Quais são os principais problemas organizacionais?

Problemas Organizacionais Principais Problemas Organizacionais

 

Toda empresa é um grande sistema que depende de diversos fatores para que seu funcionamento seja efetivo e favorável ao alcance dos resultados desejados. A fluidez dos diversos recursos que compõem o universo corporativo é determinante para o seu sucesso, desde sua estrutura até o stakeholder, incluindo equipamentos, tecnologia, profissionais capacitados, investidores, governo e demais partes que estão envolvidas com o negócio de alguma forma.

Não existe uma fórmula exata para gerir uma empresa, uma vez que o cotidiano é repleto de surpresas e mudanças que acontecem de forma inesperada. Entretanto, existem pontos específicos que devem ser observados com atenção para que sejam desenvolvidas ações efetivas, que direcionem a organização para um caminho promissor.

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Neste sentido, acredito verdadeiramente na importância de conhecer os principais problemas que afetam ou podem afetar os mais diversos tipos de organizações, para que assim empresários, empreendedores, gestores e líderes de uma forma geral tenham a oportunidade de se antecipar a eles e, com isso, continuar trilhando a rota do sucesso empresarial. 

Convido você a me acompanhar nesta leitura, pois é exatamente sobre este tema que vou tratar no artigo de hoje. Confira!

Principais problemas organizacionais

Como eu disse, por mais que toda empresa seja única em suas características e em seu perfil de atuação no mercado, existem problemas que são comuns a praticamente todas elas. 

Conheça abaixo quais são os principais, para que assim você possa identificá-los e se antecipar a eles da melhor maneira possível. 

Visão do futuro

Resultados extraordinários só são possíveis se há uma clareza do estado atual, estado desejado e prazo para alcançar os resultados esperados. Todo negócio de sucesso fundamenta-se em um plano de ação traçado a partir de motivações, além de detalhamento de como e quando pretendem chegar aos seus resultados almejados. Visão de futuro é uma descrição clara e objetiva de como a empresa deseja estar em um determinado período de tempo, e de que forma poderá alcançar este objetivo.

Assim, desenvolver este processo é realmente e verdadeiramente importante para os mais diversos tipos de empresas, já que não ter uma visão clara e objetiva de onde se quer chegar, em curto, médio e longo prazo, pode fazer com as ações organizacionais se percam no meio do caminho, prejudicando, dessa forma, a evolução e o crescimento da empresa como um todo. 

Alinhamento

É indispensável que haja sinergia e integração entre os departamentos. Assim, todos somam esforços em direção a um mesmo objetivo. É preciso manter o alinhamento entre todos os profissionais que fazem parte da corporação, compartilhando as estratégias, metas e objetivos almejados.

Existem diversas formas para difundir a comunicação no ambiente organizacional, por exemplo: reuniões mensais, endomarketing e até mesmo um blog interno, que disponibilize todas as informações e acontecimentos relevantes, no que diz respeito à empresa, aos colaboradores.

Reconhecimento

Uma das estratégias mais eficazes para estimular a alta produtividade dos colaboradores, bem como diminuição substancial do turnover, é a utilização de uma política de reconhecimento de desempenho. 

Todo profissional almeja ascensão, portanto, ter clareza a respeito das possibilidades de crescimento é um fator determinante para manter a motivação, engajamento e entrega plena dos colaboradores, já que eles são os grandes responsáveis por ajudar a empresa a manter-se competitiva e atuante em seu mercado.

Má qualidade na entrega

Outro problema bastante comum e que pode acontecer com empresas dos mais diversos segmentos é a má qualidade na entrega dos produtos ou serviços que oferecem no mercado. 

Se você identificar que o seu negócio está diante deste tipo de desafio, o primeiro passo é avaliar se os profissionais estão entregando o trabalho que se espera deles, se estão ocupando cargos que estejam de acordo com suas competências e habilidades ou se é necessário fazer reajustes, inclusive nos processos de contratação de pessoas. 

Caso a origem do problema não esteja nos colaboradores, investigue se os processos internos desenvolvidos estão organizados da melhor maneira, para que a entrega dos produtos ou serviços seja realmente satisfatória para os clientes. 

Clima organizacional não satisfatório

Se a sua empresa se encaixa no tipo em que o clima organizacional é ruim, com certeza ela enfrenta muitos desafios em seu dia a dia, sendo este um dos problemas mais comuns existentes nas organizações. 

É preciso tomar cuidado com um clima organizacional não satisfatório, pois ele leva colaboradores a sentirem-se cada vez mais desmotivados, à queda no desempenho destes, à diminuição da produtividade, fatores estes, que se não tiverem a devida atenção, podem impactar negativamente na capacidade competitiva da empresa e em seu posicionamento no mercado. 

Transparência na comunicação

Algo que gera bastante desconforto e insatisfação dentro das empresas é a falta de transparência na comunicação, principalmente entre gestores e colaboradores, e também no que diz respeito ao processo de tomada de decisões. 

O que acontece é que muito gestores deixam de compartilhar com seus colaboradores as decisões que tomam, cabendo a estes apenas lidar com as mudanças relativas a estas mesmas decisões tomadas. Isso acaba por gerar um alto índice de insatisfação, o que acarreta em grandes problemas para a empresa de uma forma geral. 

Neste sentido, o melhor é, na medida do possível, fazer com que haja a participação dos profissionais neste processo, para que assim eles sintam-se verdadeiramente valorizados, e não apenas mais um número dentro da empresa. 

Compartilhamento de conhecimentos

Um grande problema que diversas empresas enfrentam e que verdadeiramente muitas não sabem como lidar é com o seu processo de gestão do conhecimento. O que acontece é que há certa dificuldade em transmitir aos novos profissionais que estão chegando as informações necessárias para desempenharem suas atividades de maneira satisfatória. 

Neste processo bastante tempo é perdido, sendo que este poderia ser perfeitamente otimizado, caso fosse desenvolvida uma cartilha, por exemplo, com a forma como as atividades de cada cargo devem ser desenvolvidas, bem como cursos, palestras ou workshops, capazes de orientar, com maior assertividade, os colaboradores que estão entrando agora na empresa. 

Gestão ineficaz

Por mais que muitos gestores saibam e entendam a importância de se desenvolver uma gestão que foque em uma liderança verdadeiramente eficaz, muitos ainda pecam bastante no dia a dia e acabam por deixar a desejar ao exercer esta função, sendo esta uma das principais causas de problemas dentro das empresas atualmente. 

A gestão impacta diretamente na produtividade, entrega, motivação e desempenho dos colaboradores. Sendo assim, é preciso que os profissionais que ocupam estes cargos desenvolvam a sua liderança com maestria, para que assim possam extrair o que há de melhor dos membros de suas equipes e, com isso, afastem os problemas do cotidiano organizacional. 

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Fofoca

Além de todos estes problemas que citei até aqui, ainda existe um, que tenho plena convicção que todas as empresas passam por ele e têm dificuldade em administrá-lo. Estou falando da fofoca, que se não for vista com atenção, pode causar danos, não só aos colaboradores envolvidos nela, mas também aos negócios de uma forma geral. 

A fofoca também é um problema causado pela falta de transparência na comunicação entre empresa e colaboradores, que acaba dando margem para que se crie e compartilhe informações muitas vezes inverídicas sobre o universo organizacional. 

Neste sentido, é importante criar um canal de comunicação verdadeiramente eficaz, em que seja possível informar a todos o que acontece na empresa, desde pequenas a grandes decisões, para que assim diminuam as chances dos colaboradores caírem na tentação de fofocar uns com os outros. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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