Relações humanas no trabalho – definidoras de sucesso ou fracasso de uma empresa

relações humanas nas organizações Relações Humanas no trabalho definem sucesso e fracasso em grande parte das empresas

Em todas as empresas de todos os países do mundo há algo que faz parte do cotidiano destas organizações: as relações humanas. Quando falamos em relações humanas no trabalho falamos de algo que vai muito além da hierarquia ou de processos. Falamos das relações entre colegas de trabalho, entre gestores, entre gestores e colaboradores.

Passamos a maior parte do nosso dia com nossos colegas de trabalho, gestores e prestadores de serviço. Isto já é um bom motivo para que busquemos meios mais pacíficos e seguros para conviver com estas pessoas de maneira harmônica. Mas, existem outras razões para que as relações humanas no trabalho sejam levadas em consideração. Afinal, elas podem influenciar –  de maneira negativa ou positiva – os mais variados processos dentro da organização.

E é justamente sobre as influências das relações humanas no trabalho que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

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Como as relações humanas influenciam o ambiente de trabalho? 

São as relações humanas no trabalho que ditam o grau de motivação dos colaboradores, por exemplo. Quando há um clima organizacional que favorece e estimula boas relações humanas, as pessoas tendem a se manterem mais motivadas e envolvidas com os processos da organização empresarial. Sabe aquela expressão “vestir a camisa da equipe”? Ela só é possível ser vivida na prática quando a organização empresarial tem um ambiente propício para relações humanas saudáveis. Porém, a ausência de um ambiente saudável e agradável dentro das organizações reflete nas relações humana e vice-versa. Os processos ficam morosos, reuniões de trabalho se tornam momentos tensos e isso afeta a tomada de decisão; em alguns casos, pode afetar até mesmo a produtividade e lucratividade da organização.

Mas, o que afeta negativamente as relações humanas no trabalho? Listei os fatores mais comuns de serem encontrados nas organizações empresariais:

1 –  Falta de empatia

Muitas vezes, as pessoas acreditam que por ser o ambiente de trabalho um local para exercer funções e responsabilidades profissionais, é necessário ser frio e indiferente às questões ligadas aos colegas de trabalho. Diante de um problema ou de alguma dificuldade do colega, muitos tendem a permanecer distantes. A empatia é uma qualidade que está ausente em muitas organizações empresariais e isso faz com que haja desconfiança entre os colaboradores. Além disso, isso faz com que os trabalhos e atividades coletivas se tornem cada vez mais difíceis de serem executadas, já que os colaboradores envolvidos não conseguem criar sinergia entre eles.

2 – Desrespeito

Este fator também é fruto da ausência de empatia no ambiente organizacional. Quando não há empatia, lidar com as diferenças de ideias e pensamentos dentro da empresa pode ser algo bastante complicado. Situações desrespeitosas causam diversos transtornos entre colaboradores de uma empresa. Comentários ofensivos e atitudes rudes são algumas das situações em que o desrespeito mostra a sua face.

3 – Arbitrariedade

No ambiente organizacional em que as relações humanas não são amigáveis é possível encontrar gestores que delegam funções e tarefas de maneira arbitrária. Muitos confundem a hierarquia com arbitrariedade e ao invés de ter colaboradores em sua equipe, gestores com essa postura tem funcionários desmotivados e totalmente descomprometidos com o sucesso da empresa. Além disso, a arbitrariedade praticada por gestores é um dos fatores que causam grandes índices de turnover nas empresas.

4 – Excesso de competitividade

Há um ditado que fala “tudo em excesso faz mal”. Uma das coisas mais comuns em ambientes corporativos é a competitividade entre colaboradores, o que pode ser algo saudável para a descoberta e desenvolvimento de habilidades. Mas, nem toda hora é propícia para que a sua competitividade esteja presente. Em nome da competitividade, muitas vezes, os profissionais optam por deixar a gentileza e até a generosidade de lado.

Em um ambiente com tantos fatores negativos e nocivos, fica bastante difícil manter relações humanas saudáveis nas organizações empresariais. Mas, o que pode ser feito para garantir que este quadro se reverta de maneira positiva? Quais as medidas que podem ser implementadas de modo que contribuam com as relações humanas no trabalho? Para ajudar você e a sua empresa, preparei uma lista com dicas poderosas!

Como o Coaching pode contribuir positivamente com as relações humanas

Se as relações humanas dentro da sua organização empresarial também precisam passar por importantes transformações, confira as dicas a seguir. São soluções baseadas em ferramentas e técnicas de Coaching que contribuirão de maneira positiva. Vamos lá?

1 –  Feedback 360º

Esta ferramenta contribui para identificar e analisar qual é a percepção que os liderados têm sobre os seus líderes. O Feedback 360º traz informações sobre o perfil comportamental de quem será avaliado, bem como as suas habilidades, seus pontos de melhoria, pontos fortes e as respectivas atitudes. Vale ressaltar que o Feedback 360º permite que o colaborador se avalie, além de receber o devido feedback de seus colegas e também de seus gestores.

2 – Inteligência Emocional

Esta é uma das habilidades fundamentais para as relações humanas. A Inteligência Emocional é importante para que cada pessoa compreenda as próprias emoções e saiba lidar com elas de maneira eficaz. Graças a Inteligência Emocional, é possível evitar respostas abruptas, atos impulsivos e situações embaraçosas, fatores altamente prejudiciais para as relações humanas no trabalho.

3 – Comunicação Eficaz

Todas as pessoas ligadas a organização empresarial – de maneira direta ou indireta – precisam ter esta habilidade. Para que a comunicação ocorra sem ruídos e a mensagem seja transmitida com clareza, é fundamental que todos desenvolvam esta habilidade. Uma comunicação eficaz contribui com as diferentes ideias sem que haja constrangimento tanto para quem fala quanto para quem ouve. Além disso, a comunicação eficaz proporciona a solução pontual de possíveis problemas e contribui com a motivação dos colaboradores.

E você, o que pensa a respeito das relações humanas no trabalho? Utilize o espaço abaixo para compartilhar a sua experiência e a sua opinião sobre este assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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