Veja 12 dicas de como se sair bem em uma entrevista coletiva de emprego

Entrevista de emprego coletiva Em uma entrevista coletiva, todos os candidatos participam do processo.

 

Além da entrevista de emprego individuais, muitas empresas costumam contratar seus colaboradores através da entrevista coletiva. Esse método é muito importante, pois, a partir de perguntas comuns a todos os entrevistados, ela permite a construção de situações próximas à rotina de trabalho da organização e através da interação do candidato com todo o grupo, suas atitudes, comportamentos e exposição das suas habilidades e competências, o entrevistador consegue ter mais assertividade na contratação.

Contudo, a entrevista coletiva ainda é vista com receio e é considerada um momento de muita pressão pelo candidatos, pois, além da necessidade de ter que interagir com os demais concorrentes, a pessoa precisa destacar suas habilidades e competências profissionais em um curto espaço de tempo, o que, talvez, pudesse ser diferente caso a entrevista fosse realizada de forma individual.

Pensando nisso, elaborei algumas dicas para que você possa se sair bem em uma entrevista coletiva de emprego. Continue esta poderosa leitura e saiba mais!

O Coaching pode te ajudar a a conquistar seus objetivos!
Tenha um importante diferencial com o Coaching, conheça mais acessando aqui.

12 dicas para se sair bem em uma entrevista coletiva de emprego

Como eu disse, participar de processos seletivos é algo que, normalmente, deixa a todos nós um tanto quanto nervosos. Isso acontece, porque criamos uma expectativa elevada para conquistar a tão almejada vaga, que vai agregar ainda mais valor à nossa carreira, de uma forma geral.  

Quando as etapas dos processos seletivos acontecem em coletivo, ou seja, com a participação de outros profissionais, a tensão aumenta ainda mais, uma vez que temos que mostrar do que somos capazes a um grupo maior de pessoas, que, além de tudo, são nossas concorrentes.

Assim, para que você tenha uma boa desenvoltura e alcance o resultado que almeja, compartilho com você dicas extraordinárias, que vão te ajudar a ser o profissional escolhido para o cargo que a empresa está disponibilizando. Confira:

1 – Faça pesquisas

Antes de comparecer ao local da entrevista, faça pesquisas e obtenha informações sobre a empresa em questão, sobre seu mercado de atuação, trajetória, público-alvo, concorrentes, etc. Com esse conhecimento sobre a organização em mãos, você sairá na frente dos outros candidatos e causará uma boa impressão ao entrevistador, caso seja questionado sobre algo que tenha relação com a empresa de uma forma geral.

2 – Chegue no horário

A pontualidade também é avaliada no momento da entrevista, pois ela reflete o seu comprometimento. Nesse sentido, planeje a sua rota e chegue alguns minutos antes no local do processo de seleção. Chegar atrasado na entrevista coletiva causa uma má impressão, tanto para o entrevistador quanto para os outros candidatos, além de abrir pontos de vantagem para eles em relação a você.

3 – Fique atento à sua participação

Engana-se quem pensa que, por ser uma entrevista coletiva, nem todos precisam participar. O tempo desse método é sim reduzido, mas isso não quer dizer que você não precisa contribuir durante o processo. É necessário que você participe, exponha a sua opinião, se expresse e interaja com todos os envolvidos, obviamente, respeitando seus concorrentes, bem como o posicionamento de cada um durante suas exposições.

4 – Tenha seu histórico de trabalho na ponta da língua

Para que a sua participação seja efetiva, não é necessário chegar na entrevista coletiva com um discurso pronto e respostas decoradas. O importante é mostrar que você conhece e sabe falar sobre a sua trajetória profissional de forma objetiva, destacando suas conquistas, pontos positivos, pontos de melhoria, diferenciais, objetivos, etc. Isso demonstra confiança e lhe destacará perante os outros candidatos. Mas lembre-se: nunca invente informações ou fale de habilidades que você não possui, o entrevistador pode descobrir que você mentiu e isso pode prejudicar a sua imagem.

5 – Tenha estabilidade emocional

Mantenha a calma e seja confiante, dessa forma você será capaz de lidar com o nervosismo e não entrará em contradições ao falar. Lembre-se que por se tratar de uma entrevista coletiva, os outros candidatos também precisam se expressar e participar do processo, então não tome o tempo do seu concorrente.

6 – Cuide da sua aparência

Outro engano é achar que por ter muitos candidatos na entrevista coletiva, o entrevistador não está avaliando também a sua maneira de vestir. Por isso, evite os excessos, roupas muito informais e vista-se de acordo com o perfil da empresa, tomando cuidado, por exemplo, com transparências, excesso de maquiagem, perfumes muito fortes, o uso de camisetas, bermudas, chinelos, enfim, tudo o que possa demonstrar que você não está levando à sério este etapa do processo.

7 – Preste atenção na sua comunicação verbal e não verbal

Treine a sua habilidade de comunicação, ter uma boa oratória e saber se expressar de forma clara, é essencial para que o entrevistador entenda aquilo que você quer dizer. É importante também, que você preste atenção na sua expressão corporal, gestos, tom de voz e postura, seu corpo e ações dizem muito sobre você.

8 – Fique atento ao que acontece ao seu redor

Esta dica vai contribuir para que você tenha uma boa desenvoltura durante a entrevista coletiva de emprego. Isso porque ao ficar atento às respostas de seus concorrentes, bem como as reações dos recrutadores a estas respostas, você tem a possibilidade de captar o que estes mesmos recrutadores estão buscando no candidato procurado para ocupar a vaga na empresa.

Neste sentido, é essencial que você observe as dicas e pistas que o recrutador dá apenas através do olhar, de sua fala, tom de voz, entre outros pontos, que vão te ajudar a entender melhor como se comportar e o que a empresa espera do profissional a ser contratado.

9 – Cuidado com as brincadeiras

Algumas pessoas, por estarem rodeadas de muitas outras, ao invés de sentirem-se nervosas, acabam sentindo-se à vontade e falando mais do que o necessário. Assim, se você se identificou com este perfil, a minha dica é que você fique atento a este fator, principalmente se você é o tipo de pessoa que gosta de fazer brincadeiras com o intuito de descontrair e se sentir mais tranquilo diante de toda a tensão que a entrevista coletiva traz.

É importante que você entenda que o que é brincadeira para você pode não soar da mesma forma para quem está te avaliando e também para os demais candidatos, o que, consequentemente, tem a possibilidade de diminuir consideravelmente a suas chances de conquistar a vaga.

10 – Atente-se às perguntas direcionadas a você

Outro ponto que merece atenção e que pode custar a conquista da vaga é se você, mesmo sem perceber, acabar fugindo da pergunta que o recrutador está direcionando a você. Neste sentido, é fundamental que você preste bastante atenção no que está sendo lhe perguntado, para que assim você tenha a oportunidade de dar respostas assertivas e objetivas, exatamente dentro daquilo que os recrutadores desejam saber.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que não há problema algum pedir que a pergunta seja repetida. Por mais que o tempo seja curto, é melhor pedir que o recrutador pergunte novamente, do que correr o risco de responder algo que ele não tem interesse de saber.

11 – Cuidado ao falar de sua vida pessoal

Dentro de todo e qualquer tipo de entrevista pode ser que, em algum momento, o recrutador tenha interesse de saber pontos relacionados à sua vida pessoal. Este é também um momento em que você deve tomar cuidado, atentando-se especificamente àquilo que o entrevistador quer saber.

Digo isso, pois muitas pessoas acabam se excedendo e dando mais detalhes do que o necessário sobre fatos de sua vida pessoal, fugindo completamente do que o recrutador deseja saber. Sendo assim, lembre-se sempre que o seu tempo é curto e que o ideal é que suas respostas sejam curtas, objetivas, sem deixar de serem o mais assertivas possível.

12 – Demonstre comprometimento

Conforme o tempo passa as empresas têm buscado cada vez mais profissionais comprometidos para compor seus quadros de colaboradores. Neste sentido, é fundamental que você demonstre este comprometimento, mostrando que deseja crescer dentro da organização e ao mesmo tempo deseja contribuir para que os negócios da empresa cresçam e tornem-se constantemente prósperos.

Mas lembre-se: demonstrar comprometimento é diferente de parecer desesperado. Tenha cuidado, pois a linha entre um e outro é bastante tênue. Sendo assim, nada demonstrar que está disposto e fazer tudo o que for necessário para conseguir ou que precisa dela mais do que os outros candidatos, mostre que você a merece, não pode necessidade, mas sim por ter as habilidades e competências que mais se encaixam ao perfil da vaga e ao que a empresa procura em um profissional. Fazendo isso, os recrutadores olharão para você com bons olhos e as suas chances de ser contratado tendem a aumentar de forma considerável.

Antes de seguir adiante, compartilho com você um vídeo em que dou mais dicas para que você se destaque nas entrevistas de emprego que participar, sejam elas coletivas ou individuais. Confira:

Vantagens da entrevista coletiva de emprego

Seja para candidatos ou para as empresas, são diversas as vantagens existentes na realização das entrevistas coletivas de emprego. Convido você a conferir algumas delas, a seguir:

Otimização de tempo

O processo seletivo que tem como uma de suas etapas a entrevista coletiva de emprego ocorre de forma muito mais acelerada que os demais. Isso porque o tempo passa a ser melhor aproveitado, uma vez que as entrevistas com os candidatos são realizadas em grupo.

Com isso, há uma otimização do tempo, tanto da empresa, quanto dos candidatos, que têm acesso aos resultados alcançados ou não com muito mais rapidez.

Redução de custos

Outro ponto positivo deste tipo de processo de seleção é que ele contribui para que a empresa reduza seus custos com este tipo de demanda. Isso acontece, pois a entrevista de emprego coletiva ocorre uma única vez com vários candidatos ao mesmo tempo, o que colabora para que a contratação do profissional que vai ocupar a vaga ocorra com mais rapidez e evita que os recrutadores dediquem-se mais do que o necessário ao processo como um todo, podendo estes voltar rapidamente às suas atividades de rotina.

O Coaching pode te ajudar a a conquistar seus objetivos!
Tenha um importante diferencial com o Coaching, conheça mais acessando aqui.

O Coaching como diferencial competitivo

Além das dicas que compartilhei para que você tenha um bom desempenho na entrevista de emprego que acontece em formato coletivo, existe algo que pode fazer com que você se destaque ainda mais diante de seus concorrentes. Estou falando do Coaching.

Trata-se de melhor mais completa metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que tem ajudado um número diverso de indivíduos e empresas a potencializarem a sua performance e alcançarem resultados extraordinários em seus objetivos.

Por meio de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, compartilhadas em formações como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, por exemplo, o profissional implementa, de forma imediata, melhorias em sua atuação no trabalho, em seus comportamentos e atitudes, aprendendo a se portar com maestria nas entrevistas das quais participar, e, consequentemente, aumentando ainda mais suas chances de conquistar a vaga, já que, além de tudo isso, os recrutadores entendem que os indivíduos que apresentam o Coaching no currículo têm uma performance e um comprometimento mais elevado do que os demais, o que beneficia também a empresa em seu processo evolutivo.


Quer aumentar ainda mais a suas chances de ser contratada para aquela vaga dos sonhos? Entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores e garanta já a sua vaga para a próxima turma do PSC em sua cidade!

A entrevista coletiva, quando bem organizada e avaliada, oferece feedbacks assertivos para os entrevistadores e informações para que os candidatos melhorem suas habilidades e competências. Por isso, aproveite o momento, seja sincero, observe seus concorrentes e dê o seu melhor, fazendo isso, com certeza você será capaz de conquistar a vaga que deseja.

Agora me conte: você já participou de uma entrevista coletiva de emprego? Tem outras dicas para se sair bem nesse momento? Comente sua experiência abaixo e lembre-se de compartilhar este poderoso conteúdo em suas redes sociais, com seus amigos.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Rawpixel.com

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010