Gestão Empresarial Sustentável e o Aumento da Lucratividade

Gestão sustentável

Uma Gestão Empresarial Sustentável busca iniciativas de preservação do meio ambiente através de ações para obtenção de resultados positivos no que diz respeito a lucratividade e preservação.

A sustentabilidade é um tema amplamente abordado pela ciência desde muito tempo, sempre alertando-nos sobre a importância de agirmos com sutileza em relação a utilização e descarte dos recursos naturais.

O último acontecimento em São Paulo, onde o governo tomou a decisão de racionar água depois de ter faltado por vários dias, no fez perceber que ações do efeito estufa está mais presente do que imaginávamos.

Desde então, assuntos sobre aquecimento global, desastres naturais, mudanças climáticas, economia verde, tem entrado em foco e ganhado sua devida atenção, e consequentemente, houve aumento gradativo do número de adeptos aos hábitos ecologicamente corretos.

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Mas afinal, o que é sustentabilidade?

É tratar o meio ambiente com o respeito que ele merece. É interagir com o mundo sem comprometer os recursos naturais, suprindo suas necessidades com equilíbrio e consciência, pautando-se na melhor utilização de seus consumos, água, energia, bem como, preocupar-se em reciclar e diminuir resíduos poluentes, se responsabilizar pelo o que produz e o que descarta.

Convido você a ver no vídeo abaixo uma abordagem interessante sobre como contribuir para a melhoria do meio ambiente apenas mudando sua forma de ver o mundo. Coloque seus óculos da sustentabilidade e assista:

Como grandes influenciadoras do comportamento social, as empresas tem aderido fortemente nas boas práticas corporativas e de gestão. Suas intervenções possuem grande impacto na construção de costumes culturais. É neste cenário que inicia então, o movimento da sustentabilidade empresarial.

O que é sustentabilidade empresarial?

São iniciativas de preservação do meio ambiente promovidas pelas organizações. Realizando ações para obtenção de resultados positivos no ponto de vista do tripé da sustentabilidade, que incluem os aspectos – ambiental, social e financeiro.

Lucratividade Sustentável Como Vantagem Competitiva

É uma forma inteligente de fazer negócio pensando na sua durabilidade, crescimento consistente e alcance de resultados a curto, médio e longo prazo.  É a oportunidade de fazer negócios e gerar aumento de lucros pautado na gestão sustentável.

Empresas de pequeno, médio ou grande porte que possuem boas práticas corporativas e se comprometem com tomadas de decisões que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente, obtém benefícios tangíveis e intangíveis.

Dicas de Gestão Sustentável

Confira abaixo dicas para implantar uma gestão organizacional sustentável e obtenha um olhar abrangente sobre os benefícios adquiridos:

Aumento de Lucro

Uma empresa sustentável é muito mais competitiva no mercado, pois além de ter maior respeito e valor para a sociedade, também aumenta substancialmente sua lucratividade quando lida melhor com os fatores relacionados ao consumo consciente de água e energia, utilização eficiente dos recursos, redução de custos e diminuição na produção de resíduos.  A sustentabilidade torna o negócio produtivo e rentável.

Fortalecimento da reputação

Pautar a credibilidade de uma organização apenas na construção de imagem ou ações de marketing são estratégias totalmente ineficazes. Considerando que, com a introdução da internet em nossa vida cotidiana, o fácil acesso à informação permite que façamos análise prévia sobre qualquer empresa ou produtos antes de uma decisão de compra.

É preciso cativar seu público da melhor maneira através de práticas comprovadas e adotadas verdadeiramente, colocando o respeito ao consumidor em primeiro lugar.

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Respeito ao público

Vale ressaltar que é necessário levar em consideração questões que vão além do custo e do preço, mas principalmente, a obra prima utilizada nos produtos e suas origens, a mão de obra (muitas empresas são coniventes com o trabalho precário e até mesmo trabalho escravo), e todos os recursos utilizados durante o processo até chegar ao cliente.

A ética e a transparência são princípios inseparáveis da sustentabilidade, afinal, um negócio que utiliza boas condutas é visto como confiável por seus consumidores, parceiros e investidores.  Fatores essenciais para estabelecer um ambiente mercadológico altamente favorável ao seu crescimento.

Condições de trabalho

Ser sustentável é adotar uma política justa, oferecendo condições de trabalho regulamentas pela legislação, respeitando horas de trabalho, remunerando horas extras, tomando medidas para promover o bem estar do colaboradores, igualdade de oportunidade.

Valorização do capital humano

Promova o crescimento profissional e incentive o desenvolvimento contínuo, ofereça treinamentos, palestras, workshops. Considere candidatos internos antes de contratar um novo funcionário. Defina metas claras e ofereça condições para que elas sejam alcançadas.

Elabore estratégias de reconhecimento e premiação por desempenho e alcance dos resultados esperados. Adote políticas de qualidade, promova reuniões para discutir melhorias nos processos. Dê abertura para que os colaboradores se sintam confortáveis para contribuir com sugestões e ideias.

Quando o funcionário se sente respeitado, inserido no processo e reconhecido por seu desempenho, ele executa as estratégias planejadas com motivação, e se sente engajado com os objetivos da empresa porque vê sentido em cada uma de suas atribuições. Isso também é sustentabilidade!

Consciência coletiva

Seja transparente na comunicação, disponibilize informações para todos os envolvidos, direto ou indiretos, da organização que possam compartilhar dos mesmos propósitos. A cultura organizacional deve ser compartilhada pelos colaboradores, incluindo todos os departamentos, níveis de hierarquia, fornecedores, parceiros e investidores.

Dica: Elabore manuais e reuniões para discutir e formalizar os princípios defendidos pela empresa, sempre estimulando o ambiente organizacional colaborativo. A contribuição dos envolvidos é fundamental para a sustentabilidade de sua empresa, afinal são eles que colocam em prática os planos, ações e os objetivos estabelecidos.

E principalmente, realize ações que incentivem o consumo consciente. Ensine seu público a ser sustentável!

Selecione bem parceiros e fornecedores

Gerir seu negócio dentro das condutas éticas socioambientais inclui o correto pagamento dos impostos e tributos, e também conhecer claramente os processos utilizados por seus parceiros e fornecedores, identificando se enquadram dentro da legalidade.

Ao priorizar fornecedores que trabalham com qualidade e respeito ao meio ambiente, você estará prevenindo futuros problemas e promovendo a sustentabilidade. Treinamentos também ajudam a manter a padronização dos processos, e é indispensável que todos compartilhem do mesmo posicionamento que a empresa.

Incentivo a educação

Promova ações sociais voltadas a educação, considerando que o trabalho qualificado é um desfalque do mercado. Incentivar projetos de formação de profissionais e geração de primeiro emprego é uma ação que suscita grande impacto social. Além disso, as pessoas beneficiadas podem se tornar futuros clientes ou ainda indicar sua empresa.

Cuidar das pessoas e do meio ambiente, além de ser legal, ainda é bom para o bolso. Tudo está interligado. Suas práticas, ações e tomadas de decisões refletirão na imagem de sua empresa perante a sociedade e seus negócios. Seja um bom exemplo. Faça a sua parte!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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