QVT – Qualidade de Vida no Trabalho

qualidade no trabalho

A qualidade de vida do seu funcionário na empresa é diretamente proporcional ao seu desempenho

Você sabe o que é o QVT? As siglas significam Qualidade de Vida no Trabalho, e isso é, basicamente, o seu nível de satisfação com o seu ambiente corporativo, o prazer que uma pessoa tem em seu trabalho. Esse termo apareceu em meados de 1950, durante o surgimento da abordagem sócio-técnica, porém, tomou força nos anos 60 quando cientistas sociais, empresários e o sindicato começaram a perceber que a qualidade de vida corporativa dos funcionários influenciava diretamente em seu rendimento, saúde, bem-estar e eficácia. Eles entenderam que um funcionário que trabalha em um ambiente bom e é feliz e motivado no trabalho acaba produzindo mais e melhor. Nos anos 70, principalmente nos Estados Unidos, o termo deixou de ser apenas uma expressão e começou a ser colocado em prática nas empresas.

Mas o que é a Qualidade de Vida no Trabalho?

As pessoas costumam passar a maior parte de seus dias no seu ambiente profissional. Com isso, grande parte do que acontece lá irá influenciar no seu comportamento, rendimento e principalmente na sua saúde. Um ambiente corporativo de qualidade proporciona segurança, motivação, e desenvolvimento pessoal e profissional para o colaborador.

A Qualidade de Vida no Trabalho é o nível de satisfação que o funcionário tem com seu ambiente corporativo e com as atividades exercidas. Um colaborador que está satisfeito com a empresa que trabalha se torna mais motivado, produtivo, criativo, saudável e inovador, promovendo assim mais lucros e benefícios para a empresa, uma vez que se torna mais enérgico e produtivo. A QVT envolve todo um conjunto de ações que, quando implantadas, tornam o ambiente corporativo agradável e promove inovações e melhorias na empresa que beneficiam toda a equipe.

A área de Recursos Humanos tem vital importância nessa parte. Eles são os responsáveis por escolher pessoas adequadas para cada função, acompanhar a evolução de seus funcionários, garantir que seus salários e benefícios são justos e suficientes para as funções exercidas, recompensá-los pelos resultados alcançados e principalmente por estar atenta às necessidades básicas de seus colaboradores.  Além disso, é importante que o RH tome medidas para garantir que sua equipe esteja motivada. Confira alguns exemplos:

motivação e equilíbrio no trabalho

Deve existir um equilíbrio entre vida e trabalho para que o funcionário não seja prejudicado

Investir no funcionário

Cursos e treinamentos irão ajudar os colaboradores a terem mais conhecimento. Com isso, eles conseguirão concluir suas tarefas de uma maneira eficaz e sentirão que a empresa investe em seu aprendizado. Além disso, mostre reconhecimento pelos seus esforços através de bonificações e premiações. Isso o motivará a se empenhar ainda mais em suas funções.

Dar Feedback

É importante que o colaborador saiba como o seu trabalho é visto e se está no caminho certo. Deixar claro qual o plano de carreira que a empresa tem para ele o deixa mais motivado a alcançar seus objetivos corporativos, além de passar segurança e confiança.

Disponibilize horários flexíveis

Cada pessoa tem sua necessidade e um horário em que produz melhor. Se possível, permita que os funcionários tenham um horário flexível, pois permitir que eles trabalharem durante um período que os tornem mais atentos e produtivos fará que suas atividades sejam realizadas com sucesso e eficácia.

Garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho é vantajoso tanto para os funcionários, que estarão mais felizes e motivados, e para a empresa que terá uma equipe produtiva, eficaz e que fará a empresa crescer continuamente.

O que os funcionários podem fazer para garantirem a qualidade do ambiente corporativo?

Apesar de a empresa ser a responsável por grande parte dos fatores que irão resultar na satisfação dos funcionários, existem certas medidas que devem partir dos colaboradores.

– Evite fofocas: não pode confundir o local de trabalho com escola. Todos são profissionais e devem se tratar como tal. Fofocas tornam o clima pesado e pode acabar criando rivalidade entre as equipes, dividindo assim a empresa.

– Seja pontual e cumpra seus prazos: cumprir sua jornada diária dentro dos horários estabelecidos e cumprir seus prazos evitarão que suas atividades se acumulem e que você acabe sendo visto como irresponsável pelos seus superiores. Ao demonstrar responsabilidade e compromisso, maiores serão as chances de você ser reconhecido e, consequentemente, se sentir motivado.

– Trabalhe em equipe: contar com o apoio dos seus colegas durante a realização das atividades torna o trabalho ainda mais produtivo, isso sem contar que é benéfico para o clima corporativo, pois você criará laços e confiança em sua equipe.

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