Pitch: um exemplo de apresentação feito pelas startups para aplicar no seu negócio

Pitch: um exemplo de apresentação feito pelas startups para aplicar no seu negócio
O pitch é um conceito que surgiu em meio ao universo das startups, e consiste em uma apresentação rápida do negócio e suas características.

O sonho de qualquer empreendedor é fazer com que sua startup decole. Especialmente em momentos como o que estamos vivendo, onde as dificuldades financeiras causaram uma quantidade elevada de demissões e a diminuição das oportunidades, muitas pessoas decidiram migrar para a área de criar o próprio negócio e tentar um lugar ao sol. Mas, assim como em qualquer setor de nossa vida, nada é fácil. Esse movimento resultou em uma concorrência ainda maior e o sonho de fazer sucesso passa por um árduo caminho.

Uma das formas que fazem com que a startup mude de patamar e passe a almejar o topo é quando investidores entram no negócio. Existem diversas empresas especializadas em abraçar as que estão começando, injetando capital e expertise visando sua melhora e, claro, um polpudo lucro num futuro próximo. Mas, para conseguir esse benefício interessante, é preciso não apenas um bom produto, mas também saber vender o peixe. É nessa hora que o pitch entra em cena.

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Um pitch é uma apresentação rápida feita por um empreendedor a fim de convencer investidores e clientes em potencial de que seu negócio vale a pena. A palavra pitch significa arremesso em inglês e é muito famosa no âmbito do baseball, um dos esportes favoritos dos norte-americanos. E é exatamente essa a intenção desta exposição: jogar sua ideia de forma que ela atraia o interesse das pessoas. Esse é mais um conceito que surgiu em meio ao universo das startups, em que esse tipo de apresentação é bastante comum.

Como mencionamos, essa é uma oportunidade de ouro e fazer uma péssima apresentação pode até sacramentar o destino de um negócio. Por isso, pensando em você que já está empreendendo ou pretende começar, separamos algumas dicas para você entender o pitch e fazer uma apresentação de sucesso quando chegar o momento. Confira!

Como desenvolver um pitch para seu negócio

Uma das características que você precisa saber antes de começar é que o pitch deve durar entre três e cinco minutos e, por ser muito curto, é importante planejar bem o que será exposto para vender seu produto e mostrar o que ele tem de melhor. Os temas abordados podem variar de acordo com o intuito da apresentação e se ela é para um cliente ou para um investidor. Confira alguns tópicos básicos que podem ser explorados:

 

  • A solução que o seu negócio promove;
  • O mercado do qual ele faz parte;
  • Quem são os clientes em potencial;
  • Que estratégias você pretende utilizar para conquistá-los;
  • A escalabilidade do negócio, ou seja, sua capacidade de expandir sem a necessidade de maiores investimentos;
  • Os clientes que já usaram o produto e suas experiências;
  • Experiência profissional dos fundadores da empresa;
  • Planejamento financeiro (incluindo o tempo e o capital necessário para equilibrar as receitas e as despesas).

 

O mais importante é que pensar sempre no tempo. Independente do tópico escolhido para entrar na apresentação, você precisa lembrar que deve fornecer todo conteúdo pensado naquele curto período. Portanto, nada de enrolar ou encher a apresentação de informações e detalhes.

Você conhece a terminologia “KISS”? Ela é bastante comum e é um termo cunhado na década de 1960, na Marinha dos Estados Unidos. Trata-se de uma abreviação para a frase “Keep It Simples and Straightforward”, ou seja, “mantenha simples e direto” (algumas fontes usam outro tipo de termos e tradução para a frase, mas o sentido é o mesmo). O foco aqui é justamente fazer o básico. Por vezes, o “feijão com arroz” pode ser a melhor saída.

Para você fazer um pitch eficiente e que arrebate os corações de futuros parceiros, clientes ou investidores, tenha em mente as seguintes dicas:

  •         Valorize de cara a oportunidade, mostre para que você existe e como pretende impactar o mundo, o consumidor ou apenas o seu mercado;
  •         Descreva o “problema” de maneira breve, direta e encaixe a sua solução no mesmo momento. Mostre que ela é realmente útil;
  •         Traga dados do mercado, do seu segmento. É interessante dar um overview do momento atual, trazer o potencial, além de números como expectativas de crescimento e faturamento;
  •         Liste seus diferenciais e mostre o quanto você se destaca com relação aos seus concorrentes. Trazer vantagens novas faz toda a diferença, especialmente algo que ninguém está esperando;
  •         Fale do modelo de negócios, como pretende trabalhar e como fará para ganhar dinheiro em cima da nova ideia que está sendo apresentada;
  •         Cite todos os envolvidos no projeto. Quando você fala da sua equipe, valoriza a empresa e demonstra que todos estão unidos rumo ao objetivo. Destaque as habilidades e competências;
  •         Conte as estratégias e os planos para o futuro. É importante que quem está assistindo conheça como a sua cabeça está funcionando e o que está almejando, especialmente em quanto tempo;
  •         Não hesite em apresentar qual o valor de investimento que está sendo buscado. Deixe claro como esse dinheiro será aplicado e quais as principais necessidades para o sucesso acontecer.

Dicas para sua apresentação

Prepare-se

Mesmo que você seja uma pessoa que tem o costume de falar em público, é fundamental que domine o tema e treine muito. Não subestime o fato de ser uma fala curta, pois isso a torna ainda mais importante. Tenha em mente que você terá pouco tempo para consertar sua apresentação caso fale uma besteira.

Pratique

A preparação não inclui apenas ler, pesquisar e escrever suas falas: também é necessário praticar. Faça isso na frente de amigos, familiares e colegas, até ter a certeza de que está dominando tudo o que pretende falar.

Tenha uma apresentação visual e interativa

Para complementar sua fala, faça uma apresentação visual — que pode ser por meio de um vídeo, uma demonstração do produto ou imagens. Use sua criatividade.

Tenha estratégias de negociação

Independentemente de o pitch ser para um cliente ou para um investidor, é bem provável que você precise negociar. Então, prepare-se para este momento e tenha bons argumentos para usar.

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Mantenha a calma

Apresentar seu negócio para um novo cliente importante ou um investidor é algo que acaba trazendo sentimentos de ansiedade e nervosismo. Entretanto, é importante que você mantenha a calma, deixe que sua paixão pela sua ideia tome conta e você faça uma ótima apresentação.

Entendeu como funciona o pitch? Você já precisou apresentar sua ideia neste modelo tão interessante? Se sim, use o espaço abaixo para contar como foi sua experiência ou deixe sua dúvida para que outros empreendedores compartilhem suas informações!

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Copyright: Dooder / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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