Saiba porque a Dinâmica do Abraço pode ser o toque que falta para sua equipe de trabalho

Dinâmica do Abraço A Dinâmica do Abraço é uma atividade que aproxima os colaboradores e promove a integração de equipes de trabalho.

Quando você abraça uma pessoa, está demonstrando carinho, amor, afeto e amizade. É uma ação que estabelece uma ligação íntima e saudável entre pessoas. Além de ser algo incrivelmente bom, tanto para quem dá quanto para quem recebe.

Apesar de ser um gesto muito simples, carrega uma imensidão de sentimentos. Comumente, nós aprendemos a abraçar aquelas pessoas que estão e são próximas. Dessa forma, somos capazes de transmitir diversas emoções, seja em momentos felizes, tristes, de saudade ou só porque estamos com vontade mesmo.

Existem diversas pesquisas que já comprovaram que o ato de abraçar alguém traz muitos benefícios para a saúde. Isso porque os níveis de oxitocina aumentam. Essa substância tem a interessante particularidade de reduzir os estados de estresse e ansiedade, aumentando a sensação de felicidade e bem-estar.

É ético abraçar colegas de trabalho?

Por se tratar de um dos símbolos universais de carinho, amizade e conforto, quando abraçamos ou somos abraçados estabelecemos um vínculo de confiança. Também desenvolvemos apreço e respeito, tanto por nós quanto pela pessoa que abraçamos. Esse é um gesto simples que mostra a importância de vencermos crenças limitantes e nos permitir abraçar, tanto para acolher quanto para sermos acolhidos.

Entender que as equipes são formadas por pessoas é um passo fundamental para uma gestão inovadora. Para que uma empresa seja capaz de traçar metas e objetivos assertivos e consiga atingir resultados positivos, os profissionais que a compõem devem trabalhar de forma sinérgica, promovendo colaboração, produtividade, confiança e foco entre todos os envolvidos.

Para que isso seja possível, várias empresas aplicam dinâmicas de grupo em seus processos, estimulando a fluidez entre os profissionais, desenvolvendo competências e proporcionando resultados de qualidade. É nesse contexto que se enquadra a dinâmica do abraço, ideal para inícios de reuniões, formações e treinamentos.

Dinâmicas do Abraço

Trata-se de uma atividade que garante vínculo entre os colaboradores, interação e abre espaço para que as pessoas recebam ideias, dicas e novos aprendizados. A ferramenta ultrapassa os contatos físicos usuais do meio corporativo, como um simples cumprimento ou um aperto de mão. O abraço promove conforto, confiança, acolhimento, relacionamento interpessoal, alegria e comunicação não-verbal.

As dinâmicas do abraço têm ênfase no contato, no toque, na interação, em sair de si mesmo. Utiliza os benefícios do abraço para soltar as amarras e amenizar dores. O abraço é uma poderosa ferramenta, que abre e fortalece o caminhar e o conviver. Veja algumas dinâmicas que você pode aplicar com sua equipe:

11 abraços

Para essa atividade você vai precisar de uma caixa, papeizinhos com números de 1 a 11, cartões com os tipos de abraço e músicas animadas.

Peça para que todos os participantes façam um círculo. A dinâmica consiste em passar a caixa (com os papeizinhos com números dentro) de mão em mão, enquanto a música estiver tocando. Assim, quando a música parar a pessoa que estiver com a caixa na mão pegará uma ficha enumerada e o número que sair será o mesmo do cartão que indica o tipo de abraço a ser dado pelo participante.

Em pequenos grupos, a pessoa que tirar o cartão poderá escolher quem irá abraçar. Já em grupos com mais de vinte participantes, o ideal é fazer com que o abraço que for sorteado seja realizado por todos do grupo. Ou seja, todos os participantes trocam o abraço entre si.

A dinâmica irá terminar quando todos os cartões forem sorteados.


Tipos de abraços:

  1. Abraço de urso – bem apertado, ergue o amigo do chão;
  2. Abraço de lado – ficam os amigos lado a lado e se abraçam;
  3. Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas;
  4. Abraço do fundo do coração – é aquele com carinho;
  5. Abraço zen – encostar as palmas das mãos um no outro;
  6. Abraço sanduíche – escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço;
  7. Abraço em grupo – todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo;
  8. Abraço de rosto colado – encostar o rosto no amigo e abraçar;
  9. Abraço clássico – abraçam-se normalmente;
  10. Abraço relâmpago – um abraço rápido;
  11. Toque extra – tapinhas nas costas

Abraço coletivo

Ganhar um abraço é muito bom, mas imagina só ganhar um monte de uma vez?! Essa é a ideia da dinâmica do Abraço Coletivo. Aqui a intenção é entregar a cada pessoa, de uma vez só, todas as energias boas dos participantes. Assim, ela se sentirá amada, confiante e pertencente ao grupo.

Para essa atividade é preciso um local espaçoso, onde as pessoas possam andar e pular. E ela é bem rapidinha. O instrutor precisará colocar uma música animada ao fundo, criar uma roda e chamar uma pessoa por vez para ser abraçada. Quando o participante estiver no centro do círculo todos os outros deverão abraçá-lo por alguns instantes e passar toda sua animação e motivação.

Ao final, todos estarão com a sensação de pertencimento e sentindo-se abraçados e com a energia em alta. Aposto que você sentiu daí, de onde está, a energia maravilhosa que estas Dinâmicas do Abraço trazem às pessoas.

Vantagens da Dinâmica do Abraço

Além de interação e refúgio, a dinâmica do abraço traz outras vantagens, algumas delas são:

  • Alivia a tensão causada pela rotina do meio empresarial;
  • Melhora a autoestima;
  • Aproxima profissionais que não têm muito contato na organização;
  • Promove socialização;
  • Maximiza o engajamento e a produtividade;
  • Fortalece o sistema imunológico e o fluxo sanguíneo;
  • Reduz o estresse causado pelos processos realizados na empresa;
  • Demonstra afeto entre os colaboradores;
  • Estimula a paciência;
  • Promove criatividade e qualidade no trabalho;
  • Reconecta a mente e o corpo.

Existem inúmeras dinâmicas do abraço que podem ser implementadas no dia a dia de uma organização, e cabe ao gestor escolher aquela que mais se adequa a seus profissionais e ao seu negócio.

Promover este momento entre os colaboradores é uma ótima maneira de garantir a qualidade do trabalho e interação entre todos, além de oferecer uma gestão inovadora e capaz de garantir diferenciação de mercado e lucro.
O Coaching é uma metodologia que, quando aplicada junto à dinâmica do abraço, pode ser eficaz na potencialização de resultados. Por meio da utilização de técnicas específicas, é possível desenvolver as competências dos profissionais, identificar pontos de melhoria, alinhar a comunicação entre todos na empresa, definir metas e alcançar resultados extraordinários para a organização e para os profissionais.


Se você ficou interessado em implementar a cultura do Coaching em sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores e saiba como você pode levar o Coaching Corporativo aqui do IBC para contribuir cada vez mais com os resultados extraordinários dos seus negócios.

Gostou deste artigo, Ser de Luz? Já conhecia o poder das dinâmicas do abraço? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar o conhecimento com seus amigos, em suas rede sociais.

Copyright: Monkey Business Images / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010