Você consegue mensurar a amplitude administrativa da sua empresa?

Homem empurrando o bloco de madeira com funcionários

Amplitude administrativa é a quantidade de funcionários que podem ser supervisionados por um mesmo líder ou gestor.

A amplitude administrativa se refere à quantidade de colaboradores que podem ser supervisionados por um mesmo líder dentro de determinada empresa. Esse número varia de acordo com a organização e com o tipo de gestão. Por exemplo, quando a atividade demandar um suporte maior do supervisor, a amplitude deve ser reduzida.

Siga a leitura para saber mais sobre o assunto e conferir dicas de como mensurar a amplitude administrativa da sua empresa. Vamos lá?

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Amplitude administrativa: alta ou plana?

Ao calcular a média da amplitude administrativa de uma empresa, é possível determinar se ela é alta ou plana:

Alta: há um grande número de cargos hierárquicos e a estrutura é verticalizada. A tomada de decisão é mais centralizada nos altos cargos.

Plana: possui poucos cargos hierárquicos e estrutura horizontal. A tomada de decisão geralmente é feita em conjunto e conta com a participação de grande parte dos colaboradores.

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Fatores que determinam a amplitude administrativa

Um conjunto de fatores determina a amplitude administrativa de uma empresa, veja quais são eles. Conhecendo-os fica mais simples realizar uma análise do empreendimento e entender o seu estado atual.

Características do líder

Atividades a serem realizadas, capacidade para lidar com os colaboradores, habilidades profissionais e tipo de liderança.

Características dos colaboradores

Capacidade de trabalhar em equipe, habilidades profissionais e motivação.

Características da organização

Grau de estabilidade da empresa, nível de delegação, tipo de controle exercido e nível de clareza na comunicação interna.

Tipo de tarefas executadas

Grau de clareza ao delegar funções, nível de similaridade com a atividade desempenhada e comunicação e aceitação dos objetivos.

Como calcular a amplitude de controle de uma empresa?

O cálculo da amplitude de controle de uma empresa é bastante simples, o desafio está em verificar se o resultado é o ideal ou se é necessário realizar alguma modificação. Vamos ao cálculo:

Número de subordinados / Número de supervisores = amplitude administrativa.

Assim, se um empreendimento possui 50 subordinados e 5 supervisores, sua amplitude administrativa é 10. 

Com esse resultado em mãos, é necessário considerar outros aspectos, como a cultura e os objetivos do empreendimento, para verificar se a amplitude atual é satisfatória.

Problemas com amplitude inadequada

Quando a amplitude administrativa de uma empresa não está adequada, alguns problemas podem acontecer. No caso de haver excesso de colaboradores em relação à amplitude ideal (quando há muitos colaboradores e pouco apoio do líder), os transtornos causados são:

Funcionários desmotivados – O líder exerce um papel muito importante para estimular os funcionários, mostrando se estão no caminho certo e conduzindo-os para que alcancem bons resultados.

Comunicação interna ineficiente – Quando há um excesso de pessoal sob a gerência de um mesmo supervisor, a comunicação tende a falhar. Afinal, o líder pode não dar conta de manter um canal direto com todos com a frequência necessária.

Queda da qualidade – Com a falta de motivação e de uma comunicação eficiente, a queda da qualidade acaba se tornando uma consequência natural. Isso implica uma série de questões, com prejuízos à satisfação dos clientes e à lucratividade do empreendimento.

Perda de controle da produção – Sem um gerenciamento eficaz há perda de controle em relação à produção. Com isso, ocorrem os atrasos nas entregas, o aumento das reclamações dos clientes e assim por diante.

Decisões ineficazes – Colaboradores que não estão em cargos de gerência muitas vezes não estão preparados para tomar decisões que caberiam a um líder. Assim, podem acabar optando por caminhos não tão interessantes, comprometendo os resultados.

Por outro lado, quando há falta de colaboradores em relação à amplitude ideal (quando há muitos líderes para poucos subordinados), os problemas observados são:

Chefes ociosos e sem função – Chefes precisam de colaboradores para gerenciar, essa é a sua principal função. Se falta pessoal, os líderes ficam sem ter o que fazer durante todo o tempo de expediente.

Custos desnecessários – Profissionais que ocupam cargos de gerência recebem salários mais altos do que subordinados, afinal, possuem mais responsabilidades. Porém, quando essas funções não são bem aproveitadas, se tem custos desnecessários.

Desmotivação geral – O ócio é bastante desmotivador, afinal, o ser humano tem a necessidade de se sentir útil, especialmente em uma situação em que é pago para tal.

Problemas para delegar tarefas – Com poucos funcionários para realizar atividades, pode ocorrer uma sobrecarga de obrigações sobre eles.

Características da amplitude com maior controle

  • Atividades realizadas de forma previsível, o que pode não ser interessante para empreendimentos baseados em criatividade;
  • As tarefas realizadas são sempre similares, algo interessante para negócios em que a padronização é fundamental;
  • Colaboradores preparados e treinados;
  • Custos mais baixos, afinal, os processos são bem definidos e acompanhados de perto pelos líderes;
  • Eficiente sistema de suporte interno, já que há equilíbrio entre supervisores e subordinados;
  • Trabalho realizado com maior concentração.

Características da amplitude com menor controle

  • Atividades inovadoras e criativas;
  • As tarefas são realizadas de maneira diversificada, dando espaço para que os colaboradores pensem fora da caixa;
  • Os colaboradores sentem mais necessidade de orientação, o que às vezes pode faltar em um ambiente de muita liberdade;
  • Custos mais altos, afinal, os processos não costumam ser padronizados;
  • Pouco suporte interno;
  • Trabalho realizado com maior dispersão.

Como se pode ver, os dois modelos de amplitude administrativa têm seus pontos positivos e negativos. Porém, a tendência atual é dar cada vez mais liberdade criativa aos colaboradores, seguindo o modelo de amplitude com menor controle. Dessa forma, os subordinados localizados na base da estrutura hierárquica passam a ter maior contato com os gerentes. Isso melhora a comunicação interna e traz uma série de benefícios para a organização.

Entretanto, é sempre importante considerar as características de cada empresa e o que os gestores esperam, se é mais criatividade e inovação ou padronização e ordem. Cabe a cada gestor eleger o sistema que mais estiver de acordo com o tipo de atividade exercida pelo seu empreendimento. Também é possível encontrar um equilíbrio, a fim de se beneficiar dos dois modelos de amplitude administrativa.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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