O que é balanço patrimonial?

Balanço patrimonial é a maneira de demonstrar a situação financeira de uma empresa.

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa. Para isso, são reunidos os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido da empresa — que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.

Podemos dizer que o balanço patrimonial é o equilíbrio financeiro da organização, que inclui bens, direitos, obrigações e todas as participações de seus diretores e acionistas. Para que não haja desigualdade em nenhuma das partes analisadas, é fundamental que o Balanço Patrimonial seja realizado de maneira concisa e rígida.

Categorias do Balanço Patrimonial

Ativos

Esta categoria inclui rodos os bens, direitos e recursos que são controlados pela empresa. Investimentos financeiros também devem ser considerados, bem como quaisquer títulos públicos que a organização tem para receber.

Passivos

Composto por tudo o que for obrigação financeira da organização, como suas contas fixas, seus funcionários e despesas.

Calculando o balanço patrimonial

Para chegar ao resultado do Patrimônio Líquido, é necessário fazer a diferença dos ativos e dos passivos, ou seja: pegue tudo aquilo que for investimento e subtraia das despesas.

Conseguiu compreender o que é Balanço Patrimonial? Caso tenha ficado alguma dúvida, use o espaço abaixo para fazer uma pergunta.

Imagem: gst / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010