Exemplos de dinâmicas sobre liderança

Dinâmicas de LiderançaDinâmicas podem contribuir para desenvolver e identificar as habilidades de liderança dos colaboradores.

Saber liderar um grupo é fundamental para conduzir as atividades do dia a dia, sempre unindo a equipe em prol da empresa. As dinâmicas sobre liderança podem ser importantes aliadas para desenvolver essa habilidade de gerenciar pessoas e trabalhar de forma colaborativa. Que tal aprender algumas?

7 Dinâmicas sobre liderança para aplicar na sua empresa

Preste atenção em nossas dicas e agende um horário para reunir os colaboradores que tenham funções de liderança para realizar as dinâmicas. São atividades capazes de estimular a reflexão, o autoconhecimento e o desenvolvimento dos participantes. Algumas delas podem ser realizadas online!

1ª dinâmica: A ilha

Essa é uma dinâmica simples, que visa a colaboração, quebra de paradigmas, desenvolvimento da criatividade e do trabalho em equipe. A atividade dura aproximadamente 15 minutos e demanda apenas um tapete estendido no chão.

Para a realização da dinâmica, o coordenador deve solicitar que todos os participantes fiquem em cima do tapete, imaginando-o como uma ilha, e que tudo o que o cerca é água. É preciso instigá-los a pensar em maneiras de sair dessa enrascada, procurando e apresentando soluções para que todos saiam juntos da situação.

2ª dinâmica: A peça que faltava

O objetivo dessa dinâmica é desenvolver a comunicação, bom comportamento sob pressão e o trabalho em equipe. A atividade dura 40 minutos e deve ser aplicada a um grupo de até 25 pessoas. Serão usados oito quebra-cabeças de 20 peças e um envelope para cada participante.

Para a realização da atividade, cada participante receberá um envelope contendo peças variadas e misturadas dos oito quebra-cabeças. A tarefa será montar os quebra-cabeças, trabalhando em silêncio total, sem se comunicar.

Cada pessoa pode ceder as peças que não quiser para seu colega da direita, mas nunca tomar ou solicitar uma peça. Os participantes apenas podem ceder as peças que não querem para o companheiro à direita, e receber as peças cedidas pelo colega à esquerda. Durante o desenrolar da dinâmica, será possível observar quem são os líderes de cada setor, área ou grupo.

3ª dinâmica: Pizza da liderança

Para a realização dessa atividade é necessário preparar previamente um grande círculo em cartolina e cortá-lo como se fosse uma pizza. Também é possível apenas desenhar em um quadro, entretanto, o papel torna a atividade mais interessante pelo fato de que os participantes poderão manusear as peças. Caso a dinâmica for realizada online, o organizador poderá utilizar um quadro virtual para fazer o desenho.

Os participantes deverão sugerir habilidades e atributos que considerem fundamentais em um líder e escrevê-los em cada fatia da “pizza”. Em seguida, poderão falar sobre os atributos que acreditam ter e os que precisam desenvolver, dando início a uma conversa produtiva sobre o tema.

4ª dinâmica: Rio de jacarés

Para preparar o ambiente para essa atividade é preciso utilizar pedaços de papelão e montar um caminho para os participantes atravessarem de um lado a outro de um rio imaginário cheio de jacarés. É preciso fazer de forma que seja desafiador e que eles precisem do apoio uns dos outros para alcançarem o objetivo.

No decorrer da atividade, será possível observar os que foram mais colaborativos, os líderes natos e aqueles que ficaram confusos sem saber o que fazer. Após a conclusão da dinâmica, é interessante conversar sobre os pontos observados para trocarem visões e ideias.

5ª dinâmica: Brasão da liderança

Um brasão é um símbolo que representa uma família ou grupo de nobres. Nessa dinâmica, os participantes devem receber uma folha de papel e canetas coloridas. Então, deverão criar cada um o seu próprio brasão de liderança, com as palavras que representam as maiores qualidades de um líder em destaque.

Depois que todos terminarem, terão que apresentar o desenho para o restante do grupo e falar sobre as cores, formas e palavras escolhidas. É uma oportunidade bastante interessante para estimular o diálogo sobre um tema tão importante, que é a liderança, e falar sobre outros assuntos do interesse de todos também.

6ª dinâmica: Escuta ativa

A escuta é uma habilidade bastante importante para exercer uma função de liderança. Para essa atividade é necessário dividir os participantes em grupos de três membros. Cada grupo será formado por um sujeito que será o foco da dinâmica, o ouvinte ativo e o observador.

O primeiro deverá responder uma pergunta sob sua perspectiva pessoal. A questão pode ser sobre seu desempenho atual ou qualquer tema de cunho profissional. O segundo deverá ouvir ativamente a resposta, ou seja, fazendo perguntas e demonstrando seu interesse. Ao terceiro caberá apenas observar e ouvir, sem interferir.

Quando o sujeito foco da rodada encerrar sua respostas, o organizador deverá perguntar aos três como se sentiram exercendo aquela função e como podem aplicar as percepções obtidas na experiência no dia a dia de trabalho. Em seguida, as posições devem ser invertidas para que todos ocupem os três postos diferentes.

7ª dinâmica: E se…

Essa é uma dinâmica para ser realizada individualmente e que pode ser interessante para aplicar tanto com colaboradores quanto com candidatos a uma vaga na sua empresa. Funciona da seguinte maneira: marque reuniões individuais e apresente a cada participante uma situação hipotética desafiadora envolvendo a função que ocupa ou deseja ocupar.

Exemplo: “Imagine que você deixou de seguir um procedimento padrão da empresa e perdeu um cliente muito importante, gerando um grande prejuízo para a companhia. O que faria para explicar sua atitude e resolver a situação?” A partir da resposta de cada participante é possível verificar seu nível de racionalidade, responsabilidade, capacidade de pensamento analítico e resolução de problemas.

Conclusão sobre dinâmicas de liderança

As dinâmicas oferecem grandes oportunidades de conhecer melhor os colaboradores, identificar as características de liderança que possuem e outras que precisam desenvolver. Através das atividades certas é possível gerar reflexão na equipe e estimular todos a trilharem um caminho de autoconhecimento e aprendizado.

Você sabe quem são os líderes de sua empresa? Desenvolva uma dessas atividades e nos conte como foi o processo e o feedback que recebeu dos seus funcionários. Além dos benefícios citados, dinâmicas em grupo ajudam a deixar as equipes mais alinhadas e coesas. Não fique receoso, todos vão gostar de ter um momento descontraído.

Aproveite para compartilhar o conteúdo com alguém que possa se beneficiar do conhecimento compartilhado!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010