Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Saiba quais os tipos de planejamento e seus valores estratégicos para uma empresa

11/11/17
tipos de planejamentos e valores estratégicos
Planejamentos e seus valores estratégicos

Todo e qualquer tipo de planejamento sempre será bem-vindo a uma empresa, quando o assunto é alcançar objetivos, atingir metas e conquistar o sucesso. A empresa que consegue elaborar algum tipo de planejamento, e a partir disso coloca em prática o que foi projetado, com certeza é uma empresa que merece grandes conquistas e resultados extraordinários. Afinal, planejar exige estratégia, tática e ação. E é sobre isso que vamos falar, continue lendo e conheça mais sobre os tipos de planejamento mais aplicados no mercado.

Antes de conhecer um pouco mais sobre os tipos de planejamento, é interessante avaliar qual o verdadeiro papel do mesmo dentro de uma empresa.

Por tanto, se o seu objetivo é compreender ainda mais sobre esse universo, saiba que para realizar qualquer tipo de planejamento, é preciso envolver pessoas de diferentes níveis, é fundamental se comunicar de forma clara, além de expor os reais objetivos para que a gestão das atividades seja verdadeiramente organizada e ativa.

Para uma empresa, o planejamento será o melhor caminho para iniciar uma ideia e também para aplica-la. Nada melhor que um bom planejamento para iniciar um projeto. Pensando nisso, e nos vários benefícios que o planejamento consegue oferecer aos líderes, gestores, equipes e para a própria empresa, conheça os principais níveis de planejamento que existem:

Planejamento Estratégico

É no planejamento estratégico que tudo se inicia, ou seja, é aqui que fatores ambientais internos e externos implicam algumas das decisões de grande importância para uma empresa. É nesse momento que a alta direção toma decisões importantíssimas para o futuro da empresa, como por exemplo: definição de missão, visão e valores.

Nesse momento, a maioria das coisas são criadas com o pensamento a longo prazo, contudo, essa visão ampla não significa que tudo estará sempre “100%” definido, é preciso entender que deve haver revisão e atualização contínua de todos os processos que foram definidos. O interessante desse processo é que, havendo um planejamento estratégico de algumas ações e projetos, poucas variações poderão ocorrer, assim, o que foi planejado será executado! Esse é o primeiro dos tipos de planejamento que você verá nesse artigo.

Planejamento Tático

Cada planejamento tem seu papel, entretanto, a união de todos eles consegue o resultado que a empresa e os colaboradores precisam, por isso, atente-se a função de cada um deles.

O planejamento tático tem o papel de criar e estabelecer metas e condições para que as ações que foram criadas no planejamento estratégico sejam de fato praticadas. Muitas pessoas dizem que o planejamento tático é a decomposição do planejamento estratégico, nesse sentido, entende-se que o planejamento tático é capaz de concretizar o que foi idealizado no planejamento estratégico, é nele que a equipe de colaboradores de cargos de gerência e liderança, desenvolverão atividades como: produção, administração, financeiro, marketing e outros.

Planejamento Operacional

É no planejamento operacional que as execuções começam de fato a acontecer. Ações são aplicadas, ideias são colocadas em prática, estratégias são executadas, e aos poucos tudo assume forma e “entra nos eixos”. Tudo que foi criado no planejamento estratégico e traçado no planejamento tático, cria forma e é executado no planejamento operacional.

Nesse momento, todos os níveis de organização estão unidos formando um time em busca do mesmo objetivo, nota-se que esse é um processo integrado e interdependente, por isso, é fundamental ter toda a empresa e todas as equipes engajadas no mesmo propósito. Além de ser um incentivo aos colaboradores, a porcentagem da empresa acertar e conquista aquilo que foi idealizado, é muito mais alta.

O que você, enquanto colaborador ou gestor, tem feito para implantar esse processo de planejamento dentro da sua empresa? Nesse artigo você conseguiu ver o quanto esse processo é importante para uma empresa crescer e se fortalecer no mercado.

Assim como para uma empresa, o planejamento também é peça fundamental para a vida de uma pessoa, essa é uma das ideias que o Coaching emprega foco, planejamento, persistência, autoconhecimento e autodesenvolvimento. Quer saber mais sobre essa ideia? Conheça o Professional & Self Coaching – PSC, uma formação que é capaz de transformar pessoas e profissionais no melhor que eles podem ser, saiba mais e permita que você e sua empresa descubram novas oportunidades.

Copyright:368997863  - https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais