Como fazer uma análise swot pessoal

fazer análise SWOT

Saiba o significado e como fazer uma análise SWOT

Você conhece bem quais são as suas principais forças e fraquezas pessoais? Aliás, já parou para pensar em como você pode melhorar os seus resultados por meio de uma autoinvestigação? Bem, é exatamente esta a proposta da Análise Swot Pessoal, um método poderoso que tem origem no universo organizacional e que também pode trazer à tona importantes informações sobre o seu perfil, pontos de melhoria e potencialidades pessoais dentro de quatro importantes instâncias.

Criada entre as décadas de 1960 e 1970, na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pelo consultor de gestão e negócios, Albert Humphrey, a metodologia é considerada o fundamento do planejamento estratégico organizacional. Consiste numa ferramenta simples, porém profunda para análise de cenários e à tomada de decisões. Como tal, é muito utilizada pelas empresas para mapear e conhecer seu momento atual e definir os seus próximos passos, sendo aplicada em todo o mundo.

A sigla Swot é um acrônimo das palavras, em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Na prática, apresenta informações que ajudam a montar um cenário global tanto sobre a situação atual de uma empresa como a de um indivíduo.

Também chamada de “matriz fofa” no Brasil, a Análise Swot é usada pelas organizações tanto para conhecerem seu contexto interno (fraquezas e forças) bem como o seu quadro externo (oportunidades e ameaças) e, por meio destes dados, traçar suas estratégias com mais assertividade. E como é uma ferramenta efetiva e de fácil aplicação, que apresenta uma série de informações importantes, também pode ser usada em âmbito pessoal para autoconhecimento e planejamento de vida.

A intenção é de que ao fazer uma Análise Swot Pessoal, a pessoa possa se conhecer melhor, identificar seus pontos fortes e de melhoria, bem como definir seu próprio plano de ações no sentido de vencer seus obstáculos e dificuldades, fortalecer seus talentos e competências, aproveitar melhor suas possibilidades, transpor suas ameaças, ir além e conquistar suas metas, realizações e sonhos.

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

Como Fazer uma Análise Swot Pessoal

Essa é a pergunta poderosa que vou responder a seguir. Para fazer um bom planejamento pessoal é muito importante realmente fazer uma autoanálise, de modo a conhecer o seu estado atual e definir seu estado desejado. Muitas vezes, as pessoas incorrem no erro de planejar suas metas sem conhecer sua realidade e, tantos os fatores que podem facilitar como dificultar o alcance das mesmas.

Para evitar que isso também aconteça com você, a Análise Swot Pessoal será sua aliada, no sentido de ajudar a clarificar estes pontos e de te apoiar a construir um plano de ações conciso e congruente com seus objetivos e anseios de vida. Para isso, vou apresentar as quatro bases da ferramenta e mostrar quais os tipos de questionamentos você pode se fazer para formatar com sabedoria e inteligência o seu planejamento estratégico pessoal e conduzir melhor suas ações.

Forças (Strengths)

Formada por suas competências, talentos e habilidades, representam as forças que podem te ajudar a construir seus resultados e facilitar seu crescimento técnico, emocional e comportamental em todos os sentidos. Também podemos chamá-las de pontos fortes e, para ajudar a identificar esse potencial infinito, você pode fazer perguntas como:

  • Quais são minhas maiores qualidades, dons e talentos?
  • Quais são os valores éticos e os preceitos que orientam minha vida?
  • Quais são os meus maiores diferenciais, aquilo que se destaca em mim?
  • De que forma eu uso minhas competências para crescer na vida?
  • O que eu faço de especial e o que faz com que eu me destaque?
  • O que eu tenho que me torna um ser humano único?

Fraquezas (Weaknesses)

Representam aquilo que enfraquece você, limita o seu crescimento, bloqueia o seu potencial e que faz com que não consiga avançar no campo pessoal. Também chamo isso de pontos de melhoria e para conhecer melhor sua influência e identificar seu campo de ação, pergunte-se:

  • Quais são as atitudes que prejudicam meu crescimento?
  • Como meus pensamentos e crenças sabotam meu sucesso?
  • Quais ações me impendem de ser mais feliz; próspero e realizado?
  • O que faz com que eu me sinta desconfortável comigo mesmo?
  • De 0 a 10, o quanto as pessoas que amo apoiam os meus projetos?
  • De 0 a 10, o quanto eu me sinto motivado a lutar por meus sonhos?

Oportunidades (Opportunities)

Este é um dos elementos-chave da matriz Swot, pois é onde você deve observar suas chances reais de evoluir, se realizar e se tornar um ser humano melhor. Para isso, deve procurar identificar quais são suas possibilidades de mudança e crescimento, seja em sua carreira, relacionamento afetivo ou familiar, no aspecto financeiro ou mesmo no que tange seu autoconhecimento.

Se, por exemplo, você está buscando uma mudança de carreira, sugiro que faça estes questionamentos e verifique quais são as suas oportunidades de iniciar uma nova etapa profissional:

  • Quais minhas chances reais de crescer na empresa onde trabalho?
  • Tenho o perfil profissional que a empresa busca e deseja investir?
  • Estou pronto para empreender meu próprio negócio agora?
  • Quais são as habilidades profissionais que me diferenciam dos demais?
  • Possuo uma mente empreendedora e estou aberto a mudar de carreira?
  • Quais são as principais oportunidades ao meu redor no momento?
  • Sou visionário, dedicado ao meu crescimento e atento ao mercado?

Ameaças (Threats)

A melhor forma de vencer o inimigo é conhecendo-o. Isso significa que você em hipótese alguma pode ignorar os seus comportamentos, ideias ou mesmo as pessoas e acontecimentos que podem ameaçar o seu sucesso e felicidade.

Portanto, é essencial que conheça detalhadamente tudo aquilo que pode comprometer o alcance efetivo dos seus resultados pessoais. Para isso, confira uma seleção de perguntas que você deve se fazer:

  • Eu domino os conhecimentos e habilidades que podem ajudar em meu crescimento?
  • Quais são os comportamentos e crenças que podem sabotar meu sucesso e felicidade?
  • Tenho proatividade e disposição para aprender coisas novas e, mesmo nos momentos de dificuldades, visão para enxergar meus desafios como oportunidades?
  • Sou aberto a mudanças e engajado na realização dos seus sonhos?
  • Quais são as principais dificuldades em minha vida atual?
  • Quem e o que pode atrapalhar diretamente o meu sucesso profissional e pessoal?
  • Quais aspectos da minha personalidade podem afetar negativamente os meus resultados em curto, médio e longo prazo?

Estes são exemplos de perguntas poderosas que você deve se fazer para aprofundar seu autoconhecimento, exercitar a autoanálise e usar a Matriz Swot Pessoal a favor do seu crescimento. Para ir além e saber qual melhor caminho seguir e quais decisões tomar é essencial conhecer seu momento atual e o que te potencializa e enfraquece o seu desenvolvimento em todos os sentidos.

Ao obter estas informações e refletir sobre seus pontos fortes e de melhoria, você terá o subsídio que precisar para traçar um planejamento de ações efetivo que realmente te leve a evoluir e, com isso, conquistar os resultados extraordinários que almeja tanto em sua carreira como vida pessoal.

Para organizar seus próximos passos e definir seu plano de ações, uma excelente metodologia é o 5W2H, outra ferramenta de gestão empresarial que pode ser aplicada em âmbito pessoal, e que também traz uma série de perguntas que ajudam a construir suas metas e organizar com mais precisão suas prioridades e estratégias para realizar seus projetos de vida.

Perguntas 5W2H:

What – o que será feito? Why – por que será feito? Where – onde será feito? When – quando será feito? Who – por quem será feito? How – como será feito? How Much – quanto custará fazer?.

Swot Pessoal Coaching

Após fazer sua Análise Swot Pessoal é natural se perguntar o que fazer com todas as informações colhidas e como colocar em prática um plano de ações que tanto ajude a eliminar as fraquezas e ameaças, como a fortalecer suas competências e aproveitar da melhor forma possível às oportunidades que tanto você pode identificar ao seu redor como criar também. Se este é o seu caso, saiba que o Coaching, com suas ferramentas, técnicas e métodos, pode ser um poderoso aliado em seu processo de construção de resultados.

O Coaching é uma das mais efetivas ferramentas de desenvolvimento humano que existem na atualidade porque se utiliza justamente daquilo que a pessoa tem de melhor: ela mesma. Portanto, para promover o seu crescimento, o aprimoramento de suas habilidades, a eliminação de crenças limitantes e comportamentos sabotadores, a metodologia propõe um intenso processo de autoconhecimento e autoanálise, assim como o Swot também faz.

O grande diferencial do Coaching é que ele não apenas promove reflexões, mas também ações positivas no sentido de estimular mudanças que realmente agreguem valor à vida da pessoa. Para isso, promove o empoderamento necessário a que o coachee (cliente) esteja motivado, comprometido e engajado a lutar por seus objetivos e, meio de seus próprios esforços, alcance de forma planejada e estruturada suas metas e sonhos pessoais e profissionais efetivamente.

Você deve estar se perguntando, mas como o Coaching pode fazer isso por mim? Bem, na realidade quem transforma sua vida é você. Contudo, se deseja progredir, superar barreiras, expandir suas possibilidades, obter apoio para planejar melhor seus próximos passos e definir as ações que te levarão às suas conquistas, este processo é o ideal para você.

Por meio de sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, você terá auxílio de um profissional denominado coach, que será o seu treinador de vida. Não, ele não dirá o que você deve ou não fazer, pois no Coaching o poder de decidir é sempre seu, mas fará perguntas poderosas de reflexão. Na prática, estes questionamentos te ajudarão a entender melhor o seu momento atual, a conhecer a sua verdadeira essência, a trabalhar seus pontos fortes e de melhoria e, especialmente, e a agir na direção das suas conquistas.

Nos esportes, de onde tem sua origem, a figura do coach é a do treinador que fica na beira da quadra ou do campo: orientando, motivando, apoiando, corrigindo, guiando e incentivando seus atletas a irem além. Na vida, o coach é alguém que também vai estar sempre ao seu lado para te apoiar a definir a sua estratégia para ganhar seu jogo pessoal. O Swot vai te dar a base que precisa para enxergar seu cenário atual e o Coaching vai entrar como uma ferramenta que te levará a realizar seu planejamento de forma mais objetiva e rápida.

Por que perder tempo e deixar para depois sua evolução, se você pode mudar sua vida a partir de agora? Por que deixar para amanhã as realizações que você tanto deseja e pode ter já? Por que não acessar seu potencial infinito e ousar ir além? A vida é um sopro e, quando deixamos as oportunidades passarem, também perdemos boas chances de evoluir e de conquistar o próximo nível em nossa carreira, em nossas relações pessoais, familiares e afetivas e também em nossa vida financeira.

Isto acontece porque, muitas vezes, nossos pontos de melhoria estão sobressaindo às nossas qualidades e competências e, nos impedindo de sermos bem-sucedidos, completos e felizes. Neste sentido, já parou para pensar até que ponto suas dificuldades internas e externas estão limitando seu progresso? Já parou para avaliar com suas crenças e comportamentos podem estar minando seus resultados? Pois bem, eu te convido a pensar sobre isso e a fazer uma autoanálise. Para isso, você pode, inclusive, utilizar seu Swot Pessoal e aproveitar suas respostas para fazer também um autofeedback.

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

Se você busca realmente dar um sentido à sua autoavaliação e usar estas informações a favor do seu crescimento pessoal e profissional, minha dica é – faça Coaching e invista em você. Este é um processo riquíssimo e diferenciado, pois trabalha de forma diretiva em cima dos resultados que você deseja alcançar, ou seja, de realizações concretas e palpáveis.

Além disso, esta poderosa metodologia de desenvolvimento humano, utilizada por empresas e pessoas em todo o mundo, atua no sentido de acelerar seus resultados, ou seja, de trazer para o presente suas metas e objetivos futuros e de realizar, aqui e agora, extraordinários avanços. O que está esperando para transformar seus resultados e sua vida? Invista em Coaching e tenha todo apoio que precisa para tornar o seu planejamento pessoal realidade e realizar suas metas e sonhos.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010