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Pitch: um exemplo de apresentação feito pelas startups para aplicar no seu negócio

15/05/17
Pitch: um exemplo de apresentação feito pelas startups para aplicar no seu negócio
O pitch é um conceito que surgiu em meio ao universo das startups, e consiste em uma apresentação rápida do negócio e suas características.

Um pitch é uma apresentação rápida feita por um empreendedor a fim de convencer investidores e clientes em potencial de que seu negócio vale a pena. A palavra pitch significa arremesso em inglês, e é exatamente essa a intenção desta exposição: jogar sua ideia de forma que ela atraia o interesse das pessoas. Esse é mais um conceito que surgiu em meio ao universo das startups, em que esse tipo de apresentação é bastante comum.

Como desenvolver um pitch para seu negócio

Um pitch deve durar entre três e cinco minutos e, por ser muito curto, é importante planejar bem o que será exposto para vender seu produto e mostrar o que ele tem de melhor. Os temas abordados podem variar de acordo com o intuito da apresentação e se ela é para um cliente ou para um investidor. Confira alguns tópicos básicos que podem ser explorados:

  • A solução que o seu negócio promove;
  • O mercado do qual ele faz parte;
  • Quem são os clientes em potencial;
  • Que estratégias você pretende utilizar para conquistá-los;
  • A escalabilidade do negócio, ou seja, sua capacidade de expandir sem a necessidade de maiores investimentos;
  • Os clientes que já usaram o produto e suas experiências;
  • Experiência profissional dos fundadores da empresa;
  • Planejamento financeiro (incluindo o tempo e o capital necessário para equilibrar as receitas e as despesas).

Dicas para sua apresentação

Prepare-se

Mesmo que você seja uma pessoa que tem o costume de falar em público, é fundamental que domine o tema e treine muito. Não subestime o fato de ser uma fala curta, pois isso a torna ainda mais importante. Tenha em mente que você terá pouco tempo para consertar sua apresentação caso fale uma besteira.

Pratique

A preparação não inclui apenas ler, pesquisar e escrever suas falas: também é necessário praticar. Faça isso na frente de amigos, familiares e colegas, até ter a certeza de que está dominando tudo o que pretende falar.

Tenha uma apresentação visual e interativa

Para complementar sua fala, faça uma apresentação visual — que pode ser por meio de um vídeo, uma demonstração do produto ou imagens. Use sua criatividade.

Tenha estratégias de negociação

Independentemente de o pitch ser para um cliente ou para um investidor, é bem provável que você precise negociar. Então, prepare-se para este momento e tenha bons argumentos para usar.

Mantenha a calma

Apresentar seu negócio para um novo cliente importante ou um investidor é algo que acaba trazendo sentimentos de ansiedade e nervosismo. Entretanto, é importante que você mantenha a calma, deixe que sua paixão pela sua ideia tome conta e você faça uma ótima apresentação.

Você já precisou apresentar sua ideia no modelo pitch? Se sim, use o espaço abaixo para contar como foi sua experiência.

Imagem: Dooder / Shutterstock

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

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