Motivação para obter sucesso nas vendas

Vendedor e casal de clientes

Motivação e vendas podem caminhar juntas para resultados de sucesso.

Trabalhar com vendas é recompensador e desafiante ao mesmo tempo. Uma das vantagens é a possibilidade de ter comissão pela sua venda e, assim, criar a sua própria renda. Contudo, pode ser difícil no começo se adaptar e isso pode trazer desmotivação e preocupações.

Principalmente quando o volume de vendas acaba não sendo como o esperado, ou em ocasiões em que você não consegue abordar o seu cliente e se sente despreparado. Para ter sucesso em vendas é necessário ter uma boa comunicação, conhecimento do que você está vendendo, entusiasmo, persuasão e ser apaixonado pelo que faz. 

Se sentir motivado também é essencial para garantir triunfo em seu trabalho, pois é o que te fará ter mais garra e vontade de atingir os seus objetivos profissionais. Mas, como se sentir motivado trabalhando com algo tão desafiador? 

O profissional em vendas necessita buscar sua motivação, o que o leva a acordar todos os dias pela manhã e dar o melhor de si em seu trabalho. Não há sucesso profissional sem o impulso interno que nos leva a ação, a motivação, além de trabalho duro e dedicação! Continue lendo para saber mais sobre como conquistar essa motivação!

Sucesso nas vendas: dicas para estar sempre motivado

Como explicamos acima, a motivação é o combustível que leva quem trabalha com vendas mais longe. Estar sempre com boa disposição para atender aos clientes e desenvolver novas estratégias é essencial para manter seu diferencial no mercado. 

Então o grande segredo do sucesso está em conquistar e manter a sua motivação. Algumas atitudes podem te ajudar a se sentir mais motivado e também a aperfeiçoar sua abordagem e metodologia de trabalho. Confira:

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1. Lembre-se de seus objetivos

Ao se sentir desmotivado, lembre-se de suas metas profissionais e de onde quer chegar. Tenha em mente o que te inspira e siga em frente sempre. Pensar em seu objetivo te dará mais vontade de continuar trilhando sua jornada com garra e determinação.

Caso você não tenha bem definidos seus objetivos é um bom momento para pensar sobre eles. O que você deseja realizar com seu trabalho? O que visualiza para seu futuro? Aonde quer chegar? Como pretende trilhar esse caminho?

A motivação é alimentada pelo entendimento daquilo que se deseja e como realizar esse anseio. Se não sabemos aonde ir, como podemos planejar o caminho? Reflita bastante sobre essas questões e, após ter seus objetivos definidos, mantenha-os em mente sempre. 

2. Conheça bem o seu produto e seu cliente

Não importa se você vai vender casas, carros, sapatos ou serviços. Caso não conheça muito bem o seu produto, dificilmente conseguirá convencer outras pessoas a comprá-lo. Ao vender, você precisa mostrar ao seu cliente o motivo do produto ser essencial para ele, e precisa acreditar nisso! 

Estude bem o público alvo e o mercado e tenha sempre informações à mão, para que seu cliente não fique com dúvidas ou receios. Tenha a certeza de que está vendendo o produto certo para a pessoa certa. Dessa maneira, conseguirá uma relação mais próxima com o cliente e se sentirá mais eficiente.

A conquista de resultados positivos após a realização de um bom trabalho é algo que impacta positivamente a motivação. É criada uma relação de causa e consequência entre o preparo e o sucesso. 

3. Faça um comparativo mensal de seu desempenho

Tenha uma planilha ou documento que mostre não só o quanto você vendeu, como também sua abordagem, com quantas pessoas conversou e o que fez profissionalmente durante o mês. É uma forma de observar seus sucessos e insucessos. 

Dessa maneira, você conseguirá identificar o período em que não se saiu tão bem e o que aconteceu para que isso tenha ocorrido, conseguindo assim reverter à situação nos meses seguintes. As dificuldades sempre existirão e saber lidar com elas é essencial para não perder a sua motivação. Superar problemas é o que alimenta a sua boa vontade. 

4. Não deixe que fatores externos influenciem em seu desempenho

Algumas circunstâncias de sua vida pessoal podem interferir diretamente no seu rendimento e concentração, como desentendimentos e preocupações. Ficar pensando nessas questões durante o trabalho causará ansiedade, angústias e acabará afetando diretamente a sua motivação e concentração. 

Uma forma de evitar que seus problemas pessoais interfiram no seu desempenho profissional é se habituar a deixar essas questões da porta para fora do trabalho. Ao iniciar a sua jornada de trabalho você deixa de ocupar a sua mente com as questões pessoais. E quando terminar o trabalho deixa de pensar nos problemas de trabalho. 

Evite também distrações, como internet, celular e conversas paralelas, pois isso irá tirar o seu foco e comprometerá o seu trabalho. As distrações impactam em resultados menos satisfatórios e consequentemente levam a desmotivação. A pessoa acredita que não consegue realizar seus objetivos, mas em muitos casos só precisa de foco. 

5. Aperfeiçoe-se sempre com cursos

Não importa quão bom vendedor você seja, é importante que sempre adquira conhecimento de sua área com cursos e treinamentos de vendas. Busque aprender novas abordagens, conhecer o mercado do produto que você vende e, principalmente, o seu consumidor. 

Cursos e treinamentos são excelentes para que você se torne um profissional cada dia mais qualificado e, assim, obtenha êxito em suas vendas. Conhecer novas ferramentas e entender as mudanças de comportamento dos consumidores é essencial para quem trabalha com vendas.

Além disso, para grande parte das pessoas o desafio é estimulante e perceber que sempre há o que aprender leva a mais motivação. Manter-se aprendendo é se manter curioso e isso ajuda a estimular sua vontade de explorar o universo de oportunidades de crescimento. Instigue a sua vontade de ser um profissional sempre melhor. 

6. Conheça a metodologia de Coaching

Por fim, incluímos em nossa lista de dicas para que você conheça mais sobre a metodologia de Coaching. Há algum tempo que esse método focado em desenvolvimento pessoal vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. A qualificação em Coaching te ajudará a compreender os clientes de forma mais empática.

Essa metodologia também se destaca por oferecer a oportunidade de ampliar o seu autoconhecimento. Assim o vendedor passa a conhecer as crenças limitantes que podem estar impedindo de realizar todo o seu potencial. Entender o que pode estar te atrapalhando no seu dia a dia é essencial para conquistar melhores resultados. 

Conheça os cursos do IBC

O IBC – Instituto Brasileiro de Coaching é uma instituição reconhecida no mundo todo por seu trabalho de excelência na promoção da metodologia de Coaching e cursos com esse foco. Profissionais de diferentes áreas tem a oportunidade de ampliar seus potenciais e deixar para trás crenças limitantes. 

Se você procura otimizar suas vendas e ter sucesso em sua carreira, conheça o nosso curso de Coaching de Vendas. Com ele, você vai aprender técnicas, ferramentas e conceitos para resultados extraordinários. O Coaching é um poderoso aliado de quem trabalha com vendas. 

Gostou dessas dicas de como alcançar o sucesso de vendas através da motivação? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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