Seja ousado sem tomar decisões imprudentes

Seja um profissional ousado, mas não imprudente.

Ousadia x Imprudência / Copyright: EpicStockMedia

Você já se perguntou se é possível ser ousado sem tomar decisões imprudentes? Saiba que a resposta para esse questionamento é: sim! Ousadia não precisa ser sinônimo de imprudência, é totalmente possível agir de forma inovadora ciente das consequências e com riscos calculados.

É comum no dia a dia, as pessoas se depararem com situações que exijam delas escolhas com diferentes níveis de riscos. Em um ambiente de trabalho, isso pode ser comparado com uma mudança de emprego ou definição de uma estratégia de negócio. É em cenários como esses que encontramos profissionais muito ousados e outros muito conservadores.

Se você se identifica mais com o perfil ousado, vai gostar das dicas e reflexões que iremos compartilhar sobre agir com ousadia sem deixar de ser prudente. Vamos lá?

Relação entre ser ousado e conseguir novas oportunidades

Todos têm problemas e obstáculos para enfrentar. O que torna você diferente é a forma como encara os empecilhos e a capacidade que tem para encontrar novas portas diante de uma fechada. Nesse tipo de situação, ser ousado pode ser bastante vantajoso.

Entretanto, tenha em mente que ser ousado não significa ser aventureiro ou mesmo imprudente. Dá para assumir os riscos de uma atitude inovadora de forma controlada, responsável e com a coragem necessária para arcar com possíveis consequências negativas.

Ousadia sem imprudência

Se você sempre optar pelo seguro, acabará perdendo grandes oportunidades de crescer e se desenvolver. Por isso, é importante tomar alguns riscos, até mesmo pensar em abrir um negócio, por exemplo, se for da sua vontade.

Mas lembre-se sempre de que ousadia não é o mesmo que imprudência. Na verdade, o que o mercado espera dos empreendedores é que pensem sempre com cautela, assumindo riscos calculados.

Percepção de risco

Na hora de tomar uma decisão, é muito importante a maneira como você percebe o risco. A chance de algo ruim acontecer sempre existirá, mas a forma como lida com ela também pode fazer de você um profissional ousado.

É importante ter confiança em si e na própria capacidade, porém o excesso dela é uma armadilha. Reconheça seu potencial, se prepare, dê o seu melhor, mas entenda que não é infalível. A partir dessa postura, irá tomar decisões pautadas na ousadia, mas com boas doses de cautela.

7 Dicas para ser ousado sem tomar decisões imprudentes

Depois de saber mais sobre a possibilidade de equilibrar ousadia e prudência, confira dicas de como fazer isso na prática. Através das ações certas você conseguirá ousar mantendo a responsabilidade.

1. Amplie os seus horizontes

Em primeiro lugar, é preciso que amplie os seus horizontes e olhe para direções que as outras pessoas não estão olhando. Esse é um exercício bastante desafiador, afinal envolve uma grande mudança de mentalidade.

Para estimular a sua mente e criatividade, comece a consumir conteúdos de assuntos diversos. Adquira o hábito de ler, pesquisar, conversar com outras pessoas a respeito. Quanto mais interesse tiver em aprender e se desenvolver, mais longe conseguirá enxergar.

2. Identifique oportunidades e o que separa você delas

Ao longo dos contatos que tiver com livros, pessoas, pesquisas e outros conteúdos, você conseguirá identificar novas oportunidades. Liste-as e reflita sobre o que te separa de cada uma delas. Essas respostas irão começar a te direcionar sobre as atitudes que precisa ter para chegar lá.

Por exemplo, você identifica a oportunidade de abrir um negócio e investir em um nicho que não está sendo atendido por nenhuma empresa atualmente. Então, em seguida, deverá entender melhor esse mercado para descobrir quais são os passos que precisa dar para se inserir nele.

3. Analise os riscos envolvidos

Ao identificar o que te separa das oportunidades identificadas, irá se deparar com diversos tipos de riscos. Agora é a hora em que a prudência entra em cena e irá te ajudar a tomar decisões de forma mais responsável.

Vale lembrar que os riscos são o que são e envolvem apostar em algo incerto. Entretanto, a incerteza não deve fazer com que feche os olhos e simplesmente salte. Existem muitas maneiras de agir com cautela, dando pequenos passos, sentindo os resultados, para então entender se é hora de saltar.

Quanto mais conhecimento tiver sobre os riscos envolvidos, melhor poderá se preparar para enfrentá-los. Portanto, capriche em suas análises, mas sempre tomando cuidado para não pensar demais e perder o timing do momento de agir.

4. Entenda quais são os seus medos

Conforme for colocando as outras dicas em prática, irá se deparar com diversos tipos de medos. E é importante lembrar que sentir medo não é errado, até porque esse é um mecanismo de proteção da mente humana e é uma das motivações para agirmos com prudência.

Por outro lado, devemos nos manter sempre atentos para evitarmos deixar de agir por medo. A ideia é que esse sentimento nos faça agir com cautela ou até desistir daquilo que pode nos fazer mal, mas nunca abrir mão dos nossos sonhos e metas.

5. Comece através de pequenos passos

Para ser ousado você não precisa começar arriscando tudo em uma única ação. Pedir demissão e abrir um negócio sem qualquer preparo e planejamento não é sinal de ousadia e sim de imprudência.

Se não tem o costume de tomar decisões mais ousadas e que envolvam riscos, comece devagar. O importante é dar o primeiro passo, entender como a ousadia pode ser positiva se bem planejada e então ousar um pouco mais de forma gradativa enquanto fortalece a autoconfiança.

6. Nunca pare de se reinventar

Quanto mais preparada uma pessoa se torna, mais bagagem ela tem para agir com ousadia e inteligência. Por isso, nunca pare de se reinventar, de aprender coisas novas, buscar diferentes fontes de conhecimento. Além dos resultados positivos para a carreira, essa postura irá manter sua motivação e dar significado às suas ações.

7. Obtenha lições das falhas

Por fim, precisamos nos lembrar de que a ousadia envolve riscos que, por sua vez, podem envolver falhas. Nesse caso, é importante saber identificar as lições ensinadas através das experiências e usá-las como bagagem para as próximas iniciativas.

Ficou claro como é possível ser ousado sem ser imprudente? Deixe seu comentário abaixo falando sobre o seu nível de ousadia e as experiências que teve através dessa postura. Aproveite para enviar este conteúdo a amigos que estejam precisando sair da zona de conforto e ousar ir além!

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010