Vantagens e desvantagens das redes sociais nas empresas

Redes Sociais nas empresas Redes Sociais nas empresas – Vantagens e Desvantagens

 

Com os avanços da tecnologia, as redes sociais se tornaram cada vez mais importantes e hoje fazem parte do cotidiano de grande parte da população. Além disso, as redes sociais se tornaram importantes canais para divulgação de marcas, serviços e produtos. Muitas empresas mantém a comunicação com seus clientes através destas plataformas e o atendimento prestado ali é fator de decisão de compra para outros clientes

Apesar de ser algo de extrema importância para os negócios da empresa, muitas organizações questionam a utilização das redes sociais – sobretudo por seus colaboradores. Mas, quais são as vantagens? E quais são as desvantagens? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura! 

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Vantagens das redes sociais para as organizações 

Confira nos tópicos a seguir as principais vantagens de incorporar as redes sociais aos negócios da sua empresa. 

1 – Canais ágeis de comunicação 

Por serem plataformas bastante populares e conhecidas em nossa sociedade,  as redes sociais são importantes canais de comunicação e distribuição de informações sobre a organização. Através delas, os clientes podem saber como é a relação da empresa com colaboradores e fornecedores, conhecer a história da organização e também participar de promoções de vendas. É através das redes sociais que os clientes buscam atendimento (principalmente no pós venda) e solução para eventuais problemas de maneira ágil. 

2 – Comunicação que rompe fronteiras 

Com as redes sociais cada vez mais populares, estar presente em certos lugares não é necessariamente estar fisicamente naquele lugar. Uma reunião, por exemplo, não precisa necessariamente ser presencial. Isso porque, com o avanço da tecnologia, é possível fazer interação imediata com diversas pessoas em lugares diferentes.

O Skype é um excelente exemplo disso. Muitas empresas já utilizam deste software para fazer reuniões via web e, até mesmo, entrevistas e recrutamento de candidatos. Além disso, fazer compras ficou mais fácil pois muitas pessoas podem comprar produtos e contratar serviços através de outras redes sociais – como o Facebook e o Instagram. A fluidez e agilidade estão presentes também nos processos de compra e venda, recrutamento e seleção, dentre outros processos relevantes para a empresa. 

3 – Comunicação entre colaboradores

Desde que usadas com bom senso e parcimônia, as redes sociais contribuem com a melhoria significativa da relação entre os colaboradores. E porque? As redes sociais favorecem de maneira positiva a comunicação, troca de ideias e compartilhamento de sugestões entre equipes e departamentos diferentes. Pode ainda, auxiliar no engajamento de colaboradores, equipes e departamentos. 

Algumas desvantagens das redes sociais nas empresas 

Se por um lado as redes sociais tem muito a contribuir com o crescimento das organizações empresariais, existem também alguns fatores que fazem com que esta questão seja ainda um problema para as empresas. Existem desvantagens que não devem ser ignoradas. E quais são elas? Confira nos tópicos abaixo: 

1 – Dificuldades para manter o foco

Muitas empresas enfrentam dificuldades com os colaboradores pois o uso inadequado das redes sociais faz com que estes percam o foco nas atividades. Isso reflete negativamente na produtividade da equipe e, consequentemente, nos resultados da organização empresarial. 

Por isso, o ideal é incentivar o uso com bom senso (saiba mais em “Redes Sociais: Use com moderação!“) para que os colaboradores não exagerem no tempo de uso das redes. Uma alternativa é que o uso seja liberado nos intervalos, por exemplo. Se for preciso, insira esta cláusula nas políticas e normas da empresa para que fique claro para todos que esta é uma questão que requer atenção dos colaboradores. 

2-  Vazamento de informações

Outra grande desvantagem do uso de redes sociais dentro do ambiente organizacional é o vazamento de informações internas e exposição desnecessária de ações que ocorrem dentro da empresa. Festas, confraternizações, brincadeiras, reuniões, fotos do cotidiano da empresa, e quaisquer outras atividades internas expostas à rede devem ser evitadas para preservar o ambiente, os colegas, equipes e rotinas.

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3 – Administração imatura das redes sociais

Por ser algo tão popular, muitos gestores de empresas investem pouco em gestão de redes sociais. O resultado disso é uma comunicação desastrosa com clientes. Isso pode gerar transtornos para a organização, já que estas plataformas são vistas como canais oficiais e fontes de informação. O ideal é que esta seja uma questão a ser encarada com maturidade e responsabilidade pela organização pra que a empresa tire o máximo de proveito destes canais de comunicação. Importante ressaltar que existem também empresas que acreditam ser importante estar em todas as plataformas, o que não é verdade. Busque e invista em redes sociais que permitam que seu negócio seja vendido e que seus clientes utilizem para comunicar com empresas. 

Após todas estas colocações, tenho certeza que você tomará a melhor decisão com relação às redes sociais na empresa. Agora me conte: como a sua empresa utiliza as redes sociais? É vantajoso ou não? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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