Tempos de crise: Dicas do que fazer para blindar o seu negócio

homem pulando obstáculos

Em momentos de crise as empresas mais fracas no mercado estão sujeitas a fecharem as portas e, para evitar isso, é importante blindar seu negócio e superar as adversidades.

O Brasil vive um momento de muitas incertezas, principalmente quando o assunto é economia. Manter um crescimento constante em tempo de crise não é nada fácil. Neste caso, a melhor opção é manter total controle sobre suas finanças pessoais e empresariais.

Tenha em mente que a crise é passageira e, assim como um tornado, ela vai fazer alguns estragos. Porém, a decisão de deixar tudo se acabar ou começar a se reerguer assim que ela passar cabe somente a você.

No artigo a seguir listamos dicas valiosas para blindar o seu negócio em tempos difíceis para que no pós-crise possa se reerguer. 

Como blindar o seu negócio?

A primeira coisa que você precisa saber é que o tamanho do mercado limita o número de negócios. Em uma cidade que tem cerca de 20 mil habitantes, por exemplo, é possível encontrar até 7 estabelecimentos do mesmo ramo. Em tempos de crise, o poder de compra dos consumidores diminui significativamente, levando-os a reduzirem sua média de consumo. 

Dessa forma, eles mantêm apenas o essencial e o indispensável. Como consequência, o mercado fica cada vez mais acirrado, até que chega o momento em que um desses estabelecimentos é forçado a fechar as portas. Esse é o mecanismo que torna a crise financeira tão prejudicial para os empreendimentos. Entendendo esse sistema, surge a pergunta abaixo. 

É possível blindar um negócio em tempo de crise?

Sim! Para isso, é fundamental que você seja o melhor do seu mercado. Portanto, esteja sempre aprimorando sua empresa, descobrindo meios de ser mais eficiente, oferecendo o melhor atendimento e investindo em inovação. Desse modo, você consegue se destacar em meio à concorrência, sobrevivendo no mercado mesmo em um momento de crise.

Além de investir na qualidade dos seus produtos/serviços, é essencial fazer uma gestão criativa e focada nos recursos. A seguir listamos dicas práticas para evitar que seu empreendimento seja impactado pela crise. 

1. Invista em conhecer seu cliente

Como mencionamos acima, é essencial conhecer verdadeiramente seu cliente para saber como encantá-lo e, consequentemente, fidelizá-lo. O cliente deve ser o centro das estratégias de marketing e vendas da sua empresa. Mas, para que essas estratégias deem certo, é crucial saber exatamente com quem irá falar.

Uma forma de fazer uma investigação mais profunda do público é definir personas. Trata-se de usar informações a respeito dos atuais consumidores para entender qual perfil a sua marca atrai. Assim, é possível entender com mais profundidade quem é o cliente da sua empresa. 

Qual a faixa etária do público? Quais são seus hábitos? Quais são as suas dores e expectativas? Os dados utilizados para construir personas podem ser provenientes de análises dos clientes e também de pesquisas de satisfação. 

2. Estude a concorrência

Lembra que mencionamos como funciona o mecanismo da crise? Pois, então, em uma fase economicamente difícil, é ainda mais importante ficar de olho nos concorrentes da sua companhia.

Muitos gestores investem no mapeamento da concorrência apenas no início da jornada empreendedora. Esse é um grande erro, haja vista que a concorrência segue sendo concorrência em diferentes etapas da companhia.

A partir do entendimento do que a concorrência oferece, fica mais simples desenvolver diferenciais para a sua organização. Esses diferenciais são cruciais em uma fase de crise para manter a fidelização dos clientes. Essa investigação da concorrência permite enxergar nichos de mercado que ainda não estão tendo suas dores entendidas. 

3. Invista na gestão de crise 

Certamente, você já percebeu que quando sabe de antemão que algo difícil irá acontecer consegue ter um melhor desempenho. Isso acontece porque você tem tempo de se preparar para enfrentar a dificuldade sem ser pego de surpresa. A gestão de crise se baseia justamente na ideia de que a melhor forma de superar uma crise é poder prevê-la.

Ressaltamos que não se trata de alarmismo ou pessimismo estar sempre pronto para uma situação difícil. Empresas que tinham alguma preparação para crises tiveram mais chances de passar com fôlego pela crise da pandemia de Covid-19. A gestão de crise permite:

– Mapear as fontes e focos potenciais de crises para a companhia;

– Desenvolver tratativas e respostas padrão para situações complexas;

– Criar planos de ação para driblar as adversidades;

– Desenvolver planos financeiros que ajudem a passar por situações extremas durante crises.

4. Adoção de boas metodologias de gestão

A gestão dos processos organizacionais demanda entendimento e conhecimento por parte do gestor. Essa qualidade de condução se relaciona intimamente com a escolha de ferramentas pertinentes para apoiar a sua tomada de decisão. 

Com metodologias bem estruturadas, é mais fácil acompanhar e identificar oportunidades de melhorar o processo e passar com tranquilidade pelas crises. Confira algumas dicas de metodologias e ferramentas interessantes para a gestão empresarial: 

5w2h

Tem como base as seguintes perguntas:

5w: “O quê? Quando? Por quê? Quem? Onde?” (que vem do inglês: “What? When? why? Who? Where?).

2h: “Como? Quanto?” (que vem do inglês “How? How much?”).

Essa ferramenta contribui para gerir os projetos de maneira mais organizada. 

Metodologia 5S

Trata-se de uma metodologia japonesa desenvolvida para a adequação e organização de espaços, sejam físicos ou virtuais. Permite colocar em ordem tudo o que é importante deixando o supérfluo de lado. 

Trata-se de trabalhar com o espaço em que se está otimizado partindo dos 5 sensos a seguir: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. A tradução dos 5 sensos é, respectivamente: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. 

5. Invista em captação e fidelização de clientes

Ter estratégias voltadas para a captação de clientes em andamento constantemente reduz a urgência de tomar atitudes num cenário de crise. Para manter essa captação acontecendo, invista na presença da sua empresa nas redes sociais e incentive o marketing por indicação. 

Lembre-se, também, que, além de se esforçar para captar clientes, é importante fidelizá-los. Em uma época de crise, ter clientes fidelizados permite ter uma margem para respirar com tranquilidade. Captação e fidelização devem ser estratégias que andam lado a lado no dia a dia das empresas para que elas tenham mais força em uma fase mais difícil. 

E você, o que tem feito para blindar seu negócio da crise? Deixe seu comentário abaixo. Vamos propagar o conhecimento? Compartilhe este artigo nas redes sociais!

Imagem: alphaspirit / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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