O Que é Aging List e Como Pode Facilitar e Agilizar Suas Despesas

o-que-e-aging-list-e-como-pode-facilitar-a-agilizar-suas-despesas
A Aging List é uma ferramente que auxilia o empreendedor a administrar as finanças do negócio. Saiba mais!

Muitos empreendedores têm um grande conhecimento sobre a sua área de atuação, mas acabam deixando a desejar quando se trata de administrar as finanças do negócio. Se esse é o seu caso, saiba que existem recursos que podem te ajudar nesta tarefa, como o aging list ou, em português, lista de envelhecimento. Continue acompanhando e saiba como este método pode te ajudar a gerenciar o seu fluxo de caixa.

O Que é Aging List?

Aging list é uma lista, organizada em ordem cronológica, com todas as contas que uma empresa tem a pagar e a receber. Um relatório desse tipo permite a visualização dos saldos que são devidos à sua empresa pelos clientes. Da mesma forma, você poderá ver os valores que deve a outras empresas, como fornecedores, serviços, funcionários e outras despesas. Em uma aging list as receitas e despesas são separadas por período, que, geralmente, é de 30 dias. Então, com essa informação, é possível saber exatamente quanto a empresa irá pagar e receber em cada mês.

Embora pareça uma ferramenta bastante semelhante ao tradicional fluxo de caixa, existe uma diferença principal, como o fato de que o aging list é mais detalhado e mostra cada valor separadamente, como, por exemplo, o quanto cada cliente deve. No fluxo de caixa as informações são dos totais a serem pagos e recebidos. Porém, as duas são ferramentas muito importantes e uma serve para complementar a outra.

Como Fazer um Aging List?

Depois de entender o que é aging list você deve estar se perguntando como deve criar um. Saiba que não é necessário adquirir nenhum software para criar o seu relatório, basta utilizar um programa de planilhas, como o Excel, por exemplo. Entretanto, se a sua empresa conta com um sistema do tipo ERP, é bem provável que ele conte com essa função.

Se for usar o método das planilhas é necessário criar colunas, dividindo as receitas das despesas, com informações, como: nome do cliente ou fornecedor, data do vencimento e pagamento, tipo de pagamento, situação. Divida os dados em grupos de acordo com o prazo de pagamento, como: a vencer, vencido, 30, 60 ou 90 dias, etc.

Benefícios do Aging List

Por meio do aging list a gestão financeira da sua empresa será feita de forma muito mais eficiente. Haverá um maior controle dos valores que irão entrar e sair, as informações poderão ser utilizadas para melhores decisões por parte da gestão, além de uma melhora na organização de contas inadimplentes.

Ao ter acesso a informações detalhadas de contas vencidas e não pagas por clientes, você poderá tomar medidas para cobrá-las mais rapidamente, reduzindo os casos de inadimplência. Sem esse controle, a empresa demora muito mais tempo para identificar essas contas em atraso, o que acaba aumentando as chances de prejuízo.

Copyright: Vasin Lee

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010