Conceito de Treinamento de Pessoal

treinamento-de-pessoal

O treinamento de Pessoal utiliza técnicas e procedimentos específicos para maximizar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

 

Nós vivemos em uma sociedade em que as mudanças são constantes. Não poderia ser diferente com o universo empresarial, não é mesmo? As organizações sempre estão passando por mudanças que podem ser originadas de necessidades da gestão ou pelo modo repentino que o mercado se movimenta. Contudo, uma empresa é feita por pessoas e se a cultura organizacional precisa se adaptar frente a essas mudanças, os colaboradores também precisam.

Infelizmente nem sempre a preocupação com a transição do funcionário é enxergada com clareza pelos gestores. Quanto mais burocrática for a empresa, menores são as chances de se verificar as atitudes que precisam ser tomadas. Neste sentido, o setor de recursos humanos precisa fazer um esforço constante para criar uma ponte entre os colaboradores e a organização.

Felizmente este cenário está mudando! Já existe um grande número de empresários que entendem a importância do treinamento de pessoal como forma de aumentar o valor do capital humano e intelectual e também os resultados. Continue lendo o texto para saber mais!

Tipos de treinamento de pessoal

 

Conheça a seguir alguns exemplos de treinamento de pessoal:

  • Integração de novos colaboradores: a finalidade é agregar os novos colaboradores à rotina da nova empresa, mostrando sua missão, visão, valores, tipo de conduta e comportamento adequado. Além disso, faz parte a familiarização com os demais profissionais da organização.
  • Treinamento de habilidades técnicas: o foco aqui é o de aprimorar os métodos de trabalho dos profissionais por meio de formação de novas tecnologias e modelos organizacionais. Somente com o conhecimento, eles poderão desenvolver as técnicas inovadoras.
  • Treinamento de comunicação: o objetivo desse tipo de prática é desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal dos colaboradores para que haja uma melhor interação entre todos e a otimização do cumprimento dos processos, por consequência.
  • Treinamento de liderança: a preparação de lideranças promove aos profissionais que ainda não são adquirirem as habilidades, tais como saber desenvolver os integrantes da equipe, gerenciamento do tempo e de atividades, como aumentar a produtividade focada em resultado, como ser mais criativo e muito mais!
  • Treinamento motivacional: essa modalidade tem como objetivo o desenvolvimento humano dos colaboradores por meio de ações de incentivo, potencialização das habilidades e mudança de comportamentos.
  • Treinamento de habilidades: essa capacitação tem como intuito aprimorar as habilidades e competências já presentes no profissional. Quando eles estiverem devidamente empoderado poderão agir com mais autonomia, mantendo a alta performance e entregando resultados de excelência.
  • Palestras de colaboradores: os funcionários que possuem habilidades e talentos específicos podem compartilhá-los com os demais colegas de trabalho por meio de palestras, cursos e workshops.  
  • Treinamento para equipe de vendas: o objetivo desse exercício é a otimização da capacidade de vendas das equipes da empresa. Para tanto, a modalidade aborda temas como comunicação, inteligência competitiva, planejamento, negociação e muito mais.

Benefícios do treinamento de pessoal

 

Confira quais são alguns benefícios proporcionados pelo treinamento de pessoal:

  • Otimização de processos;
  • Aumento da motivação;
  • Retenção de talentos;
  • Maximização da produtividade;
  • Construção e fortalecimento de relacionamentos interpessoais;
  • Crescimento da qualidade de vida dos colaboradores;
  • Vantagem competitiva;
  • Adequação à cultura organizacional;
  • Diminuição do estresse;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Planejamento estratégico;
  • Mudança de atitudes e comportamentos;
  • Elevação dos níveis de qualidade;
  • Aumento da eficiência dos processos;
  • Maximização da inovação;
  • Melhoria na imagem da empresa perante os stakeholders;
  • Ampliação da autoconfiança.

Coaching como treinamento de pessoal

 

Assim como a sociedade é uma organização com regras, preceitos, leis e costumes bem definidos, as empresas também são organizações com características próprias. Para que dentro de uma corporação exista um relacionamento harmônico é preciso definir códigos de ética e implementar uma cultura organizacional condizente com a filosofia e os valores desta organização. Mas, não adianta fazer cartilhas, enviar e-mails e lembrar os colaboradores da cultura, se não for possível isso não for sentido na prática todos os dias. Lembre-se: a melhor forma de educar é por meio do exemplo e da execução.

 

A utilização do coaching é uma forma de tornar isso uma realidade e efetivar a educação corporativa com excelência. Várias pesquisas feitas pelo International Coach Federation (ICF) e pela Universidade de Harvard mostram que 70% dos profissionais que fizeram coaching foram capazes de aumentar seu desempenho, quase 50% das empresas costumam oferecer coaching para desenvolver as lideranças.

 

Ainda tem mais! Um estudo feito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas com 10 executivas indica que mais de 80% deles são mais flexíveis, são mais abertos às mudanças organizacionais e conseguiram melhorar o ambiente de trabalho bem como os relacionamentos dentro dele. Além disso, mais de 90% otimizaram a produtividade. Para completar, todos eles aumentaram a capacidade de ouvir com atenção.

 

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a maior e mais conceituada escola de certificação e treinamento em coaching do País. O IBC conta com metodologias próprias e cases de sucesso que são reconhecidos mundialmente. Por meio dos cursos oferecidos são desenvolvidas habilidades que tornam os profissionais capazes de lidar com diversas situações do contexto empresarial e até mesmo fora dele. Além de despertar características latentes no indivíduo, o coaching faz com que ele coopere de forma significativa para o crescimento e expansão da empresa. Basicamente, o coaching é uma forma eficaz de unir gestão de pessoas e gestão de conhecimento e converter em resultados efetivos!

 

As Soluções Corporativas do IBC oferecem coaching executivo individual, formação de coaches internos, coaching em vendas e programa de desenvolvimento de liderança e as soluções customizadas. Nesse último você pode optar por outdoor training, workshop, palestra, por exemplo. Basta que você saiba quais são os objetivos que determinadas pessoas ou grupos têm.

 

Para treinar especificamente os líderes, ou aqueles que desejam ser, há o Leader Coach Training (LCT), um programa completo que desenvolve profissionais de alta performance. Essa formação do IBC ensina sobre os quadrantes da liderança, como obter resultados mais humanizados, como aperfeiçoar os canais de comunicação, como desenvolver o comprometimento para o alcance de metas, como reter colaboradores que são talentos, como desenvolver equipes inteiras e como aumentar o indicador de satisfação e qualidade de vida no trabalho.

 

Você já passou por treinamento de pessoal dentro da empresa em que trabalha? Conte nos comentários!

 

Copyright: Shutterstock.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010