O que fazer quando existem funcionários desmotivados em sua empresa

Funcionários Desmotivados

A desmotivação no ambiente de trabalho pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento de equipes.

A existência de profissionais desmotivados é uma grande preocupação para as empresas que buscam ser competitivas no mercado. Isso ocorre porque os colaboradores são o maior ativo de uma organização, que, por conta disso, deve buscar constantemente as melhores formas de manter o seu time satisfeito.

A desmotivação pode ser um sinal de que o indivíduo não consegue mais suprir as suas necessidades e expectativas naquele local de trabalho. Portanto, é fundamental compreender desde o início quais são os objetivos e anseios dos profissionais, garantindo que a parceria entre empresa e colaborador seja positiva para ambas as partes.

Apurar as origens da desmotivação

É importante analisar que as prioridades da sociedade estão mudando. As pessoas estão mais preocupadas em ter qualidade de vida, além de tempo para cuidar de si e de suas relações familiares e sociais. Na maioria dos casos, a construção de uma carreira de sucesso vai além dos ganhos financeiros e está mais conectada a valores pessoais, propósitos e, em alguns casos, legado.

Sendo assim, busque compreender o que realmente faz sentido para seus profissionais e propicie um cenário favorável para a conquista de melhores resultados. Conduza pesquisas de satisfação e identifique quais são as causas de possíveis incômodos — podem ser problemas de relacionamento com chefes, clima organizacional ruim, remuneração inadequada, ausência de possibilidades de crescimento, entre outros.

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7 maneiras de motivar uma equipe

A escolha das formas de motivar uma equipe depende do tipo de problema que foi diagnosticado. A seguir, confira uma lista com sete possibilidades de ações que podem motivar as equipes.

1. Reconheça os resultados dos seus colaboradores

A falta de reconhecimento é sempre apontada como um dos grandes ladrões da motivação dos funcionários. E aqui não falamos apenas de reconhecimento financeiro, mas também de uma simples demonstração de gratidão e apreço pelos serviços prestados.

Bons líderes oferecem feedbacks periódicos. Eles se reúnem individualmente com os colaboradores para mostrar os aspectos positivos de seu desempenho e para orientá-los quanto aos fatores que podem ser melhorados. Esse acompanhamento demonstra ao colaborador que as pessoas da empresa observam o que ele faz e preocupam-se com a sua evolução.

2. Delegue atividades congruentes com as metas de cada um

Será que as tarefas atribuídas aos funcionários são compatíveis com o porquê de terem sido contratados? Eles estão recebendo atividades associadas à sua função, à sua formação e às suas competências? Eles se sentem minimamente desafiados e estimulados?

Quando o trabalhador faz sempre as mesmas coisas, de modo monótono e repetitivo, ou quando recebe tarefas incompatíveis com o seu cargo, ele perde muito de sua motivação. O mesmo vale para aqueles trabalhadores que são vistos como máquinas, sem qualquer pausa para descanso e recebendo volumes de trabalho excessivos. Todos esses fatores roubam a qualidade de vida do trabalhador. Tenha bom-senso e respeite as características de cada indivíduo.

3. Pague salários justos às suas responsabilidades e demandas

É sabido que, hoje em dia, a qualidade de vida no trabalho diz respeito a uma série de questões que vão além do dinheiro. No entanto, uma remuneração justa e compatível com as atividades desempenhadas continue sendo um fator determinante para a contratação e para a permanência dos funcionários na empresa.

Se o colaborador estudou, tem um currículo interessante, acumulou experiências profissionais ao longo da vida e oferece um serviço de qualidade, o mínimo que se espera é que ele receba uma remuneração adequada a cada um desses fatores. Isso diz respeito ao salário e a demais benefícios que a empresa deseje oferecer — auxílio-transporte, vale-alimentação, plano de saúde, entre outros.

4. Promova o bom relacionamento interpessoal

Quando o assunto é a qualidade de vida no trabalho, é fato que boa parte dela depende do bom relacionamento construído entre os funcionários. Infelizmente, há empresas que não vivem essa realidade. Nesse tipo de organização, funcionários de um departamento sequer sabem o nome dos colegas do departamento vizinho.

Esse distanciamento pode promover conflitos. Para evitar que isso ocorra, é interessante que a empresa promova atividades de integração. É o caso de cafés da manhã, confraternizações de fim de ano, eventos internos, comemorações para aniversariantes do mês, sessões de ginástica laboral, entre outros.

5. Seja transparente quanto às possibilidades de crescimento na empresa

Todo funcionário que é contratado numa empresa precisa ter clareza das suas possibilidades. Ele pode crescer? De que forma? É por aumento em sua remuneração? É por mudança de cargos?

Tenha um plano de carreira justo e claro, em que os colaboradores tenham ciência de todos os requisitos necessários para que sejam valorizados e promovidos. Oferecer cursos e treinamentos pode ser um excelente meio de estimular o desenvolvimento do funcionário e permitir que ele cresça dentro da organização. O estímulo aos novos conhecimentos é, sem dúvidas, uma grande força motivacional.

6. Proporcione um ambiente colaborativo

Em toda empresa bem organizada, cada colaborador tem o seu cargo e as suas funções específicas. No entanto, as culturas organizacionais mais motivadoras são aquelas que estimulam a cooperação. Portanto, estimule os seus funcionários a ajudarem uns aos outros, mesmo que aquela tarefa em questão não seja responsabilidade da pessoa. Assim, quando ela precisar, também poderá contar com o auxílio de um colega.

Isso ajuda na integração entre indivíduos e entre departamentos. Além disso, também é importante que os líderes da empresa sejam presentes e colaborativos. Não basta delegar tarefas, é preciso que os gestores também prestem auxílio no dia a dia, tirando dúvidas, explicando conceitos e orientando os colaboradores em geral.

7. Dê espaço para que os funcionários tenham voz ativa

Por fim, saiba ouvir o que os seus funcionários têm a dizer. Eles são a fonte mais rica de informações sobre o clima da organização e sobre como é trabalhar nela. Portanto, faça com que os líderes sejam pessoas acessíveis, que ouçam ativamente os seus funcionários e que se prontifiquem a tornar o ambiente o mais agradável possível.

Fazer pesquisas de clima organizacional e satisfação (preferencialmente anônimas para garantir a credibilidade e a segurança dos respondentes) é um bom meio de promover melhorias constantes na empresa. O ideal é que sejam conduzidas pelo departamento de recursos humanos.

Procure pessoas que se adéquam à cultura da empresa e que se identificam com os propósitos dela. Assim, você terá profissionais motivados, satisfeitos e que se tornarão mais do que colaboradores: serão parceiros que abraçam a causa e que se dedicam a entregar resultados extraordinários! Que as dicas deste artigo sejam úteis para que a sua empresa seja altamente motivada!

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Imagem: Por ntkris

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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