Por que é importante investir na identidade visual da sua empresa?

A identidade visual de uma empresa é responsável por representar sua missão, valores e visão.

Como sua empresa é vista por seus clientes? Como as pessoas reconhecem sua empresa nos meios de comunicação? Seu consumidor final ainda é o mesmo? Estas são algumas das perguntas que os gestores precisam fazer constantemente, pois elas dizem respeito a algo muito importante em um negócio: a identidade visual da empresa.

A identidade visual é formada por elementos formais — tipografias, logos e imagens — que representam visualmente uma marca, comunicando sua missão, valores e visão. O primeiro contato que o seu cliente tem com a sua empresa não é com um colaborador, mas com a marca e aparência geral do seu site, loja e logo.

Para saber se a sua empresa causa uma boa primeira impressão, é necessário fazer alguns questionamentos. Saiba quais são a seguir:

Perguntas para avaliar a identidade visual da sua empresa

Quem é meu público-alvo?

Seis clientes são homens ou mulheres? Qual a idade deles? Onde moram? Quais seus gostos pessoais? Saber o perfil do seu público é o primeiro passo para avaliar a identidade visual da sua empresa. São estas informações que apontarão o rumo para possíveis mudanças. Utilize os métodos de estudo do comportamento do consumidor para extrair informações assertivas e precisas sobre seu público.

A marca da minha empresa é moderna?

Levando em consideração que o comportamento das pessoas muda com o passar dos anos, é importante avaliar se a sua marca acompanha estas tendências comportamentais. É necessário também avaliar se a marca acompanha as tendências tecnológicas e pode ser aplicada em redes sociais, sites e demais meios de comunicação tecnológicos.

Esta marca representa minha empresa?

A missão, os valores e a visão da empresa estão bem representados na sua marca? É possível identificá-los ali? Muitas empresas utilizam o Planejamento Estratégico para responder estas perguntas, o que é uma decisão eficaz.

Caso você tenha identificado que a identidade visual da sua empresa precisa ser alterada, é preciso investir em profissionais capacitados para tal tarefa. Caso a sua empresa não tenha um profissional de criação para desempenhar esta função, contrate empresas de comunicação e design ou profissionais de criação freelancer.

[php_everywhere]

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010