Conhecendo a escala de satisfação e sua importância para uma gestão de sucesso

régua medindo um homem

Mensure a satisfação de seus colaboradores com o conceito de escala de satisfação

A rotina de trabalho nas empresas requer disposição, conhecimento, envolvimento e principalmente, satisfação. Quando falamos em profissionais satisfeitos, nos referimos a profissionais que estão felizes com o que produzem. Falamos ainda daqueles que exercem funções que fazem sentido para as suas vidas.

Um colaborador satisfeito com o seu trabalho tem comprometimento com a empresa em todos os aspectos. Contribui para que a organização alcance resultados positivos, incentiva e inspira os demais colaboradores a buscar crescimento profissional. A satisfação dos colaboradores é de extrema importância para a organização, além de ser fundamental para uma gestão de sucesso.

Mas, é possível mensurar a satisfação dos colaboradores? Quais são os fatores que atestam a satisfação profissional? No artigo a seguir iremos apresentar os tópicos mais relevantes para identificar a satisfação dos colaboradores e assim realizar uma gestão de sucesso. 

Traçando a escala de satisfação dos colaboradores

Como mensurar a satisfação dos profissionais do seu quadro de colaboradores? Vale destacar que a satisfação dos profissionais não está atrelada exclusivamente a questões financeiras. Para traçar a escala de satisfação de seus funcionários, fique atento aos fatores que seguem abaixo.

1. Faça pesquisa sobre clima organizacional

Trabalhar em um ambiente amigável, respeitoso e produtivo contribui positivamente para que os colaboradores executem suas tarefas com mais disposição. Um clima organizacional com tais características traz maior satisfação para quem faz parte da empresa. 

Portanto, pesquise e levante informações para mapear o clima organizacional da sua empresa. Se identificar que há questões mal resolvidas entre os membros da equipe, foque em entender quais são os problemas e como resolvê-los. Um ambiente conflituoso não abre margem para a construção de relações interpessoais satisfatórias. 

2. Avalie os processos de gestão

É importante conhecer se os processos possuem fluidez e eficiência. Identifique os pontos de melhoria e os pontos positivos. Se atente também ao gerenciamento desses processos, verificando se é realmente eficaz para todos os departamentos da empresa. 

Tudo isso refletirá na satisfação dos colaboradores. Pode ser extremamente frustrante para eles atuarem em uma companhia onde o sistema de trabalho é desorganizado e pouco eficaz. 

3. De olho na estrutura

Garantir um espaço físico que atenda as necessidades dos colaboradores é primordial para a satisfação no ambiente de trabalho. Verifique se as áreas comuns da empresa são confortáveis ou se necessitam de melhorias. 

É importante avaliar também se softwares e hardwares estão atualizados e prontos para as atividades. Cadeiras, mesas e outros materiais que façam parte da rotina de trabalho dos colaboradores também devem ser considerados.

4. A constância faz o sucesso

Importante dizer que estas questões devem ser avaliadas constantemente. Uma gestão de sucesso é aquela que foca em resultados e também na satisfação daqueles que contribuem para o alcance destes resultados: os colaboradores.

Exatamente pela necessidade de constância na observação desses tópicos, é importante conhecer e adotar o uso de uma escala de satisfação. Abaixo apresentaremos o conceito da escala Likert.

O que é a Escala Likert?

Com certeza, você já respondeu alguma pergunta sobre o quanto concorda ou discorda de algo. É basicamente disso que se trata a chamada escala Likert. Esse tipo de escala é empregado em formulários que visam medir posturas e opiniões com maior nuance do que um “sim” ou “não”.

Na escala Likert a pergunta utiliza uma escala de 5 a 7 pontos. Em alguns casos, pode ser chamada de escala de satisfação, variando de uma atitude extrema a outra. Geralmente, nesse tipo de pesquisa há uma opção moderada ou neutra.

O nome dessa escala é uma homenagem ao seu criador, cientista social estadunidense Rensis Likert. Trata-se de um método que possibilita conhecer os graus de opinião do público investigado. Esse tipo de escala pode ser usado para medir o grau de satisfação dos colaboradores com a sua empresa.

Perguntas da escala Likert: como elaborar?

Confira a seguir os principais critérios para elaborar as perguntas da escala Likert.

1. Precisão

As perguntas desse tipo de pesquisa devem ser elaboradas de forma a evitar ambiguidades e confusão. Por exemplo, se deseja perguntar sobre a satisfação do relacionamento do colaborador com os colegas da sua equipe, deixe claro de que se trata apenas desse grupo. 

Se não houver essa limitação, o colaborador pode entender que deve mensurar seu relacionamento com todos os profissionais da empresa. Para que as perguntas sejam apresentadas com precisão, é essencial ter bem claros os objetivos de avaliação da escala de satisfação. Ou seja, o que se quer conhecer a satisfação dos colaboradores. 

2. Cuidado com os adjetivos

Nos casos das questões que dizem respeito a conceitos, é essencial se certificar de que os colaboradores irão entender objetivamente. Nas opções de respostas devem estar incluídas palavras de caráter descritivo, que sejam fáceis de compreender. Não deixe os respondentes confusos, bastante é mais do que muito? 

O ideal é iniciar a escala pelos extremos como “extremamente” ou “nem um pouco”. A escala precisa ter um ponto médio definido, aquele termo que será associado à moderação, como “moderadamente”. Pode ser um termo neutro também, como “nem um, nem outro”. Utilize termos claros como “muito” ou “ligeiramente” para as outras opções.

3. Bipolar ou unipolar?

Quando as perguntas do questionário apresentam dois posicionamentos opostos, como “amo” e “odeio”, se tem uma escala bipolar. Já quando a pergunta apresenta variação de possíveis respostas, indo de “nenhum” a “nível máximo”, se tem uma escala unipolar. A escala unipolar costuma ser mais eficaz. 

Escalas unipolares são mais fáceis de compreender, tem mais níveis de possibilidades de respostas e apresentam o oposto exato ao outro. Dessa forma, a pergunta se torna metodologicamente consistente. 

4. É melhor perguntar

Boa parte das pessoas tende a concordar com afirmações e isso traz sérios riscos para o resultado da avaliação de satisfação. Trata-se do chamado viés de aquiescência, logo, é mais eficaz perguntar algo do que afirmar esperando concordância ou discordância. 

E para você, existe outro fator que faz parte da satisfação dos colaboradores? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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