Como funciona a organização da ação empresarial

Empresário trabalhando

Organização é o elemento fundamental para alcançar metas e objetivos.

A ação empresarial deve se pautar na elaboração de estratégias alinhadas com o cenário em que a empresa se encontra. Os gestores devem saber como identificar as oportunidades e ameaças, assim como as forças e fraquezas. A partir dessa compreensão dos potenciais a serem concretizados, é possível levar a organização ao sucesso.

Uma atuação estratégica é fundamental para que as companhias possam assumir papéis mais longevos. Continue a leitura para entender como funciona a organização da ação empresarial e o papel do gestor nesse processo.

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O que é organização da ação empresarial?

A organização da ação empresarial tem como objetivo central estabelecer um sistema corporativo eficiente. O intuito é o de agrupar pessoas, recursos e processos de modo a alcançar um bom resultado. A maneira como se organiza o dia a dia de uma empresa é determinante para o alcance de seu sucesso financeiro e estrutural.

Obviamente que o planejamento somente se mostra efetivo quando é levado da palavra para a ação. O gestor que opta por realizar uma gestão focada na organização deve estar preparado para aglutinar os recursos, financeiros e humanos, em prol da realização das metas. Organizar é o primeiro passo para o sucesso no universo corporativo.

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Organização: entendendo os significados dessa palavra

A organização da ação empresarial consiste em encontrar a melhor forma de conduzir pessoas, processos e recursos. No entanto, antes de dar início a essa estratégia, é crucial compreender o verdadeiro significado da palavra organização. Essa palavra pode ter dois significados no contexto que estamos abordando.

Organização no sentido de unidade ou entidade social

A palavra organização pode assumir o sentido de unidade ou entidade social. Nesse caso, trata-se de uma entidade em que pessoas interagem entre si para alcançar objetivos em comum.

Organização no sentido de função administrativa

A organização no sentido de função administrativa compõe o processo administrativo. Assim, a palavra adquire o sentido de organizar, estruturar e integrar recursos e órgãos que têm a administração como função. Também cabe à organização promover a integração de relações e atribuições de diferentes órgãos.

No contexto de função administrativa, a organização é dependente do planejamento e condução do processo administrativo. Há uma interação dinâmica entre as funções administrativas que promovem interdependência na composição desse processo. É a organização que faz com que a companhia reúna e utilize da melhor forma os seus recursos.

A organização trabalha para que sejam reunidos e devidamente integrados os processos administrativos. É a partir da integração de todos os recursos que uma empresa segue organizada rumo ao sucesso.

Como a organização da ação empresarial funciona?

Em linhas gerais, a organização da ação empresarial se dá em quatro esferas: tarefas, pessoas, órgãos e relações. A seguir explicaremos melhor o funcionamento da organização em cada uma das quatro esferas.

Organização da ação empresarial – Tarefas

Nessa esfera se encontram as funções empresariais que são na sequência subdivididas em tarefas.

Organização da ação empresarial – Pessoas

Cada indivíduo tem um cargo dentro da companhia, ou seja, oferece uma contribuição para a realização das metas.

Organização da ação empresarial – Órgãos

Tarefas e pessoas são devidamente agrupadas em órgãos como departamentos, divisões ou unidades dentro da empresa. A divisão em departamentos é uma forma eficiente de delegar demandas a grupos devidamente especializados nas atividades em questão.

Contar com profissionais especializados para determinadas soluções é crucial para estabelecer o bom andamento organizacional. Os processos passam por excelente otimização, levando à maior produtividade e resultados mais efetivos.

Organização da ação empresarial – Relações

Tem como foco as relações entre órgãos que compõem a empresa e as pessoas que contribuem com seu trabalho. O segundo foco dessa organização está em relacionamentos externos, como clientes e fornecedores.

Entendendo a abrangência da organização da ação empresarial

A função administrativa da organização no universo corporativo se desdobra em três níveis, entenda melhor abaixo.

1. Organização no nível global da empresa

Consiste no desenho organizacional em nível institucional, pode assumir várias formas distintas. No nível institucional o foco está no desenho organizacional, observando a empresa como um todo.

2. Organização no nível departamental da empresa

Processo chamado de departamentalização, que é conhecido também como desenho departamental, é realizado em nível médio. No nível intermediário o foco está no detalhamento do desenho de departamentos que terão a responsabilidade de gerir os recursos corporativos.

3. Organização no nível das tarefas e operações da companhia

Conhecido também como desenho de cargos ou tarefas, esse aspecto é tratado no nível operacional. Pode se dar em atividades isoladas ou em grupos. O nível operacional está voltado para a realização das atividades para as quais a empresa foi criada.

Organização: desenvolvimento de estratégias

A organização da ação empresarial refere-se trabalhar com estratégias focadas no alcance dos objetivos. Para isso, é crucial que se observe as oportunidades e ameaças do cenário externo, bem como os pontos fracos e fortes do cenário interno.

Oportunidades e ameaças

Estratégias com foco em organizar a ação empresarial devem observar com especial atenção as oportunidades do cenário externo. Basicamente, oportunidades são condições que permitem assumir novos direcionamentos no mercado. A alteração de uma lei pode representar uma oportunidade, assim como a redução de preço de um insumo.

Por sua vez, ameaças são condições que podem impedir o crescimento da empresa em médio e longo prazo. Uma lei que imponha barreiras ao mercado de atuação da empresa pode representar uma ameaça. Identificar oportunidades e ameaças é fundamental para ser bem-sucedido em suas empreitadas.

Forças e fraquezas

O contexto interno da empresa também deve ser considerado, ou seja, as oportunidades e ameaças. Os pontos fortes são os aspectos que tornam a empresa mais competitiva, pode ser a sua capacidade de retenção de talentos ou sua capacidade inovadora.

Os pontos fracos dizem respeito aos aspectos que podem se interpor à trajetória de sucesso da companhia. Alta rotatividade de colaboradores é um dos aspectos que podem ser interpretados como pontos fracos. Fortalecer os pontos fortes e remediar os pontos fracos é crucial para organizar a ação empresarial de forma satisfatória.

Como o Coaching pode ajudar na excelência organizacional?

A ação da organização empresarial é a extensão da capacidade de clareza, coerência e visão sistêmica. As estratégias de um negócio são elaboradas por pessoas e, portanto, a capacidade de ser organizado influencia diretamente na efetividade das ações aplicadas. Isso significa que, quando os profissionais expandem suas competências, maior é sua influência positiva no alcance de resultados extraordinários!

É aí que o Coaching, considerado o mais poderoso método de desenvolvimento humano, entra em cena, proporcionando técnicas e ferramentas para maximizar o potencial de realização das empresas por meio do aprimoramento das habilidades individuais.

Assista ao vídeo abaixo sobre o poder da cultura do coaching nas organizações:

 

“Pessoas normais alcançam resultados normais. Pessoas diferentes conquistam resultados extraordinários!” – José Roberto Marques, presidente do IBC.

Agora você já sabe como funciona a organização da ação empresarial. Aproveite para navegar pelo blog do IBC e conferir mais conteúdos e dicas de Coaching, desenvolvimento pessoal e empresarial!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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