47 hábitos que impedem o seu enriquecimento

10-hábitos-que-impedem-o-seu-enriquecimento

Entenda como maus hábitos podem impedir que você tenha uma vida próspera

 

Todo mundo já passou por esta situação: olhar para o saldo do banco e se perguntar para onde foi o seu dinheiro. Isso acontece por um motivo simples: falta de controle financeiro. Quando não acompanhamos bem as nossas despesas, gastamos sem consciência.

Muita gente desanima só de ouvir falar em controle de gastos. No entanto, sem esta disciplina, o dinheiro vai embora sem nem percebermos. Construir um patrimônio não precisa ser um lance de sorte. Todo mundo, com um pouco de foco e motivação, consegue começar a acompanhar as despesas e planejá-las melhor. Com isso, você cria espaço no seu orçamento para conseguir poupar todo mês, com regularidade.

Parece mais difícil do que é: quem guarda dinheiro todo mês e investe ele bem, consegue juntar um patrimônio incrível ao longo do tempo, com a ajuda dos juros compostos. Se você quer seguir este caminho, precisa ficar de olho em alguns hábitos que nos fazem gastar demais. Confira:

  • Não cozinhar

Os preços dos alimentos no supermercado são sempre muito mais baratos do que em restaurantes. Deliverys são sempre caros e o mesmo vale para comida congelada: são produtos caros e nem sempre são saudáveis. Além de economizar, você pode levar uma vida mais saudável ao se arriscar na cozinha.

  • Abusar do pacote de dados do celular e de ligações de voz

Dá para economizar muito usando o celular apenas no WiFi e privilegiando apps de comunicação, como o Skype e WhatsApp. Esta é uma boa forma de economizar sem precisar olhar para os gastos supérfluos – que, em geral, são muito mais doloridos de cortar.

  • Comprar tudo pela internet

É prático e o preço às vezes pode compensar, mas o frete pode pesar muito. Confira bem os custos e considere se não é mais vantajoso ir à loja pessoalmente.

  • Comprar produtos de baixa qualidade

É o famoso barato que sai caro. Você comprou aquele guarda-chuva de 5 reais achando que estava fazendo um ótimo negócio, mas ele quebrou na segunda chuva? É melhor colocar na balança o custo-benefício, assim você leva para casa um produto de qualidade e não precisará ficar tendo os mesmos gastos toda hora.

  • Assinar serviços e não usar

Se você fica a noite inteira no Netflix, para quê continuar pagando TV a cabo? Tire um tempo para avaliar pacotes e assinaturas e, se você não estiver utilizando, corte sem dó.

  • Não checar seu extrato e não controlar o orçamento

Esse é o pai dos maus hábitos e eu chamo de “efeito avestruz”. Se você não sabe o que está acontecendo em suas finanças, continuará gastando sem perceber. Tenha controle sobre seu orçamento, para garantir que não gasta além da conta. Eu ensino o meu método de controle financeiro no meu curso online Vida Financeira Equilibrada, onde eu mostro como manter o controle sem sofrimento e conseguir poupar todo mês.

  • Desmerecer os pequenos gastos do dia a dia

Eles importam, e muito! Fique de olho em todos eles pois, quando somados, eles podem causar um rombo no orçamento. Nós tendemos a pensar somente nas grandes despesas e esquecemos que os pequenos gastos, quando acumulados, têm um impacto enorme nas nossas finanças.

  • Desperdiçar

Comprar comida demais e jogar fora é um exemplo clássico. Isso acontece quando você vai ao supermercado sem se planejar. Uma ótima maneira é montar o cardápio da semana e fazer a lista de compras com base nele.

  • Pagar tudo no cartão

O cartão de crédito é um meio de pagamento ótimo para quem tem controle financeiro. Se você não tem e já deixou de pagar a fatura inteira, ele pode ser arma na sua mão. Com juros de 422,5% ao ano, você pode ver uma dívida quintuplicar em apenas um ano. Quando passamos o cartão, não sentimos o dinheiro sair do bolso, então é muito mais fácil gastar compulsivamente. Se você não é uma pessoa controlada e organizada, melhor deixar o cartão em casa, para emergências e compras planejadas

  • Parcelar tudo

Além dos juros cobrados, o problema das parcelas é que não conseguimos lembrar de todas. Parcelamos tudo e quando vamos ver, começamos o mês já no vermelho. O resultado é um buraco na carteira. É muito mais barato, seguro e rápido poupar para comprar à vista – e com desconto. Deixe para parcelar apenas compras mais importantes e urgentes. Carol Sandler é a criadora do Finanças Femininas, o primeiro site do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira

  • Padrão de vida incompatível

Cuidado para não gastar mais do que ganha. Ter um padrão de vida financeiro incompatível com sua realidade. É impossível guardar dinheiro se não mudar essa mentalidade.

  • Não fazer economias

Não basta cortar algumas despesas. O ideal seria gastar menos com aquelas que já tem, fazendo economias inteligentes sem parar de consumir o necessário e o que você gosta. Uma opção é trocar um produto ou serviço por outro mais barato e que mantenha a mesma qualidade. Ficar de olho nas promoções e liquidações é uma excelente ideia.

  • Não poupar mensalmente

Se não criar o hábito de poupar todos os meses, não se habitua e pode ser que guarde uma quantia em um mês, bem maior, mas, deixe de guardar em outra época, mesmo podendo fazer isso. Adquirir o hábito é mais prudente. Tenha o hábito de separar, todos os meses, a mesma quantia e logo quando receber seu salário.

  • Não estabelecer metas e objetivos

Quando você não estabelece metas ou não se programa para adquirir algo, você fica desmotivado para poupar dinheiro. Se sua meta é economizar um valor X durante um ano, melhor distribuir esse valor em 12 meses e ser fiel com você mesmo e reversar mensalmente esse dinheiro.

  • Não guardar dinheiro somente pelas metas

O ideal é que você consiga guardar dinheiro sempre que puder, para que não corra o risco de gastar essa “sobra” com supérfluos. Economizar tudo que sobrar durante o mês é o mais inteligente.

  • Comprar por impulso

É o grande fator de risco para quem deseja poupar. As lojas estão cheias de novidades, promoções e se você não tiver cuidado você pode se enrolar financeiramente. Muitas pessoas, no processo de baixa autoestima, depressão, só vê saída para esse estado comprando tudo que vê pela frente. Os shoppings já sabem o perfil desse cliente e as iscas que jogam para captura-los.

  • Não ter objetivos de adquirir algo maior

Tenha sempre o foco de adquirir algo de maior valor que você deseja. Um carro, uma casa própria, por exemplo, para que você possa construir uma nova forma de lidar com suas economias.

  • Comprar roupas caras

Muitas pessoas atrelam roupas caras com qualidade. Nem sempre. Precisa definir bem o que custa caro com o que vale. Uma economia nesse sentido vai fazer uma grande diferença.

  • Não estipular um teto (valor) para cada tipo de gasto

Não fazer previsão de gastos mensais vai te levar a um descontrole mensal. Separe um valor para o restaurante, presentes, supermercado, etc. O que sobrar em cada mês será uma economia que você poderá guardar.

  • Trocar utensílios e mobiliário ainda em bom estado.

Trocar o computador para uma tecnologia melhor é diferente de trocar a geladeira, o secador de cabelo, sendo que estes ainda oferecem o mesmo desempenho. Pense antes se você realmente precisa de um equipamento novo.

  • Não pesquisar antes de comprar

Tem pessoas que não pesquisam antes de comprar. Essa prática também faz você perder muito dinheiro se contabilizar isso durante um ano. Pesquise as promoções e aguarde o momento certo para fazer a compra.

  • Não fazer lista antes de ir ao supermercado

Quantas vezes já compramos itens desnecessários e quando vamos para o caixa, o resultado é assustador. Portanto, fazer uma lista antes de sair para as compras, com itens que realmente precisa, pode ser que não vá economizar nesse dia mas vai evitar gastos.

  • Não aproveitar os descontos à vista

A opção de pagamento à vista quase que sempre, vem com um desconto atraente. Procure usar essa forma de pagamento para não se endividar nos próximos meses.

  • Não chorar nos descontos

Uma prática já usada a tempos no mercado é a de pedir descontos. As lojas já se acostumaram com isso e já embutem um valor a mais nas mercadorias esperando a “choradinha” do cliente. Por isso, peça descontos todos as vezes para não correr o risco de pagar um valor majorado.

  • Não economizar nos serviços de água e luz

Não apagar as luzes sempre que sair do ambiente que está, ou mesmo de casa, é um costume de muitas famílias, principalmente das crianças. Banhos demorados também causa uma diferença grande no final do mês na conta de energia. Tenha esse cuidado e terá uma economia expressiva.

  • Não fazer uso dos comércios de “atacadões”

Não tirar proveito desse canal de compra é perder tempo e dinheiro. Perder tempo porque você pode se programar para fazer essas compras uma vez por mês ou até mais tempo, por ser atacado, vai precisar comprar uma quantidade maior para usufruir dos descontos. E dinheiro porque vai pagar menos em função da quantidade comprada.

  • Não fazer anotações diárias de tudo que gasta

Um pãozinho ou biscoito na padaria que você não anota em sua relação de gastos, pode fazer uma diferença e furar seu orçamento. As vezes compramos, durante o dia, várias coisas com valores bem pequenos e não damos importância para essas contas. Se começar a anotar tudo, você poderá ficar surpreso com o total gasto ao longo do dia e que nem percebia.

  • Não fazer compromisso financeiro

Muitas pessoas só conseguem possuir algo de valor se fizer um compromisso financeiro arrojado e com pagamentos mensais. Se você for uma dessas pessoas, tenha coragem em assumir um compromisso, dentro de sua realidade, é claro, e pague rigorosamente em dia para não custar mais do que vale e não se enrolar com juros.

  • Não fazer reaproveitamento da água da máquina de lavar.

Uma boa forma de economizar água, além de fechar a torneira da pia e chuveiro, é aproveitar a água da máquina para lavar o quintal ou algum ambiente externo.

  • Não evitar desperdício de comidas.

A quantidade de alimentos mal armazenados que são jogados fora é muito grande. Prepare embalagens descartáveis para congelar alimentos. Pode evitar desperdício do próprio alimento e de insumos para o preparo de outro novo.

  • Adquirir um veículo e guardá-lo na garagem

Hoje temos uma opção muito barata que é andar de Uber. Repensar sobre a necessidade ou não de adquirir um carro com todas as despesas que vem junto com ele: seguro, revisão, impostos, troca de pneus, etc. Se você trabalha em homework ou muito próximo de sua residência, o mais econômico, sem dúvida é fazer uso de táxi ou Uber.

  • Ligar o ferro para passar apenas uma roupa várias vezes ao dia

É provado que o consumo aumenta muito quando ligamos o ferro para passar um volume pequeno de roupas. A melhor alternativa é definir um dia para passar toda a roupa de uma só vez.

  • Colocar poucas roupas na máquina

O processo de lavagem da máquina de roupas é longo. Gasta-se muita água e energia se você não optar por juntar um volume adequado.

  • Não usar lâmpadas e eletrodomésticos com economia de energia

Hoje em dia existem lâmpadas de led que duram anos e os equipamentos eletrônicos como geladeira, maquina de lavar já vem com esse sistema novo de economia de energia. Então, porque não trocar seus equipamentos para os mais modernos? A economia a longo prazo vai ser expressiva.

  • Não economizar em papel

Economize na impressão de documentos. A tecnologia oferece vários aplicativos e softwares para isso. Faça uso desses canais e evite desperdício de papéis, tinta, etc.

  • Pensar com a geladeira aberta

Antes de abrir a geladeira, pense no que você vai pegar. Tem pessoas que pensam com a porta da geladeira aberta. Cuidado com o consumo de energia.

  • Não reciclar

A ideia da reciclagem foi aderida por muitas pessoas. Usando a criatividade, em alguns momentos, você pode reciclar objetos

  • Não aplicar o dinheiro

Essa é outra forma de sobrar mais dinheiro. Nunca pague juros! Ganhe juros com aplicações. Quanto melhor for a aplicação, mais dinheiro você terá no final de cada mês.

  • Não aumentar seus gastos com o aumento do salário

Não manter seus gastos estabilizados devido ao aumento de sua renda não é uma atitude inteligente. Teve aumento de salário ou recebeu um dinheiro que não estava contando com ele? Procure manter o mesmo padrão e não gaste mais nada além do seu planejamento por isso. Ao contrário, aproveite para economizar o dinheiro recebido.

  • Exagerar nos produtos sazonais e extras

Fuja dos produtos de época. Eles tendem a ficar mais caros nas datas comemorativas. Por exemplo, bacalhau na semana santa, ovos de páscoa, panetones no Natal. Pode deixar pra comprar depois dessas datas. Eles costumam cair bastante de preço.

  • Não pesquisar antes de abastecer o carro

Os carros hoje em dia são quase todos “Flex”, à álcool ou gasolina. Se você vai se locomover de carro mesmo, a dica é ir pesquisando os postos para ver o que está mais barato, se álcool ou gasolina. E faça isso antes de seu tanque chegar na reserva para não correr o risco de ter que abastecer no posto mais caro.

  • Não se habituar a andar percursos curtos a pé

Muitas pessoas pegam o carro para ir até a padaria que fica no próximo quarteirão de sua casa. Habitue-se a fazer caminhadas. Vai fazer bem para sua saúde física e você vai economizar combustível e desgastes do carro.

  • Fazer uso do cheque especial

Esse hábito e o do uso do cartão de crédito são os mais perigosos para um descontrole financeiro na sua vida. Evite usar os limites de banco. As taxas de juros são altíssimas e você pode cair numa dívida eterna com o banco.

  • Fazer empréstimos

Outra prática perigosa é fazer empréstimos para adquirir algo que talvez nem precise, ou montar algum negócio. No caso de abertura de empresa, sem capital de giro e com a dívida adquirida através do empréstimo, seu negócio vai depender de um retorno muito satisfatório. Caso dê algo errado, dê adeus a várias noites boas de sono. Você arrumou um grande problema.

  • Viajar em alta temporada

Sempre que for programar uma viagem, evite a alta temporada. O aumento pode variar em até 200%.

  • Comprar passagens de última hora

As passagens de avião, compradas com bastante antecedência, tem um desconto muito atraente. Se compradas com poucos dias que antecedem a viagem, além de pagar muito mais caro, irá perder o desconto.

  • Vida social agitada

Quem quer poupar deve pensar também nisso. Reduzir as saídas à restaurantes, festas, shows, cinemas. Para se divertir você pode assistir um bom filme em casa, preparar sua pipoca, preparar um jantar comunitário com os amigos, onde cada um contribui com sua bebida e prato.

Copyright: https://www.shutterstock.com/

 

[php_everywhere]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010