Como conquistar equilíbrio no trabalho?

Balança com pesos vida e trabalho

Confira algumas dicas para equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Cada dia que passa, o profissional encontra maior dificuldade em equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Esse desequilíbrio é provocado pela carga de trabalho. Segundo pesquisas, 52% dos profissionais do mundo afirmam não ter pessoas suficientes para realizar o trabalho nas áreas em que atuam.

No Brasil, a realidade não é diferente, as empresas seguem exigindo cada vez mais de seus funcionários e retribuindo cada vez menos. Isso aumenta e muito a insatisfação e a falta de equilíbrio no trabalho com a vida pessoal. O bem-estar dos funcionários deve ser uma das principais preocupações de uma organização, já que o sucesso dela provém do trabalho dos colaboradores motivados. 

O líder tem um papel fundamental nesse processo de motivação, pois é seu dever apoiar e capacitar seus colaboradores. Dessa forma, eles podem alcançar seus objetivos profissionais e, consequentemente, pessoais.

No artigo a seguir iremos dar algumas dicas de como conquistar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional driblando as dificuldades do caminho. Acompanhe!

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Dicas de como conquistar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O desequilíbrio entre o trabalho e a gestão da vida pessoal é responsável pelo estresse dos colaboradores. A sensação de nunca conseguir ser o suficiente em nenhum setor da vida corrobora para a perda de produtividade e de bem-estar. Dessa forma, é fundamental se dedicar à construção desse equilíbrio.

Confira a seguir dicas pontuais de como equilibrar suas atividades pessoais e profissionais. 

1. Separe assuntos pessoais e profissionais

Quantas pessoas você conhece que levam assuntos do trabalho para casa? Seja na forma de uma atividade feita no lar ou mesmo de comentários a respeito de ocorridos no escritório. Ao fazer isso, a pessoa não se desliga do trabalho e não descansa a mente em nenhum momento. 

As preocupações profissionais devem ficar na empresa, ao sair do trabalho volte seus pensamentos para suas questões pessoais. Da mesma forma, é importante não levar para o escritório os seus problemas pessoais. Evite comentar questões familiares com seus colegas. Institua que no escritório voltará sua atenção para o trabalho e em casa apenas para as questões pessoais.

2. Planejamento 

A organização é a base de uma vida equilibrada em diferentes esferas. Cada atividade deve ter um horário para ser realizada de maneira que você entenda qual é a melhor forma de usar o seu tempo. Quem não se organiza acaba ficando o tempo todo dedicado a fazer várias coisas sem concluir nada como deveria.

O ideal é ter uma lista com as atividades profissionais e uma lista com tarefas pessoais para o dia a dia. Estabeleça quais atividades são prioritárias, ou seja, aquelas que se não forem feitas gerarão grandes problemas e prejuízos. Com essa lista você conseguirá fazer uma distribuição melhor das suas tarefas pelo seu tempo, evitando sobrecargas.

3. Diga não

Saber dizer não é essencial para não se sabotar. Se você concorda em fazer tudo o que te pedem, acaba deixando de fazer o que é realmente importante para você. Compreenda que dizer não é completamente aceitável e não faz de você uma má pessoa. 

Quando alguém te fizer um pedido, reflita se tem como atender o que está sendo solicitado sem prejudicar o seu planejamento. Caso não seja possível, informe de maneira amigável que não conseguirá e saiba que está tudo bem. 

4. Flexibilidade e delegação de tarefas

Para muitas pessoas é especialmente difícil abrir mão de algumas responsabilidades e encontrar novas formas de fazer as coisas. Então, ter flexibilidade e aprender a delegar tarefas é determinante para conquistar uma vida equilibrada. 

Compreenda que não há nada de errado em passar algumas tarefas para outras pessoas. O mais relevante é que tudo o que precisa seja feito com sucesso. Exercite sua capacidade de flexibilidade e delegação de tarefas para ter mais equilíbrio em suas atividades. 

5. Fique um tempo desconectado

Quanto tempo do seu dia você fica longe das redes sociais? Se respondeu pouco ou nenhum saiba que precisa mudar essa rotina digital. Além de ser um fator que gera ansiedade, a conexão extrema pode prejudicar sua concentração nas atividades pessoais e profissionais.

Enquanto trabalha, não dá para ficar respondendo mensagens de amigos e quando se está jantando com a família, não dá para ficar respondendo e-mails. O ideal é estabelecer que em alguns momentos do seu dia você vai permanecer desconectado.

Escolha momentos em que não vai responder mensagens e nem mesmo ficar com o celular. Esses períodos de descanso digital te permitirão ficar mais focado no que precisa fazer.

6. Tenha um tempo para se divertir

O lazer é muito importante para renovar as energias e estar preparado para os desafios da vida moderna. Então, procure ter um tempo para um hobby, para sair com seus amigos ou simplesmente assistir a uma série ou filme. A falta desse tempo para si mesmo pode ser extremamente prejudicial para o seu bom desempenho corporativo.

Lembre-se de tudo na vida é uma questão de equilíbrio, ou seja, nem se deve só trabalhar e nem dá para só se divertir. No entanto, uma esfera sem a outra leva a uma existência incompleta e sem a base para alcançar os seus melhores resultados. 

7. Processo de Coaching 

O Coaching é um excelente programa de treinamento e desenvolvimento de líderes, que poderá ajudar os gestores a encontrar soluções inovadoras e flexíveis. Essas soluções são a base para a satisfação dos colaboradores na organização e, consequente, aumento da performance profissional e qualidade de vida.

Através do treinamento, os profissionais aprenderão técnicas e ferramentas de como conquistar o equilíbrio no trabalho e na vida pessoal. Além disso, serão instigados a identificar seus pontos fortes e de melhoria, quebrar comportamentos limitantes, determinar metas tangíveis e obter o autoconhecimento.

Invista em Coaching e aprenda como lidar com as adversidades do trabalho, sem deixar que isso prejudique o lado emocional. Assim é possível alcançar cada vez mais resultados positivos. Aprender a usar as ferramentas que se tem disponíveis em si mesmo é o segredo para ser um profissional melhor. 

Gostou dessas dicas para equilibrar sua vida pessoal e profissional? Comente abaixo!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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