A procura do primeiro emprego? Confira dicas para aumentar suas chances de contratação

A vida é feita de etapas e num determinado momento chega a hora de ingressar no mercado de trabalho. Essa é uma ocasião que exige persistência, pois, enquanto o candidato está ansioso para colocar em prática toda a carga teórica que adquiriu ao longo da vida estudantil, muitas empresas ainda relutam em admitir um profissional sem muita experiência.

Grande parte das organizações busca profissionais especializados em determinada área e determina que o colaborador tenha um período mínimo de experiência. Essas exigências dificultam um pouco a candidatura de quem nunca trabalhou, estagiou e nem sequer foi voluntário em algum projeto, mas não devem ser encaradas como um grande empecilho na procura pela primeira oportunidade de emprego. Com algumas atitudes, é possível superar essa barreira e entrar no mercado mesmo não sendo experiente.

Em primeiro lugar, é preciso saber ao certo o que você procura. Liste suas principais habilidades e analise os campos de atuação com as quais você mais se identifica. Em seguida, veja o que você pretende alcançar num futuro próximo e em que área deseja especializar-se. O Coaching vocacional ou de carreira podem auxiliar nessas definições. Por meio de técnicas e ferramentas, esses processos de aprimoramento pessoal e profissional ampliam a visão do indivíduo sobre suas habilidades, competências, crenças e valores, e como essas características se encaixam no mercado.

Além de investir em Coaching, você também pode seguir algumas dicas valiosas para aumentar suas chances de contratação. Confira:

Currículo

Esse documento dará ao avaliador uma visão geral sobre você. Por essa razão, seja claro, objetivo e sincero ao redigir seu currículo. Cite somente os cursos que você tem como comprovar; aponte suas habilidades e competências; e evite erros gramaticais e ortográficos. Para auxiliar você, disponibilizamos um guia exclusivo para a confecção de currículo em nosso blog.

Cuide da aparência

Ao ser selecionado para a entrevista, lembre-se de que o contato visual será o primeiro a ser estabelecido com o avaliador. Assim, coloque uma roupa apropriada para o local de trabalho. Mulheres devem ficar atentas ao comprimento, ao decote e à transparência das peças. Homens precisam fazer a barba e deixar de lado bermudas e chinelos.

Pense Positivo

Acreditar no próprio potencial é o primeiro passo para transmitir confiança e competência ao avaliador. Tente comportar-se de forma segura, dê o seu melhor e confie na chance de ser contratado.

Comunique-se bem

Não se esqueça de que a comunicação ocorre de forma verbal e não verbal. Por isso, além de treinar a dicção e monitorar a linguagem, cuide de sua postura: mantenha a coluna ereta e atente-se para a gesticulação e expressões faciais.

Com as técnicas de Coaching e essas dicas, você certamente aumentará sua chance de conquistar o primeiro emprego, ainda que não tenha experiência.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010