Como lidar com resistência à mudança organizacional nas empresas?

Resistência as mudanças organizacionais

Resistência à mudanças no ambiente empresarial é algo a ser considerado pois pode gerar problemas

Todas as organizações passam por mudança em algum momento. Seja para promover melhorias em processos, modificações físicas, o fato é que mudar é algo que está presente no cotidiano das empresas. Apesar de serem importantes e, às vezes obrigatórias, nem sempre as transformações são aceitas de maneira tranquila e com naturalidade. A resistência à mudança organizacional é um dos maiores bloqueios para o sucesso.

Mas, como lidar com a resistência à mudança organizacional com eficiência e segurança? Como mostrar para os colaboradores que tais alterações são necessárias para que eles fiquem seguros e confiantes? Não precisa entrar em desespero, pois este artigo vai justamente lhe ajudar com essas e outras questões. Continue lendo!

3 dicas para deixar o processo de modificação mais fácil

Leia agora 3 sugestões que com certeza irão te ajudar no processo de mudança organizacional. Vamos lá?

1 – Pensamento coletivo

Um documento que explica o que é a cultura organizacional é resultado do que acontece ou não deveria acontecer no dia a dia. Nada mais justo do que ter a participação dos colaboradores em todas as etapas do processo. Mostre a eles qual papel cada um deverá exercer durante o processo e deixe claro que a participação deles contribui positivamente para a construção bem-sucedida da nova política.

2 – Comunicação de divulgação

A comunicação clara é o começo de todo relacionamento saudável e isso pode ser aplicado perfeitamente na relação entre um funcionário e uma empresa. O trabalhador deve saber o que está sendo planejado e quais serão os pontos positivos e negativos de cada ação. Só que não adianta nada contar as coisas de forma superficial. Ao envolver os colaboradores no processo de mudança organizacional, deixe evidente quais são os benefícios e os impactos disso no cotidiano.

Outro ponto essencial da comunicação é saber transmitir a mensagem corretamente. No dia do lançamento oficial da novidade, faça um evento interno em que o gestor dá um discurso discorrendo sobre a transformação organizacional com convicção e segurança. Isso desperta a confiança dos colaboradores na gestão e também no processo. É relevante lembrar a necessidade de descartar falsas promessas e a ocultação de informações. Ninguém merece ganhar falsas esperanças, não é mesmo? No final, abra espaço para que todos possam fazer perguntas e observações.

Além disso, invista em material de divulgação digital, tais como a disponibilização online dos documentos e conteúdos complementares. Invista também em material offline, tais como panfletos e cartazes nos murais de comunicação interna, promovendo as alterações e estimulam a aplicação delas no dia a dia.

3 – Receptividade

Para completar, deixe um canal de conversa aberto, assim todos podem entrar em contato, evitando fofocas e outros problemas. É importante que os colaboradores se sintam seguros para falar sobre seus anseios e dúvidas, apresentar ideias novas ou esclarecer dúvidas.

Gostou das dicas? Se tiver mais alguma que gostaria de compartilhar é só escrever nos comentários!

Como o coaching ajuda positivamente

O coaching é uma poderosa ferramenta que pode contribuir fortemente para a sua evolução pessoal e profissional para que você encontre seus próprios caminhos na hora de planejar e comunicar mudanças organizacionais. Afinal, você já é um profissional de sucesso e só precisa agora se aprofundar em algumas questões internas para que suas características positivas se destaquem ainda mais.

Cumprir com as sessões do método é a forma de você dizer a si mesmo que acredita no despertar do seu potencial. Nada mais justo do que investir na sua evolução pessoal e profissional, não é mesmo? Nunca é cedo ou tarde demais para isso. Se você sente que pode ser ainda mais do que já é, esse é o momento certo! Conheça alguns cursos relevantes para o tema desse texto:

  • Consultor em Análise Comportamental

A formação de Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é essencial para quem busca saber a respeito de como funciona o mapeamento de perfil e tendências comportamentais. Tal conhecimento é uma ótima forma de desenvolver sua gestão para que ela fique mais assertiva, eficaz e positiva, contribuindo diretamente para índices positivos de saúde no trabalho, clima organizacional, aderência à cultura organizacional e cumprimentos de metas.

Com 20 horas de aulas teóricas e práticas, você obtém sabedoria por meio de conteúdos desenvolvidos por profissionais altamente capacitados em coaching. A Teoria dos Perfis Comportamentais, a otimização do processo de recrutamento e seleção, o aperfeiçoamento dos procedimentos de treinamento e desenvolvimento internos são apenas alguns dos principais assuntos que você aprende durante essa formação.

  • Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL)

Outra formação do IBC superinteressante é a Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL). O treinamento é baseado na ciência de mesmo nome criada pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. Tal área de estudo promove a ideia de que os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento de todo o ser humano podem trabalhar juntos para alcançarem um objetivo.

Essa linha de pensamento conduz as aulas teóricas e práticas e todo o material que o coachee tem acesso. São conteúdos que envolvem o aprendizado do que é e como exercer o autoconhecimento, inteligência emocional e autodesenvolvimento; o que é a estrutura do pensamento; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; como negociar e solucionar problemas de forma mais assertiva; quais são os processos de ancoragem; como praticar a linguagem não verbal; como refletir determinada situação por mais um ângulo e desenvolver a flexibilidade comportamental; transformar sonhos em objetivos reais com planos de ação factíveis; e muitos outros temas essenciais para a sua evolução pessoal e profissional.

  • Leader Coach Training (LCT)

O curso Leader Coach Training (LCT) também do IBC é um treinamento de alto nível para formar líderes de performance excelente. Durante o curso, você aprende a respeito de autogestão; práticas de coaching; boas práticas de liderança; como ser um agente ativo na gestão de mudanças; como aperfeiçoar as técnicas de comunicação e feedback; como desenvolver equipes de desempenho acima da média; e muitos outros tópicos importantes para todo profissional que busca por evolução e relevância.

A aplicação imediata em todos os quadrantes da liderança, a criação de uma nova filosofia para obtenção de resultados humanizados, o autodesenvolvimento constante são apenas alguns dos assuntos que você aprende nessa importante formação. No fim das contas, você consegue provar a sua eficiência por meio do seu progresso nas entregas das atividades, na administração da equipe e até nos relacionamentos interpessoais que mantém na empresa.

Abra a porta para as oportunidades

No artigo de hoje você leu conselhos valiosos a respeito de como lidar com as resistências às mudanças organizacionais e sobre as incríveis possibilidades positivas que o coaching pode trazer. Aliás, reparou como as formações do Instituto Brasileiro de Coaching podem ser um pontapé na porta que está bloqueando a possibilidade de trazer ainda mais sucesso para a sua vida?

Não perca mais tempo esperando que alguma chance caia no seu colo. Corra atrás daquilo que deseja e conduza a forma como as transformações acontecem na sua vida. Lembre-se de que você pode ser o protagonista dos caminhos que trilha todos os dias. Invista no coaching para alcançar resultados incríveis tanto na vida pessoal quanto profissional.  

Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre as mudanças organizacionais. E, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe nas suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 336534740 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alphaspirit

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010