A relação de empresas com o conceito de universidade corporativa

A Universidade Corporativa é uma forma direta e segura de trabalhar conhecimentos específicos para equipes de diversos modelos de empresas.

As universidades tradicionais oferecem cursos que, em sua maioria, duram entre dois e oito anos, tempo em que preparam o estudante para um mercado de trabalho específico. É o caso das pessoas que pretendem se tornar jornalistas, médicos, pedagogos, advogados ou engenheiros.

As universidades corporativas, por sua vez, são um pouco diferentes, pois elas oferecem cursos técnicos específicos e com conteúdo e abordagem que varia de acordo com os interesses do estudante.

Normalmente, os cursos oferecidos pelas Universidades Corporativas são cursos on-line disponíveis na Web, o que torna um método mais viável. Sabe-se que diversas empresas bastante conhecidas já trabalham com essa espécie de treinamento. Aqui no Brasil, temos exemplos como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Serpro e Petrobras. Já no exterior podemos pegar como modelo empresas como a Shell e a rede de hotéis Accor.

Com base nessa informação, pode-se associar a Universidade Corporativa a uma instituição de ensino que oferece conhecimento e aprendizado a empresas públicas e privadas, com estratégias e objetivos específicos, de modo que todo o trabalho seja refletido nos resultados das organizações.

Benefícios da Universidade Corporativa

  • As ações são voltadas ao ambiente de negócio;
  • Atua no desenvolvimento das habilidades essenciais;
  • Trabalham de forma inovadora, buscando entregar conhecimento sempre que possível;
  • Busca desenvolvimento e gerenciamento de ferramentas que visam a captação de conhecimento para uma organização;
  • O público alvo é bastante extenso e não se restringe apenas ao público interno (colaboradores). Dessa forma, nota-se que o conhecimento é desenvolvido e empregado para todos os profissionais que estão envolvidos com o desempenho da organização em si;
  • Procuram transformar o conhecimento em vantagem competitiva;
  • Foco no resultado, independentemente da área que recebe o “treinamento”.

Com tantos benefícios, a Universidade Corporativa pode ser considerada um recurso extremamente eficiente para uma empresa alcançar grandes objetivos e atingir suas principais metas.

Falando em educação empresarial, existem alguns modelos de plataformas EAD (Ensino a Distância) que trabalham e oferecem os treinamentos citados acima. Se você é um líder ou gestor e gostou dos benefícios que a Universidade Corporativa pode oferecer a sua empresa, faça uma pesquisa sobre as plataformas, se informe um pouco mais sobre as possibilidades de ensino.

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Imagem: Africa Studio / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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