Senso Crítico – Como ele vai agregar a sua empresa

O senso crítico no ambiente corporativo.

Copyright: Andrey Myagkov Como o senso crítico pode ajudar dentro de sua empresa.

Estamos acostumados a ouvir em várias expressões a palavra “senso” no seu contexto: bom senso, senso de humor, senso comum e o famigerado senso crítico. No entanto, você já parou para pensar sobre o real significado do senso crítico e se o tem aplicado de forma construtiva na sua vida profissional e pessoal?

Um dos grandes objetivos da construção do senso crítico é poder se posicionar de formar criteriosa, construtiva e responsável em quaisquer situações.

O que é senso crítico?

Se pensarmos no sentido filosófico, o senso crítico é o desenvolvimento de uma consciência reflexiva sobre os assuntos a nosso redor, baseados primeiramente em uma autocritica e posteriormente, no mundo.

A palavra crítica tem origem grega, significando pergunta, questionamento. Ou seja, é preciso questionar sempre. O senso crítico é desenvolvido a partir do hábito de se questionar. Perguntar se o que temos a nossa volta realmente é suficientemente bom para nós, se existem oportunidades de aperfeiçoamento. Esse hábito nos torna pessoas mais pensantes e exigentes.

Senso crítico para a construção de uma nova atitude

Manter uma postura crítica em todos os aspectos de sua vida te torna uma pessoa mais seletiva, não capaz de aceitar tudo o que lhe é imposto sem prévia análise. Ao contrário do que muitos pensam, a crítica não é apenas encontrar defeitos ou censurar. A crítica é uma atividade que envolve análises, avaliações, julgamentos e o estabelecimento de relações a partir do seu pensamento e avaliação.

A premissa para um “bom julgamento”, onde não se basta apenas questionar, está enraizada em fundamentar suas ideias com critérios, ser autocorretivo e sensível ao contexto. Isso nos afirma a importância de ser criterioso para poder diferenciar o pensamento crítico do acrítico.

Para a construção de uma nova postura é preciso não apenas avaliar questões sobre sua vida pessoal e profissional, mas também assuntos inerentes a questões éticas e morais concernentes à vida humana. Uma avaliação de julgamento feita de forma “macro” propicia reflexão sobre os próprios valores que servem de parâmetros para seu juízo.

O senso crítico como agregador de valor no seu negócio

Levar os colaboradores de sua empresa a estabelecer critérios referentes a seus cotidianos laborais, seja com fornecedores, qualidade que os colegas e demais departamentos entregam seus trabalhos é um estimulo valioso para o desenvolvimento do senso crítico, pois este interfere de maneira significativa nos parâmetros de avaliação e exigência da empresa de uma forma geral. Além é claro, de uma sensível contribuição de caráter ético e político corroborando para a melhoria do clima organizacional.

E você, tem tentando fortalecer seu senso crítico? Comente o que você acha que pode contribuir para a consolidação do senso crítico e compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010