Saiba o que é curva de valor e sua importância para análise de um produto

A curva de valor é um dado gráfico que ajuda a empresa a entender seu posicionamento de mercado, fornecendo informações para embasar decisões assertivas.

De acordo com W. Chan Kim e Renee Mauborgne, autores do livro A Estratégia do Oceano Azul, as empresas precisam criar uma curva de valor para conseguirem alcançar diferenciação no mercado em que atuam. Por meio da construção de gráficos, a organização é capaz de delimitar os atributos de valor do seu segmento e comparar seus resultados com os apresentados pela concorrência.

Com esses dados, a organização se torna capaz de definir suas características mais significativas e como elas podem diferenciá-la de seus concorrentes. Quanto maior o valor, mais elevadas são as chances de a organização alcançar o sucesso que deseja. Os valores gerados pelos gráficos permitem que a empresa entenda sua posição no mercado e tenha embasamento para tomar decisões e desenvolver um planejamento estratégico assertivo que resulte em vantagem competitiva e lucro.

[php_everywhere instance=”2″]

Vantagens da criação da curva de valor

A criação da curva de valor permite que a empresa:  

  • Elimine fatores do seu produto/serviço que já são bastante usados pela concorrência e não são determinantes para a compra do cliente;
  • Reduza a produção de produtos/serviços que não são valorizados pelos stakeholders;
  • Eleve os atributos que fornecem lucro e o desejo de compra do consumidor;
  • Crie atributos inéditos e relevantes no segmento em que atua;
  • Entenda seu público-alvo para, assim, oferecer um produto/serviço condizente com o que ele procura;
  • Conheça a concorrência e seja capaz de saber quais são os reais valores oferecidos pelas outras empresas;
  • Entenda as tendências do mercado, trançando ideias e estratégias alinhadas às inovações do mercado e obtenha fidelização do cliente.

Como criar a curva de valores

  • Estabeleça seu modelo de negócio;
  • Defina quais são os atributos expressivos dos produtos/serviços oferecidos;
  • Categorize esses atributos de acordo com importância;
  • Classifique os produtos/serviços dos concorrentes;
  • Desenhe as curvas da concorrência no mesmo gráfico;
  • Compare e analise os dados da empresa com o concorrente;
  • Estabeleça um plano de ações.

Após definida a curva de valores, a empresa deve conhecer todas as diretrizes estabelecidas pela ferramenta e colocá-las em prática em seus processos. Uma vez que isso acontece, a organização é capaz de tornar a concorrência irrelevante para o alcance do seu lucro.

Vale lembrar que o Coaching é uma metodologia abastecida de ferramentas e técnicas capazes de auxiliar o gestor a definir objetivos e metas assertivas para a sua empresa e assim, alcançar diferenciação, sucesso e lucro.

Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010