Coaches
Formados
Centrais de
Atendimento
(11)NoSkype 4062-0988
Instituto Brasileiro de Coaching

< Voltar

O que é Plano de Carreira

Um Planejamento de Carreira corporativo consiste numa estruturação organizacional que possibilita aos colaboradores evoluir e galgar novos cargos e posições na empresa. Entretanto, um plano conciso é aquele capaz de atender tanto as necessidades da organização, quanto os anseios e ambições profissionais e pessoais do colaborador.

Esta possibilidade real de ascensão na empresa confere reconhecimento e segurança aos profissionais, e deve ser oferecido aos colaboradores de destaque o quanto antes, uma vez que a competição por pessoas com perfis diferenciados está cada vez mais acirrada, e perder tempo pode significar também, perder grandes talentos para seus concorrentes.

Adequação é fundamental

Muitas vezes o plano de carreira da empresa não é compatível com o plano de carreira do colaborador, e isso acaba por criar um descompasso entre os projetos de ambos para um futuro em comum.

Também é preciso que fique claro para os demais empregados por que determinado funcionário está recebendo tal oportunidade de crescimento, e que características foram decisivas para isso.

A falta de critérios claros para a escolha dos colaboradores que irão receber o benefício de um Plano de Carreira pode implicar em desconfiança e insatisfação, a exemplo de um profissional que recebe este benefício por tempo de empresa e não por resultados reais ou méritos.

Esta falta de clareza quanto as possibilidades reais de crescimento aliada a ausência de um plano de salários compatível com as projeções profissionais, são outros fatores que podem comprometer um planejamento de carreira efetivo em uma empresa.

Planejar para reter talentos

No meio corporativo, onde as mudanças e demandas gerenciais são cada vez maiores, é cada vez mais importante saber identificar e principalmente reter os talentos nas empresas. Entretanto, hoje o grande desafio está em conciliar as necessidades e valores das corporações com os anseios profissionais dos jovens da chamada Geração Y, que tem uma visão nada tradicional do ambiente de trabalho ideal, e que busca reconhecimento e reais oportunidades de crescimento.

A Retenção de Talentos é um fator determinante para que qualquer corporação tenha um grupo de colaboradores com os perfis de competências que ela necessita para crescer, uma vez que representa ter diferenciais significativos e estar à frente de seus concorrentes.

Assim, quando um talento se destaca dos demais, a empresa deve procurar estabelecer condições favoráveis ao desenvolvimento de seu potencial, e observar e conduzir mais atentamente seu trabalho. Uma das alternativas para manter o interesse do colaborador é apresentar condições de crescimento e de desenvolvimento através de um Plano de Carreira.

Planejamento de Carreira – Faça o seu!

Muitos profissionais de destaque preferem traçar seus próprios objetivos e metas para seu futuro no mercado de trabalho. Quando o fazem, na verdade, estão buscando um lugar em que seus potenciais possam ser desenvolvidos, suas competências desafiadas e seus resultados reconhecidos.

Assim, ao invés de se enquadrar nas projeções da empresa em que estão inseridos, optam por fazer seu próprio planejamento de carreira, e buscar oportunidade em organizações que atendam suas expectativas profissionais ou mesmo empreender seu próprio negócio criando uma empresa.

Busque evolução contínua e seja o diferencial competitivo que mercado está buscando. Faça seu Plano de Carreira.