Saiba quais os tipos de planejamento e seus valores estratégicos para uma empresa

Tipos de Planejamento Conheça quais são os principais tipos de planejamento e seus valores

 

Todo e qualquer tipo de planejamento sempre será bem-vindo a uma empresa, quando o assunto é alcançar objetivos, atingir metas e conquistar o sucesso. A empresa que consegue elaborar algum tipo de planejamento, e a partir disso coloca em prática o que foi projetado, com certeza é uma empresa que merece grandes conquistas e resultados extraordinários.

Assim, antes de conhecer um pouco mais sobre os tipos de planejamento, é interessante avaliar qual o verdadeiro papel do mesmo dentro de uma empresa.

Portanto, se o seu objetivo é compreender ainda mais sobre esse universo, saiba que para realizar qualquer tipo de planejamento, é preciso envolver pessoas de diferentes níveis, é fundamental se comunicar de forma clara, além de expor os reais objetivos para que a gestão das atividades seja verdadeiramente organizada e ativa.

Para uma empresa, o planejamento será o melhor caminho para iniciar uma ideia e também para aplicá-la. Nada melhor que um bom planejamento para iniciar um projeto. Pensando nisso, e nos vários benefícios que o planejamento consegue oferecer aos líderes, gestores, equipes e para a própria empresa, conheça os principais níveis de planejamento que existem.

Quer descobrir como é possível planejar melhor?
Conheça meu material “Planner” e aprimore suas habildiades em planejamento.

Tipos de planejamento

Afinal, planejar exige estratégia, tática e ação. E é sobre isso que vamos falar, continue lendo e conheça mais sobre os tipos de planejamento mais aplicados no mercado.

Planejamento Estratégico

É no planejamento estratégico que tudo se inicia, ou seja, é aqui que fatores ambientais, internos e externos, implicam algumas das decisões de grande importância para uma empresa. É nesse momento que a alta direção toma decisões importantíssimas para o futuro da empresa, como por exemplo: definição de missão, visão e valores.

Ele pode ser definido como um documento formal, através do qual a empresa irá traçar seu caminho para o sucesso. Trata-se de um processo-chave para toda a gestão. As estratégias de negócios ficarão claras para toda a organização – departamentos, funcionários, líderes – a partir do planejamento estratégico.

Nesse momento, a maioria das coisas são criadas com o pensamento a longo prazo, contudo, essa visão ampla não significa que tudo estará sempre “100%” definido, é preciso entender que deve haver revisão e atualização contínua de todos os processos que foram definidos.

O interessante desse processo é que, havendo um planejamento estratégico de algumas ações e projetos, poucas variações poderão ocorrer, assim, o que foi planejado será executado! Esse é o primeiro dos tipos de planejamento que você verá neste artigo.

Planejamento Tático

Cada planejamento tem seu papel, entretanto, a união de todos eles consegue o resultado que a empresa e os colaboradores precisam. Por isso, atente-se à função de cada um deles.
O planejamento tático tem o papel de criar e estabelecer metas e condições para que as ações que foram criadas no planejamento estratégico sejam de fato praticadas. Muitas pessoas dizem que o planejamento tático é a decomposição do planejamento estratégico.

Nesse sentido, entende-se que o planejamento tático é capaz de concretizar o que foi idealizado no planejamento estratégico, é nele que a equipe de colaboradores de cargos de gerência e liderança, desenvolverão atividades como: produção, administração, financeiro, marketing e outros.

Planejamento Operacional

É no planejamento operacional que as execuções começam de fato a acontecer. Ações são aplicadas, ideias são colocadas em prática, estratégias são executadas, e aos poucos tudo assume forma e “entra nos eixos”. Tudo que foi criado no planejamento estratégico e traçado no planejamento tático, cria forma e é executado no planejamento operacional.
Nesse momento, todos os níveis de organização estão unidos formando um time em busca do mesmo objetivo, nota-se que esse é um processo integrado e interdependente, por isso, é fundamental ter toda a empresa e todas as equipes engajadas no mesmo propósito.

Além de ser um incentivo aos colaboradores, a porcentagem da empresa acertar e conquista aquilo que foi idealizado, é muito mais alta.

Exemplo de planejamento estratégico

Em resumo, quando uma líder vai montar um plano de ação ele precisa ter em mente os seguintes tópicos: saber onde quer chegar; criar metas mensuráveis; listar as tarefas que precisam ser executadas; dividir as grandes tarefas em partes menores e de maneira mais simples de serem gerenciadas; decidir prazos para as entregas do dia a dia; criar uma representação visual do plano de ação; e, por fim, acompanhar todas as ações com frequência.

1 – Quem é a empresa?

O primeiro passo para se elaborar um planejamento estratégico é definir “quem é a empresa”, ou seja, sua missão, visão e valores. Em outras palavras, a missão é o motivo dela existir. A visão é onde ela deseja chegar em um longo prazo, essa é uma definição que pode mudar com o passar do tempo, vai depender do momento pelo qual a empresa está passando. Já os valores são os princípios que guiam as decisões empresariais, o que busca levar para seus clientes.

2 – Quais são seus objetivos?

São as amplas metas que a empresa pretende conquistar. Não à toa, estão ligadas diretamente à missão e visão da organização. Serão os pontos norteadores das definições dos objetivos táticos e operacionais, como mencionei acima.

3 – Os objetivos táticos

São os diversos “micro-objetivos” a empresa. São as metas de cada setor. Eles precisam mostrar para cada setor da empresa o que deve ser feito. Além disso, é preciso que sejam estabelecidos de maneira que os processos alcancem os objetivos estratégicos planejados.

4 – Objetivos operacionais

São todos aqueles voltados para a execução das operações. Referem-se às tarefas de maneira específica. Organização, usar uma metodologia definida para estabelecer metas e objetivos, as atividades a serem realizadas, apontar os responsáveis por elas e acompanhar seu progresso, tudo isso é um plano de ação.

O que você, enquanto colaborador ou gestor, tem feito para implantar esse processo de planejamento dentro da sua empresa? Nesse artigo você conseguiu ver o quanto esse processo é importante para uma empresa crescer e se fortalecer no mercado.

Quer descobrir como é possível planejar melhor?
Conheça meu material “Planner” e aprimore suas habildiades em planejamento.

Assim como para uma empresa, o planejamento também é peça fundamental para a vida de uma pessoa, essa é uma das ideias que o Coaching emprega foco, planejamento, persistência, autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Quer saber mais sobre essa ideia? Conheça o Professional & Self Coaching – PSC, uma formação que é capaz de transformar pessoas e profissionais no melhor que eles podem ser. Saiba mais e permita que você e sua empresa descubram novas oportunidades.


O que você achou deste conteúdo, Ser de Luz? Você já conhecia os tipos de planejamento? Deixe o seu comentário e lembre-se de continuar nos acompanhando, tanto aqui, em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube, pois diariamente trazemos novidades para você manter-se atualizado pessoal, profissional e empresarialmente.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright:368997863  – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010