Como a psicologia cognitiva comportamental pode ajudar em seu desempenho no trabalho

psicológa com prancheta e paciente

A psicologia comportamental busca compreender como as emoções, percepções, cognição e outras características influenciam nas atitudes e no psicológico de cada um.

Por meio da análise da conduta humana, física e mental, a psicologia comportamental busca compreender as emoções, percepções de mundo, cognição e outras características dos indivíduos — e como estas influenciam nas atitudes e na condição psicológica de cada um.

Utilizando-se de métodos sistematizados, este ramo da psicologia visa eliminar comportamentos considerados prejudiciais à qualidade de vida do paciente. Conheça um desses métodos, saiba como empreendê-lo e como ele pode ajudar no seu desempenho no trabalho.

O sistema de fichas

O sistema de fichas leva o indivíduo a aumentar um determinado comportamento, além de criar e manter hábitos que proporcionam as melhorias desejadas. Pode ser utilizado para proporcionar um melhor desempenho no trabalho, visando inibir comportamentos prejudiciais e estimular os benéficos, aliando qualidade às atividades desenvolvidas.

Este sistema consiste no estabelecimento de uma resposta-objetivo, que é uma ação ou atitude que elencamos como parte de um propósito a ser alcançado. Pode ser a realização de uma hora de atividade física por dia, escrever 10 páginas diárias ou trabalhar ininterruptamente por 3 horas.

Adotando o último exemplo como uma atitude que levaria a uma significativa melhoria no rendimento de um colaborador, ao completar as três horas ininterruptas de trabalho, uma ficha é atribuída à pessoa. Quando reunir um número pré-definido de fichas, o colaborador terá direito a um reforço positivo: uma pequena recompensa ou prêmio. Por outro lado, se o objetivo não foi realizado integralmente, a ficha não deve atribuída.

Caso o método não propicie os resultados esperados, recomenda-se uma avaliação sobre a equivalência entre resposta-objetivo e o reforço positivo: pode ser que a recompensa seja inexpressiva ou que o comportamento exija muito do indivíduo.

Esse é um método simples que pode ser empreendido facilmente e gerar resultados espetaculares, especialmente nos feitos que demandem muito esforço e tempo para serem concluídos.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe o conhecimento!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010