O que significa bootstrapping e como é utilizado no empreendedorismo

O que significa bootstrapping e como é utilizado no empreendedorismo
O modelo de bootstrapping consiste em começar um empreendimento sem contar com a ajuda de investidores.

Em se tratando de empreendedorismo, a expressão bootstrapping significa iniciar um novo negócio sem recorrer a investidores, utilizando apenas recursos próprios. A expressão é de origem inglesa e significa algo como “apertar a fivela das botas”, sendo utilizada para se referir à realização de algo sem nenhum tipo de ajuda externa.

Este termo tem sido bastante utilizado na criação de startups, que são empresas conhecidas por fazer dinheiro com poucos recursos iniciais. Entretanto, muitas delas começam com capital de investidores. Se você quer abrir sua empresa seguindo o modelo de bootstrapping, confira as dicas a seguir:

Como começar uma empresa com pouco capital

Começar um negócio no estilo bootstrapping não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Basicamente, existem duas maneiras de proceder:

  • Fazendo uma reserva financeira: comece a se preparar fazendo uma reserva de dinheiro. Para isso, é importante que você continue no seu emprego atual e vá separando uma parcela todos os meses para investir na sua empresa. Após conseguir o montante necessário e se preparar financeiramente para se manter, você pode pedir demissão e começar seu negócio;
  • Jornada dupla: a segunda opção é começar a trabalhar no projeto da nova empresa sem abandonar seu emprego atual, pedindo demissão apenas quando o negócio começar a gerar lucros. Muitos preferem agir assim, pois consideram mais prudente. Entretanto, é importante pensar que sua vida pessoal ficará bem prejudicada nesse período.

Como a ideia do bootstrapping é exatamente começar o negócio sem ajudar externas, você precisa ter muita cautela e fazer um planejamento detalhado antes de começar a agir. Todo empreendedor precisa agir assim, mas nesse caso os cuidados devem ser redobrados porque um dinheiro mal gasto pode colocar tudo a perder.

Dicas para fazer bootstrapping

É importante manter o orçamento o mais enxuto possível para conseguir fazer bootstrapping. Algumas dicas importantes são:

  • Site simples: toda empresa precisa ter um site hoje em dia, mas isso gera gastos. Portanto, opte por uma plataforma gratuita ou de baixo custo. Em relação ao layout, você pode usar os modelos básicos e gratuitos até pode investir em algo melhor;
  • Espaço para trabalhar: alugar um ponto comercial vai trazer um gasto alto que pode não ser muito interessante no início do negócio. Algumas opções são: montar um escritório em casa, utilizar espaços de coworking ou dividir um escritório com outra empresa;
  • Contrate apenas serviços essenciais: apenas contrate serviços e funcionários que forem extremamente essenciais e que você não possa realizar sozinho.

Como se pode ver, fazer bootstrapping não é uma tarefa simples e requer muito esforço. Afinal, empreender já não é muito fácil e, quando há poucos recursos, a tarefa se torna ainda mais desafiadora. Entretanto, esse é um ótimo começo para empresas de sucesso e o conhecimento que irá adquirir durante todo o processo certamente será muito enriquecedor.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo.

Imagem: OnBlast / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010