas etapas, é fundamental ter um profissional atento e capacitado para realizar o trabalho, estamos falando do futuro de uma empresa, estamos falando de resultados, ou seja, estamos falando de pessoas. Uma dica que é maravilhosa para essa fase de identificar as necessidades de melhoria, é: dê destaque, priorize as necessidades que demandam mais tempo para solução, faça primeiro o mais complexo e depois o mais fácil.

Depois de analisar cada detalhe, foque no plano de ação e tenha calma para realizar cada uma das estratégias de melhoria. É dessa forma que tudo tomará forma, que sua empresa ficará à frente dos concorrentes, além de conquistar o sucesso e tudo que mencionamos no início do artigo. Gostou desse artigo? Compartilhe nas redes sociais.

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

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