Gestor Moderno: liderança pelo exemplo

líder conversando com a equipe

Confira 6 traços para que o líder seja um exemplo.

O ambiente organizacional tem passado por algumas constantes mudanças comportamentais, que vêm exigindo dos gestores uma grande capacidade de adaptação aos novos cenários que, alheios à sua vontade, são associados ao seu dia a dia.

Com tudo isso, a gestão de pessoas se torna um desafio para o gestor, e surge uma necessidade de buscar diferenciais para não deixar que essas mudanças afetem de forma negativa a produtividade e a rentabilidade das atividades realizadas pelas organizações. Nesse sentido, um bom líder dá o exemplo nas competências e comportamentos que deseja ver nos seus liderados. Mas como isso é possível? Saiba mais sobre o tema no artigo a seguir. Boa leitura!

Exemplos e o comportamento humano

É preciso entender que o comportamento humano é moldado por necessidades ou circunstâncias, e cabe aos gestores ficarem atentos para que o rendimento da equipe e os planejamentos efetuados não sofram interrupções por motivos de ordem comportamental.

Assim, é fundamental que os gestores busquem, além dos conhecimentos e regras para uma boa administração, habilidades de como gerir pessoas. Isso requer mais do que os saberes que ele adquiriu ao longo dos cursos de faculdade ou pós-graduação, pois é preciso sensibilidade, atitude, sentimento para lidar com os ambientes carregados de disputas das organizações.

Gestores que lideram pessoas devem desenvolver alguns requisitos básicos, como conhecimentos técnicos e carisma, para que sejam detentores de uma liderança como exemplo a ser seguido.

A felicidade é imprescindível para uma boa liderança!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

O gestor moderno

O gestor moderno precisa ser forte o suficiente para que ele possa incentivar a quebra de paradigmas, já que ela pode ser a maior barreira encontrada pelas equipes de trabalho nos dias de hoje. Ele também precisa tirar os seus liderados da zona de conforto, o que não é muito fácil. Por isso, ele precisa ser uma pessoa visionária, que sabe usar muito bem a comunicação para que possa conscientizar a sua equipe das mudanças que precisam ser feitas.

Um gestor moderno está focado no desenvolvimento dos seus talentos profissionais e acaba se destacando e motivando outras pessoas por meio da liderança pelo exemplo que demonstra.

6 traços para que o líder seja um exemplo

Na sequência, você vai conferir 6 qualidades em que todo líder organizacional precisa demonstrar competência, sendo um exemplo para todos os seus seguidores.

1. Pontualidade e assiduidade

O primeiro passo é o mais básico a todo profissional de sucesso: ser assíduo e pontual. Isso significa que o líder não deve faltar ou se atrasar sem que haja uma justificativa. Se ele não age dessa forma, não há como cobrar os demais funcionários a fazerem o mesmo. A pontualidade também deve se estender aos prazos de entrega das tarefas, servindo de exemplo a todos os membros da equipe. Um líder que cumpre prazos estimula todos a fazerem o mesmo com as suas respectivas tarefas.

2. Respeito às normas internas

Toda empresa tem ou deveria ter um conjunto de normas internas, que define horários de expediente, vestuário adequado, comportamentos permitidos e proibidos, políticas de horas extras e benefícios, entre outras questões. Os líderes da organização devem ser os primeiros a conhecer a fundo essas normas e a colocá-las em prática. Se isso não acontecer, eles estarão estimulando os demais colaboradores a também ignorar essas regras, tornando-as letra morta.

3. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade humana de identificar emoções, compreender as suas origens e agir de acordo com elas à procura de um estado de mais felicidade. Assim, o indivíduo consegue compreender o que sente, mas não permite que as emoções dominem as suas atitudes, que devem ser equilibradas com a racionalidade. Esse equilíbrio também envolve compreender as emoções do outro de forma empática, respeitando o seu momento e desenvolvendo boas relações com todos.

4. Clareza de comunicação

Assim como a inteligência emocional, o líder também deve estimular a clareza de comunicação entre todos os membros da equipe. Isso significa escolher o canal de comunicação mais adequado, pensar antes de falar/escrever, selecionar cuidadosamente as palavras, ficar atento às expressões faciais e à linguagem corporal, administrar o volume e o tom de voz e ser objetivo, ou seja, falar sem “enrolar”. Nas empresas, não há tempo a perder com mal-entendidos.

5. Organização e planejamento estratégico

Ser organizado significa manter as coisas nos seus devidos lugares, de modo que possam ser facilmente encontradas quando for necessário. Isso vale tanto para os objetos físicos como para os arquivos digitais. Quanto ao planejamento estratégico, ele consiste em definir objetivos e estabelecer os meios ideais para alcançá-los, pensando no que pode trazer os melhores resultados e gastar o mínimo possível de recursos. Um líder que age assim inspira os demais a fazerem o mesmo!

6. Estudos, dedicação e disciplina

Por fim, nunca é demais lembrar que todo profissional deve estudar e reciclar os seus conhecimentos com frequência, mantendo-se sempre atualizado na sua área de atuação. Além disso, esse profissional precisa ser dedicado e disciplinado, esforçando-se para alcançar as suas metas da melhor maneira possível. Cabe ao líder despertar em todos o ânimo e a motivação para que esse tipo de atitude ocorra.

O auxílio especial do coaching

O estilo de liderança baseado na metodologia do coaching vem, cada vez mais, se tornando uma referência de gestão, pois o profissional que tem as ferramentas do coaching sabe como motivar os seus colaboradores e estimular o desenvolvimento profissional, assumindo o papel de treinador (coach) da sua equipe. Esse leader coach é capaz de medir o desempenho dos seus colaboradores por indicadores comportamentais, mais do que objetivos.

Enfim, é preciso ser otimista, organizado, imparcial, transparente, corajoso, o primeiro a cumprir as regras, entre outras virtudes a serem tomadas como exemplos a serem seguidos.

E você, ser de luz, como avalia o exemplo que tem recebido dos seus líderes? Caso seja um líder, de que maneira procura ser um exemplo aos seus liderados? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010