Como fazer um plano de ação empresarial

homem escrevendo plano de ação

© Depositphotos.com / serggn A criação de um plano de ação empresarial aumenta significativamente as chances de sucesso do planejamento estratégico.

 

 

A criação de um plano de ação é uma etapa conseguinte à elaboração do planejamento estratégico empresarial, chamado também de plano de ação empresarial, que define objetivos e metas a serem alcançados pela organização em determinado período de tempo. Sua realização é essencial para que as atividades da empresa estejam bem organizadas e favoreçam as conquistas almejadas. Você sabe como fazer um plano de ação empresarial? Leia nosso post e aprenda!

Construindo um plano de ação empresarial

O objetivo do plano de ação empresarial é elencar todas as atividades que precisam ser desempenhadas para alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico empresarial. Este é o momento de detalhar, de forma clara e realista, quais ações serão de responsabilidade de cada colaborador, estabelecendo a forma como a função será desempenhada e em qual prazo.

Sistema 5W2H

O Sistema 5W2H é um check-list de várias atividades que precisam ser desenvolvidas com muita clareza por parte de todos os colaboradores da empresa. Basicamente, o 5W2H é o mapeamento das atividades a serem empreendidas, desde as iniciais até o cumprimento das metas.  Este método funciona a partir da resposta detalhada às seguintes questões:

  • What – O que será feito?
    Trata das etapas necessárias para completar determinada ação.
  • Why – Por que será feito?
    Essa é a justificativa para as ações que serão feitas.
  • Where – Onde será feito?
    Indicação do local onde ocorrerão as ações.
  • When – Quando será feito?
    Estabelecimento do cronograma das atividades e do prazo para finalização.
  • Who – Por quem será feito?
    Elencar as pessoas envolvidas nas atividades, sendo responsáveis por empreender as tarefas e gerir os colaboradores.
  • How – Como será feito?05
    Designação de todos os métodos que serão empregados.
  • How much – Quanto custará?
    Cálculo do valor a ser investido.

Após responder as questões do Sistema 5W2H, o gestor tem em mãos um documento que serve de guia para direcionar os esforços e possibilitar a verificação das atividades, de acordo com sua realização. Desse modo, é possível identificar rapidamente quando alguma atividade foi realizada de maneira diferente daquilo que foi planejado, evitando a queda de qualidade no objetivo final.

É importante que toda a organização participe e acompanhe o plano de ação empresarial, provendo uma elevada cooperação e maiores possibilidades de sucesso ao processo. A ferramenta é bem fácil de ser implementada e seus benefícios são inúmeros. Por isso, use-a sempre.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010