Se mudar de carreira é preciso, tenha um plano

Realização profissional – Para alcançá-la o primeiro passo é fazer aquilo que realmente ama. Geralmente, fazer o que gosta, rende melhores resultados e uma grande satisfação pessoal.

É muito comum encontrarmos profissionais que mesmo tendo acumulado várias conquistas em suas carreiras, ainda não estão satisfeitos plenamente. Isso reflete uma necessidade de mudar, pois mesmo considerando-se bem-sucedidos, estes ainda não fazem exatamente o que gostam.

Toda mudança de trajetória na vida de uma pessoa é muito importante. A decisão de mudar de profissão ou empreender em um negócio próprio não é diferente. É algo que vai te impactar pelo resto da sua vida.

Para que a mudança ocorra como o desejado, tudo deve ser pensado com calma e a decisão deve ser tomada com cautela. Para te ajudar, veja algumas dicas que podem te guiar com sucesso em sua nova jornada:

Planeje: é muito importante se preparar financeiramente. Economize mensalmente, até ter uma reserva que você julgue confortável para pagar suas contas no período de transição. Evitar problemas financeiros o ajudará a manter o foco em sua nova carreira;

Faça Coaching: segundo recente pesquisa realizada pela consultoria Robert Ralf, o Coaching de Carreira traz impactos positivos para 88% dos profissionais brasileiros. Este apoio é realmente eficaz, pois proporciona autoconhecimento necessário para entender as motivações que o levaram ao desejo de mudança, para que esta ocorra de forma estruturada e alinhada com suas metas de vida.

Estude: pesquise e adquira o máximo de conhecimento sobre a sua nova profissão. Se possível faça cursos, pois, além do conhecimento, é uma ótima forma de começar o seu novo network.

Experimente: é importante conhecer o máximo possível sobre sua nova carreira e experimentar a nova profissão é uma ótima maneira para isso. Aproveite suas férias e busque um trabalho temporário ou uma visita técnica na área que pretende atuar. E além da nova experiência, você estará fazendo network.

Tenha um plano: defina suas metas. Visualize como quer estar daqui a um ano e coloque tudo no papel. Tenha objetivos enxutos e claros.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010