14 Dicas para te ajudar na elaboração de um plano de vida e carreira

plano de vida e carreira
Entenda que definir metas e objetivos é fundamental para seu plano de vida e de carreira.

Pare para pensar na sua vida futuramente; você gostaria de trabalhar na mesma empresa que trabalha hoje? Gostaria de morar em outro lugar? Pretende ser promovido? Quer conhecer outros países? Quais são seus planos, tanto de vida, quanto de carreira, para os próximos anos? Tudo na nossa vida, não acontece por acaso, uma vez que por trás de toda ação, existe um planejamento.

Obviamente, nem sempre a nossa trajetória caminha embasada por um roteiro, porém, a pessoa que define metas e objetivos pessoais e profissionais, aumenta as chances de encontrar no final, o resultado desejado. E para que isso de fato ocorra, é necessário muita disciplina e planejamento. Neste sentido, alinhar seus objetivos os tornam mais realistas e permite que você trabalhe de forma mais eficaz para que eles ocorram.

Diante disso, convido você a dar continuidade a esta leitura e conferir dicas poderosas que vou compartilhar, para que você elabore um plano de vida e de carreira, que vai lhe ajudar a alcançar seus sonhos e objetivos e se tornar um indivíduo ainda mais realizado em sua jornada evolutiva.

A importância do planejamento

Mas afinal, o que é planejar e qual a sua importância? Com o planejamento, você consegue prever, antecipar e realizar ações futuras de forma eficiente, pois ele refere-se à criação de estratégias que viabilizem o alcance de seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais claras.

Quando você planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a eventuais ameaças e problemas. Ou seja, o planejamento proporciona a você, o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional e uma maior qualidade de vida.

Um planejamento de qualidade ainda garante:

  • Reflexão sobre a sua vida;
  • Desenvolvimento do autoconhecimento;
  • Viabilização de novas alternativas;
  • Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário;
  • Comprovação do que é prioridade;
  • Aumento da produtividade.

Nesse sentido, realizar um plano de vida e carreira é fundamental para que você alcance resultados extraordinários e encontre, verdadeiramente, a felicidade em sua trajetória, de forma definitiva.

Dicas para elaborar um plano de vida e de carreira

Agora que entendemos o real significado de planejamento e sua importância para que tenhamos uma vida mais plena e saudável, conheça a seguir, dicas para elaborar um plano eficaz e alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.

1.   Analise o cenário

O primeiro passo é você analisar a sua situação atual. Onde você se encontra profissionalmente, como está a sua vida pessoal, sejam os aspectos positivos ou negativos, e o que você espera do futuro.

Essa percepção o auxilia quanto à identificação de ameaças e oportunidades e o mantém focado, para que assim você consiga conquistar o que almeja, de forma ainda mais acelerada.

2.   Defina seus objetivos

Visualize seus interesses em âmbito pessoal e profissional e estipule metas concretas e realistas para que você alcance aquilo que deseja. Reflita sobre as ações que estão ao seu alcance e comece a trabalhar com base nas mesmas para que você se mantenha motivado constantemente ao longo de todo o caminho que será necessário percorrer, para conseguir tornar concretos seus objetivos.

3.   Defina o tempo

Um plano de vida e carreira, pode ter diferentes durações, tudo depende dos objetivos estipulados e do seu empenho para realizá-los. Nesse sentido, é importante que você defina o tempo, etapas e prazos para a finalização do plano.

Uma dica que pode ajudar de forma efetiva e fazer com que os resultados verdadeiramente sejam alcançados, é dividir todo o plano em pequenas metas, ou seja, metas de curto prazo. Fazendo isso, fica mais fácil avaliar seus avanços e possíveis obstáculos e todo o processo fluirá tranquila e positivamente.

Conheça o Professional & Self Coaching – PSC! O mais completo programa de Coaching, que vai te ajudar a elaborar um plano de vida e de carreira extraordinário!

4.   Encontre a sua motivação

Qualquer atividade, por mais simples que seja, precisa de motivação. Quando tal habilidade é presente em nossas vidas, nós realizamos as coisas com ânimo e entusiasmo, e o que antes era obrigação, se torna um grande prazer.

Portanto, identifique qual é a sua motivação, ou quais são as suas motivações, e realize seu plano de vida e carreira com base em cada uma delas.

5.   Faça uma autoavaliação 

Reflita sobre as suas habilidades e competências, sejam elas pessoais ou profissionais, no que você se destaca mais, quais características te ajudaram a crescer, se seu comportamento é adequado, quais são os seus valores, seus pontos de melhoria e suas limitações, entre outros pontos.

Tudo isso é importante para que você compreenda com maior profundidade quais de suas características você vai precisar fortalecer, que no caso são aquelas que te ajudam a evoluir constantemente e quais você vai precisar melhorar ou eliminar, para que não te atrapalhem na hora de executar as ações contidas no seu plano de desenvolvimento de vida e de carreira.

6.   Defina as ações

Agora que você já tem maior clareza sobre suas potencialidades, seus pontos de melhoria, o que te faz sentir motivado, bem como o prazo em que deseja conquistar seus objetivos de vida e profissionais, é chegado o momento de definir as ações que você vai precisar executar para alcançar, pouco a pouco, tudo aquilo que almeja.

Para isso, o ideal é que você analise seu, ou seus objetivos como um todo, e para cada um deles, determine o que será preciso realizar, modificar, transformar ou acrescentar ao seu dia a dia para atingir as pequenas e grandes metas, e também seus sonhos maiores.

7.   Faça contatos

Invista nos seus relacionamentos, isso engloba os colegas de trabalho, seus vizinhos, sua família, seus amigos etc. Desenvolver networking garante a você conhecimento, experiência e novas oportunidades, além de influenciar positivamente a sua imagem que todas as pessoas que estão ao seu redor têm de você.

Este ponto é importante neste processo de elaboração e execução do plano de vida e da carreira, pois sozinhos não conseguimos chegar a lugar algum, e quando entramos em contato com as pessoas certas, no momento certo, elas nos ajudam a progredir, sendo as chances alcançarmos o que definimos como nossos objetivos muito maiores.

8.   Acompanhe o seu plano

Durante o desenvolvimento do plano de vida e carreira, é completamente normal que em algum momento, você precise fazer ajustes, pois a nossa vida e a nossa carreira são repletas de imprevistos, para os quais devemos nos manter preparados, para lidar com eles da melhor maneira possível.

Por isso, monitore o seu plano e faça as mudanças necessárias, para que ele seja de fato concluído com o sucesso esperado.

9. Ouse ir além

Esta é uma dica voltada principalmente para aquelas pessoas que sentem o desejo interno de mudanças, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, mas se sentem um pouco perdidas, sem saber exatamente o que desejam alcançar para sentirem-se realizadas.

Se você se encaixa neste perfil, a minha dica é que você não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Isso quer dizer que você deve ousar ir além e fazer aquilo que sempre sonhou em fazer, mas nunca teve coragem, por achar que seria correr risco demais.

Deixe este receio de lado e comece a elaboração de seu plano a partir deste ponto. Tenho certeza que ao concluí-lo, você vai se sentir uma pessoa muito mais realizada, pessoal e profissionalmente.

10. Utilize as perguntas poderosas

Outra dica poderosa, que vai ajudar aqueles que estão perdidos e não sabem exatamente quais objetivos almejam alcançar, é utilizar as perguntas poderosas a seu favor. Isso quer dizer que você deve fazer a si mesmo questionamentos que te levem a compreender e ter maior clareza sobre aquilo que você realmente deseja conquistar, para se sentir mais completo enquanto indivíduo e profissional.

Alguns exemplos de perguntas são:

  • Qual a minha missão?
  • Qual o meu propósito?
  • O que eu faço, que me deixa verdadeiramente feliz?
  • O que eu sempre quis conquistar, mas nunca tive coragem?
  • Onde quero estar daqui a 5, 10, 15, ou 20 anos?
  • Como eu quero estar quando me aposentar?

Estes são alguns dos muitos exemplos de perguntas poderosas que você pode utilizar, para começar a compreender quais são desejos e objetivos, bem como para gerar as ações necessárias, no sentido de elaborar o seu plano de vida e de carreira, e tirá-lo do papel.

Inscreva-se para a próxima turma do Professional & Self Coaching – PSC e aprenda técnicas e ferramentas para elaborar um plano de vida e carreira altamente eficaz!

11. Trabalhe o seu foco e dedicação

Para que o seu plano seja bem-sucedido, é necessário que você mantenha-se sempre focado e dedique-se com afinco para realizar as ações definidas e alcançar as metas determinadas por você mesmo ao longo deste processo.

Assim, mesmo antes de começar a elaborar o seu plano de vida e de carreira, é essencial trabalhar o sua capacidade de manter-se focado, bem como de se dedicar, pois somente por meio destes dois elementos, você vai conseguir, verdadeiramente, alcançar o que planejou e deseja, de forma ainda mais rápida e eficaz.

12. Aprimore seus conhecimentos

Investir em leituras, cursos, palestras, workshops e até mesmo em encontro com outros profissionais de sua área e pessoas que tenham interesses similares aos seus é algo que vai ajudá-lo a aprimorar seus conhecimentos, no sentido de se preparar previamente, tanto para a elaboração do plano, quanto para a sua execução.

Este processo é importante, pois faz com que você mantenha-se preparado, não só intelectualmente, mas também fisicamente, para iniciar esta jornada, que vai levá-lo a realização de suas metas, sonhos e objetivos maiores em sua vida como um todo.

13. Utilize técnicas e ferramentas a seu favor

Algo que você pode utilizar a seu favor neste processo de elaboração de seu plano de vida e de carreira são técnicas e ferramentas, capazes de lhe ajudar colocar no papel aquilo que almeja, e também a executar as ações determinadas para o alcance das metas e objetivos.

Além disso, você pode contar também a tecnologia, que veio para facilitar ainda mais a nossa vida, ou seja, você pode utilizar aplicativos para smartphone e notebooks, que vão deixar o processo de elaboração e execução do plano muito mais fluido e rápido de concluído.

14.   Faça Coaching

Para a realização de um plano de vida e carreira, é necessário que antes de mais nada, a pessoa tenha disciplina e determinação para concretizá-lo. O Coaching é uma metodologia capaz de auxiliar todo o processo e potencializar ainda mais os resultados que você deseja, visto que ele desenvolve seu autoconhecimento, permite que você identifique suas motivações, crenças, valores, comportamentos e limitações, e, assim, o norteie quanto às ações mais adequadas para a realização do seu plano de vida e carreira.

Para isso, você pode contar com o Professional & Self Coaching – PSC, a maior e mais completa formação em Coaching do país, que te ensina as técnicas e ferramentas necessárias para que você elabore o seu plano de forma eficaz e alcance verdadeiramente os resultados que almeja, tanto em sua vida pessoal, quanto em sua vida profissional.

Além disso, ao final da formação, você se torna coach profissional, tendo a possibilidade de desenvolver-se em uma nova carreira, altamente rentável, realizando atendimentos e ajudando cada vez mais pessoas a saírem de seus estados atuais, ou seja, de completa insatisfação, e caminhar em direção a seus estados desejados, que vai lhes tornar indivíduos ainda mais completos e realizados em suas trajetórias, como foi o que aconteceu com a Crislei Leonel:

Aproveite esta grande oportunidade, inscreva-se agora mesmo para a próxima turma do PSC em sua cidade e permita-se viver esta experiência transformadora em vida!

E você, já elaborou um plano de vida e carreira? Possui outras dicas que deseja compartilhar comigo e com os outros leitores deste artigo? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar este conteúdo, com seus amigos, em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: rawpixel.com

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010