Qualidade de vida no trabalho: Dicas e Conceitos

Quero começar este artigo com uma pergunta, querida pessoa: Você considera o seu ambiente de trabalho harmonioso ou caótico? Te pergunto isso pois a resposta para esta questão está diretamente ligada a qualidade de vida existente no seu ambiente de trabalho definirá o seu nível de qualidade de vida na empresa onde atua. Mas, afinal, o que é Qualidade de Vida no Trabalho? Eu vou te contar agora, querida pessoa!

Qualidade de Vida no Trabalho: conceitos e dicas

De forma sucinta e objetiva, Qualidade de Vida no Trabalho é o grau de satisfação que um colaborador tem com as funções exercidas e com o ambiente em que trabalha. Diferente do que muitos acreditam, a satisfação de um profissional no ambiente de trabalho não é algo que diz respeito somente a ele. Esta, aliás, é uma questão que deve ser vista e ter a devida atenção por parte da gestão da organização. Afinal, a satisfação do colaborador está diretamente ligada aos bons resultados que a empresa obtém ou deseja obter em um futuro próximo.  

Empresas são feitas por pessoas. Nada melhor que ter pessoas motivadas, felizes e engajadas, prontas para colocar os seus talentos profissionais à disposição da empresa para que juntos todos possam colher bons frutos, não é mesmo? Garantir um alto nível de Qualidade de Vida no Trabalho faz parte da ação conjunta entre gestores, proprietários e equipe de Gestão de Pessoas. Investir em equipamentos e maquinários, estimular a cordialidade e gentileza entre colaboradores para criar uma cultura organizacional amistosa e agradável são algumas das muitas iniciativas que a organização pode ter para que todos tenham qualidade de vida no trabalho. 

O colaborador também pode contribuir para que haja Qualidade de Vida no Trabalho. Listei abaixo algumas ações que podem contribuir positivamente com esta questão. 

 

1-    Foco: um profissional focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente;

2-    Afaste-se das fofocas: conversas fúteis sobre a vida dos colegas e superiores só alimentam um ambiente hostil. Afaste-se delas e procure eliminar esta conduta do seu dia a dia;

3-    Aprenda a trabalhar em equipe: o trabalho em equipe é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas. Colabore com seus colegas e aprenda com eles também;

4-    Cumpra prazos e horários: atender suas demandas com qualidade e cumprir prazos e horários evita estresses e que seu desempenho seja questionado;

5-   Cultive bons relacionamentos: mantenha boas relações interpessoais com seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais favorável. Assim como no aspecto pessoal, a QVT é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores, tanto dentro como fora do ambiente da empresa. Neste sentido, é importante salientar o papel social das organizações também na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. 

E para você, como a Qualidade de Vida no Trabalho pode contribuir com a sua organização? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais. 

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010