Aprenda como fazer um diagnóstico organizacional

diagnostico organizacional

Fazendo um diagnóstico organizacional em sua empresa


Existem diversas formas de uma empresa se manter firme no propósito de alcançar o sucesso desejado, ser reconhecida no mercado e conquistar uma excelente carteira de clientes. A criação e a execução de um bom planejamento estratégico, se torna uma das diferentes formas que uma organização possui para obter todos estes objetivos.

Nesse sentido, abordando em estratégias que uma empresa pode adotar para ir além, no artigo de hoje, vou falar um pouco sobre o quanto o diagnóstico organizacional pode contribuir para que este processo aconteça efetivamente e na prática.

Acompanhe-me nesta leitura e confira:

[php_everywhere instance=”2″]

O que é diagnóstico organizacional?

Acredito, verdadeiramente, que antes de aprendermos a elaborar um diagnóstico organizacional, é de extrema importância ter conhecimento sobre o seu conceito e definição. Assim, quando se fala sobre esta ferramenta, está-se referindo à uma série de ações, análises e avaliações feitas, com o objetivo de levantar todo o contexto atual da organização, para que dessa maneira seja possível detectar seus pontos fortes e pontos de melhoria.

Trata-se de um processo que auxilia profundamente empresários, empreendedores, gestores e líderes a compreender o cenário da empresa como um todo, tendo a oportunidade, não só de identificar os problemas existentes, mas também de preveni-los, para que estes não causem impacto negativo nos negócios no futuro.

Isso porque através do diagnóstico organizacional é possível fazer um mapeamento completo da organização, bem como dos negócios, tendo, com isso, uma visão ampla sobre as oportunidades de crescimento que a empresa tem, os problemas que ela enfrenta e também encontrando soluções altamente eficientes para diminuir ou eliminar por completo situações adversas, sendo todas estas informações essenciais para um processo de tomada de decisão cada vez mais assertivo.

É interessante entender que o diagnóstico organizacional trabalha em busca de objetivos específicos, ou seja, dados concretos e corretos devem ser coletados, para que seja feita uma análise detalhada da situação atual da empresa.

Quando bem feito, o trabalho realizado através do diagnóstico organizacional consegue melhorar o desempenho e as habilidades da empresa, além de aumentar a produtividade de suas equipes, sendo, também, uma excelente forma do empresário encontrar embasamento para valorizar e tornar a sua marca ainda mais reconhecida e competitiva diante de seus concorrentes, no mercado em que atua.

Elaborando um diagnóstico organizacional

Que uma empresa pode conseguir grandes resultados ao realizar o diagnóstico organizacional você já sabe, não é mesmo?! Mas como este processo pode ser implementado?

Primeiramente, é importantíssimo saber que essa ferramenta deve ser aplicada por um profissional qualificado para essa atividade, ou seja, aquele que tenha um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre os negócios, consiga compilar as informações coletadas e sugerir ações que tragam ainda mais melhorias para os negócios como um todo.

Encontrando esse profissional, ele será o responsável por fazer uma breve análise da situação atual da empresa, bem como um mapeamento de todas as percepções levantadas pelos demais colaboradores e, com base nessas informações, um plano de ação será criado, com o objetivo de fazer as correções necessárias e aproveitar as oportunidades de crescimento que ainda estão sendo perdidas.

Vale lembrar que o empreendedor ou um diretor deve acompanhar e direcionar todas as ações que serão realizadas, para que assim seja possível garantir que este plano de ação esteja verdadeiramente saindo do papel, uma vez que não é viável e nem saudável para a empresa, que todo esse movimento seja feito, e, no final de tudo, o diagnóstico fique “guardado em uma gaveta”, sem ser aplicado, sem gerar resultados e sem que os problemas sejam, enfim, solucionados.

Veja algumas dicas de como elaborar um diagnóstico organizacional para sua empresa e aproveite a oportunidade para ter ideias para um possível plano de ação.

Colete informações

Procure buscar o máximo de informações que conseguir. Esta coleta de dados deve levar em consideração cada um dos departamentos da empresa, para que seja possível chegar a um diagnóstico que seja condizente com a realidade.

Assim, o que deve ser feito, é conversar com colaboradores, analisar documentos importantes, bem como os processos organizacionais, entre outras ações, que permitam aos responsáveis pelo diagnóstico organizacional criarem uma base para seguirem adiante, rumo ao próximo passo, que é o que dará início a busca de soluções.

Analise os dados coletados

Agrupe todas as informações que foram coletadas no primeiro passo, crie um relatório, analise a fundo cada uma das informações, faça planilhas, crie gráficos e mostre todos os pontos positivos e negativos que foram identificados, bem como os problemas e oportunidades encontrados nos negócios atualmente.

É importante saber, que os pontos positivos podem reforçar o caminho certo que a empresa já vem traçando, assim como os pontos considerados de melhoria, precisam de uma atenção especial, para que sejam solucionados por completo.

Identifique ameaças e oportunidades

Nessa etapa, o responsável ou os responsáveis pela elaboração do diagnóstico organizacional, mediante as informações coletadas, vão identificar os problemas que estão prejudicando o bom andamento dos processos dentro da empresa, bem como as oportunidades de crescimento que ainda não estão sendo aproveitadas, efetivamente e na prática.

Após esta identificação, o ideal é que, tanto as ameaças, quanto as oportunidades, sejam classificadas por ordem de prioridade, ou seja, o que precisa de atenção imediata e o que pode ser deixado para um segundo momento para ser resolvido. Fazendo isso, todos saberão por onde devem começar a elaborar o plano de ação e quais mudanças precisam ser implementadas logo de início.

Através do Coaching você ira aprimorar suas habilidades em planejamento.
Baixe Gratuitamente “Tudo Sobre Coaching” e potencialize seus resultados!

Defina o plano de ação

Finalmente é chegado o momento de definir as estratégias, bem como o plano de ação que será implementado, com base no diagnóstico organizacional que foi feito. Neste ponto é fundamental fazer um planejamento detalhado, com um cronograma específico para cada atividade, para que assim seja possível acompanhar o progresso, analisando quais ações estão sendo bem-sucedidas, quais precisam ser melhoradas e quais podem ser eliminadas por completo.

Com base nisso, será possível saber se o diagnóstico organizacional está trazendo sucesso para a empresa ou não.

Ser de Luz, ao longo do texto tivemos a oportunidade de perceber que esta é uma grande ferramenta, que auxilia para que aconteça uma gestão altamente eficiente nas empresas. Isso porque trata-se de um processo que deve ser constantemente realizado, para que assim seja possível, não só identificar os problemas que podem estar impedindo o pleno desenvolvimento da organização, mas também para que se garanta o alcance de bons resultados e do sucesso nos negócios, o que é o objetivo de todo e qualquer tipo de empresário e empreendedor.

Assim, criar a consciência de que o diagnóstico organizacional pode e deve ser utilizado em todos os momentos, mesmo que estes não sejam de dificuldade, vai ajudar a fazer com que sua empresa fique sempre à frente dos concorrentes, conquistando resultados extraordinários e se destacando no mercado.

Agora me conte: você gostou desse artigo? Já conhecia esta Mega Power ferramenta? Deixe o seu comentário, falando sobre o que achou e lembre-se de compartilhá-lo em suas redes sociais com seus amigos.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 614211773 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010