Veja 6 dicas de como ser mais positivo no trabalho

mulher sorrindo

Mesmo diante de desafios, seja mais positivo no trabalho.

É normal durante a nossa vida, termos que enfrentar dias ruins, lidar com fracassos e nos sentirmos desanimados. O fato é que, não podemos deixar que tais problemas afetem a produtividade e a positividade no trabalho.

Toda e qualquer mudança deve primeiro, partir de nós mesmos. É comum que o ambiente ao qual estamos inseridos, acabe, vez ou outra, afetando o nosso dia. Mas, devemos nos manter firmes, otimistas e positivos e assim, influenciar todos a nossa volta.

Um comportamento positivo no âmbito profissional, refere-se ao entendimento de quais atitudes são bem aceitas no ambiente de trabalho. E como ser mais positivo? Continue lendo e confira as dicas que listamos. 

Veja como ser mais positivo no trabalho

Iniciar todos os dias de trabalho com profundo desânimo não é bom nem para você e nem para os seus colegas. Por que viver com uma nuvem pesada sobre a cabeça se você pode ter um dia a dia mais leve? Por que contagiar as pessoas a sua volta com negatividade quando se pode ser mais positivo? 

Mostrar-se como alguém mais positivo no trabalho pode ajudá-lo inclusive a conquistar aquela tão sonhada promoção. Confira abaixo as 6 dicas de como ser mais positivo no trabalho. 

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1. Seja educado

Ao chegar ao seu ambiente de trabalho, cumprimente os demais profissionais e seja educado com qualquer pessoa, independente do seu nível hierárquico. Quando você oferece sorrisos e cortesia para as pessoas a sua volta tende a receber esse mesmo comportamento de volta.

Assim, os seus dias de trabalho serão mais tranquilos e você poderá até mesmo desenvolver melhores relações interpessoais com os seus colegas. E tenha certeza que ter um comportamento gentil é algo que falará positivamente sobre você para seu gestor. 

2. Evite pessoas negativas

Pessoas com pensamentos, falas e atitudes negativas conseguem afetar o ambiente que estão. Portanto, cerque-se de pessoas bem-humoradas, de alto astral e positivas. É essencial evitar ser essa pessoa negativa que torna o dia a dia dos colegas pesados e conviver com pessoas assim. Dicas para reconhecer pessoas negativas:

  • Reclamam o tempo todo sobre qualquer coisa;
  • Costumam falar mal dos colegas pelas costas;
  • Estão sempre com a expressão pesada e fechada;
  • Ficam extremamente irritados com o sucesso alheio.

3. Reconheça o outro

Valorize o seu colega de trabalho, tenha respeito e agradeça sempre que puder. Tais atitudes são capazes de criar um local cooperativo e mais produtivo. Ao realizar um trabalho com outros colegas, lembre-se de reconhecer os méritos deles. Isso evita uma série de mal-entendidos e contribui para construir uma relação mais forte. 

Infelizmente, é relativamente comum que em ambientes corporativos algumas pessoas se apropriem de ideias de colegas sem lhes dar o crédito. Além de não agir assim, não deixe que isso aconteça diante dos seus olhos. 

4. Maturidade emocional

Todos nós temos problemas pessoais, o que você deve ter em mente é que, tais conflitos não devem afetar o seu desempenho no trabalho e as relações que você possui no mesmo.

O ideal é estabelecer que ao entrar no escritório seus problemas pessoais fiquem da porta para fora. E vice-versa, isto é, deixe os problemas de trabalho no escritório. Ao chegar em casa procure ter um tempo de qualidade com a sua família. 

5. Comunicação

Desenvolva uma comunicação acessível com todos os colegas de trabalho. Outro fator importante é não participar de fofocas e piadas com outros profissionais. Tal atitude colabora com a criação de um ambiente embasado em empatia e ainda influencia na sua credibilidade.

Essa dica se relaciona com o segundo tópico desta lista, evitar pessoas negativas. Uma fofoca e piadas de mau gosto não se criam sozinhas. Então, cuidado com as pessoas com quem você estabelece vínculos. 

6. Trabalhe em equipe 

O trabalho em equipe permite que você ouça as ideias e constatações de outros profissionais. Isso auxilia no aumento da motivação e produtividade, além de garantir a troca de conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades.

Ao desenvolver relações interpessoais com os colegas de equipe você se sente mais animado para os dias de trabalho. Porém, tome cuidado para que esse relacionamento não ultrapasse os limites do aceitável. Procure não falar sobre temas muito pessoais com os colegas. 

Benefícios da positividade no ambiente de trabalho

Ser positivo no trabalho traz inúmeras vantagens. Conheça algumas delas:

  • Estimula a criatividade;
  • Promove inovação;
  • Aumenta a produtividade;
  • Diminui os conflitos e estresse;
  • Retêm talentos;
  • Favorece o relacionamento interpessoal;
  • Gera comprometimento;
  • Estimula a ética e o respeito.

A postura positiva no ambiente de trabalho é interessante tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Para o profissional significa não se sentir chateado de precisar trabalhar. Para a companhia representa um incremento na produtividade que se reflete em melhores resultados.

Assuma uma postura positiva e seja mais feliz!

O ideal é que mesmo com os problemas que podem surgir, você tenha uma postura positiva no ambiente de trabalho. Lembre-se de que as suas ações, por menores que sejam, afetam a todos na empresa. Você com certeza não deseja ser o motivo da frustração ou irritação de outras pessoas.

Uma pessoa que busca por uma postura mais positiva busca melhoria tanto para si quanto para aqueles à sua volta. Vale a pena pensar sobre como a sua presença se reflete em todos. Com certeza, você deseja ter um impacto mais positivo e construtivo para os seus colegas. 

A tarefa muitas vezes não é fácil, exige autoconhecimento, mudança de comportamentos e novas atitudes, mas o resultado é incrível. Mudar a sua postura traz novos aprendizados, um ambiente de trabalho leve e motivado e grandes realizações profissionais.

Siga as dicas que listamos nesse artigo e observe o quanto seus dias se tornarão mais leves. Seu trabalho fluirá melhor e você não será mais um escravo do relógio, só esperando a hora de ir embora. 

Você se considera uma pessoa positiva no trabalho? Quais são as atitudes que você toma para isso acontecer? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo com aquela pessoa que precisa ler isso!

Copyright: Lesly B. Juarez / Site: https://unsplash.com/@jblesly

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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